Construindo sentidos a partir do gênero multimodal charge: um olhar para a interdiscursividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra Leitão, Alex
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: dos Santos Batista, Ruy Martins, Oliveira Batista-Santos, Dalve
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Letras Raras
Texto Completo: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/754
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar como o interdiscurso permeia a formação de estudantes que se alinham com seuspares interacionais por meio da atividade de leitura de um texto multimodal. Para tanto, buscamos uma aproximaçãoteórico-metodológica entre a Análise de Discurso Crítica e a Sociolinguística Interacional, lançando olhares para ainterdiscursividade. No âmbito da pesquisa qualitativa, o corpus desta investigação foi gerado a partir de discussões comestudantes do Ensino Médio, motivado/as pela leitura de um texto, inscrito no gênero multimodal charge, publicado noportal de notícias O Tempo, em 2020, que tratava sobre o retorno às aulas presenciais em meio à disseminação do vírusCovid-19. Os resultados apontam que a vivência pedagógica com o gênero multimodal charge, por meio de discussõescrítico-reflexivas sobre a realidade da volta às aulas presenciais, mobilizou enunciados no âmbito da interdiscursividadeque provocaram ruídos e alinhamentos interacionais acerca da pandemia.
id UFCG-2_95f597be472a78a98dd72de614bf57fd
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/754
network_acronym_str UFCG-2
network_name_str Revista Letras Raras
repository_id_str
spelling Construindo sentidos a partir do gênero multimodal charge: um olhar para a interdiscursividadeInterdiscursividadeGênero multimodal chargeAlinhamentos interacionaisEste artigo tem como objetivo analisar como o interdiscurso permeia a formação de estudantes que se alinham com seuspares interacionais por meio da atividade de leitura de um texto multimodal. Para tanto, buscamos uma aproximaçãoteórico-metodológica entre a Análise de Discurso Crítica e a Sociolinguística Interacional, lançando olhares para ainterdiscursividade. No âmbito da pesquisa qualitativa, o corpus desta investigação foi gerado a partir de discussões comestudantes do Ensino Médio, motivado/as pela leitura de um texto, inscrito no gênero multimodal charge, publicado noportal de notícias O Tempo, em 2020, que tratava sobre o retorno às aulas presenciais em meio à disseminação do vírusCovid-19. Os resultados apontam que a vivência pedagógica com o gênero multimodal charge, por meio de discussõescrítico-reflexivas sobre a realidade da volta às aulas presenciais, mobilizou enunciados no âmbito da interdiscursividadeque provocaram ruídos e alinhamentos interacionais acerca da pandemia.Editora Universitaria da UFCG2022-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/75410.5281/zenodo.8044962Revista Letras Raras; Vol. 11 No. 4 (2022): Tendências contemporâneas nas Letras; 36-57Revista Letras Raras; Vol. 11 Núm. 4 (2022): Tendências contemporâneas nas Letras; 36-57Revista Letras Raras; Vol. 11 No 4 (2022): Tendências contemporâneas nas Letras; 36-57Revista Letras Raras; v. 11 n. 4 (2022): Tendências contemporâneas nas Letras; 36-572317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/754/665© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBezerra Leitão, Alexdos Santos Batista, Ruy MartinsOliveira Batista-Santos, Dalve2023-06-18T02:26:34Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/754Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2023-06-18T02:26:34Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Construindo sentidos a partir do gênero multimodal charge: um olhar para a interdiscursividade
title Construindo sentidos a partir do gênero multimodal charge: um olhar para a interdiscursividade
spellingShingle Construindo sentidos a partir do gênero multimodal charge: um olhar para a interdiscursividade
Bezerra Leitão, Alex
Interdiscursividade
Gênero multimodal charge
Alinhamentos interacionais
title_short Construindo sentidos a partir do gênero multimodal charge: um olhar para a interdiscursividade
title_full Construindo sentidos a partir do gênero multimodal charge: um olhar para a interdiscursividade
title_fullStr Construindo sentidos a partir do gênero multimodal charge: um olhar para a interdiscursividade
title_full_unstemmed Construindo sentidos a partir do gênero multimodal charge: um olhar para a interdiscursividade
title_sort Construindo sentidos a partir do gênero multimodal charge: um olhar para a interdiscursividade
author Bezerra Leitão, Alex
author_facet Bezerra Leitão, Alex
dos Santos Batista, Ruy Martins
Oliveira Batista-Santos, Dalve
author_role author
author2 dos Santos Batista, Ruy Martins
Oliveira Batista-Santos, Dalve
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezerra Leitão, Alex
dos Santos Batista, Ruy Martins
Oliveira Batista-Santos, Dalve
dc.subject.por.fl_str_mv Interdiscursividade
Gênero multimodal charge
Alinhamentos interacionais
topic Interdiscursividade
Gênero multimodal charge
Alinhamentos interacionais
description Este artigo tem como objetivo analisar como o interdiscurso permeia a formação de estudantes que se alinham com seuspares interacionais por meio da atividade de leitura de um texto multimodal. Para tanto, buscamos uma aproximaçãoteórico-metodológica entre a Análise de Discurso Crítica e a Sociolinguística Interacional, lançando olhares para ainterdiscursividade. No âmbito da pesquisa qualitativa, o corpus desta investigação foi gerado a partir de discussões comestudantes do Ensino Médio, motivado/as pela leitura de um texto, inscrito no gênero multimodal charge, publicado noportal de notícias O Tempo, em 2020, que tratava sobre o retorno às aulas presenciais em meio à disseminação do vírusCovid-19. Os resultados apontam que a vivência pedagógica com o gênero multimodal charge, por meio de discussõescrítico-reflexivas sobre a realidade da volta às aulas presenciais, mobilizou enunciados no âmbito da interdiscursividadeque provocaram ruídos e alinhamentos interacionais acerca da pandemia.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/754
10.5281/zenodo.8044962
url https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/754
identifier_str_mv 10.5281/zenodo.8044962
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/754/665
dc.rights.driver.fl_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Letras Raras; Vol. 11 No. 4 (2022): Tendências contemporâneas nas Letras; 36-57
Revista Letras Raras; Vol. 11 Núm. 4 (2022): Tendências contemporâneas nas Letras; 36-57
Revista Letras Raras; Vol. 11 No 4 (2022): Tendências contemporâneas nas Letras; 36-57
Revista Letras Raras; v. 11 n. 4 (2022): Tendências contemporâneas nas Letras; 36-57
2317-2347
reponame:Revista Letras Raras
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Revista Letras Raras
collection Revista Letras Raras
repository.name.fl_str_mv Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv ||letrasrarasufcg@gmail.com
_version_ 1799319781157896192