Sobre o ensino da língua inglesa no currículo escolar por repercussões do programa Ciência Sem Fronteiras
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Data de Publicação: | 2023 |
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Título da fonte: | Revista Letras Raras |
Texto Completo: | https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1780 |
Resumo: | DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v4i2.440 A falta de proficiência na língua inglesa pode ser tomada como um obstáculo para a participação de estudantes brasileiros no Programa Ciências sem Fronteiras. Por parâmetros internacionais de avaliação, a qualidade do aprendizado deste idioma na educação básica do Brasil apresenta-se como muito baixa, fato que é repercutido em canais midiáticos. Focando, especificamente, em reportagens da mídia digital que abordam a qualidade da aprendizagem de língua inglesa no Brasil nos últimos três anos e nos dispositivos legais que normatizam o ensino de língua estrangeira na educação básica, o presente texto examina o descompasso entre o status da língua inglesa frente às demandas de internacionalização do ensino superior no país e o estatuto desse idioma expresso nas políticas públicas educacionais para a educação básica brasileira. Os resultados apontam para os discursos que se estabelecem socialmente e, assim, influenciam as iniciativas que se podem relacionar àquelas de políticas linguísticas. |
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Sobre o ensino da língua inglesa no currículo escolar por repercussões do programa Ciência Sem FronteirasPolíticas linguísticasLíngua InglesaPrograma Ciências sem FronteirasDOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v4i2.440 A falta de proficiência na língua inglesa pode ser tomada como um obstáculo para a participação de estudantes brasileiros no Programa Ciências sem Fronteiras. Por parâmetros internacionais de avaliação, a qualidade do aprendizado deste idioma na educação básica do Brasil apresenta-se como muito baixa, fato que é repercutido em canais midiáticos. Focando, especificamente, em reportagens da mídia digital que abordam a qualidade da aprendizagem de língua inglesa no Brasil nos últimos três anos e nos dispositivos legais que normatizam o ensino de língua estrangeira na educação básica, o presente texto examina o descompasso entre o status da língua inglesa frente às demandas de internacionalização do ensino superior no país e o estatuto desse idioma expresso nas políticas públicas educacionais para a educação básica brasileira. Os resultados apontam para os discursos que se estabelecem socialmente e, assim, influenciam as iniciativas que se podem relacionar àquelas de políticas linguísticas.Editora Universitaria da UFCG2023-10-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1780Revista Letras Raras; Vol. 4 No. 2 (2015): Estudos sobre a Língua Inglesa: ensino e outras perspectivas; 79-98Revista Letras Raras; Vol. 4 Núm. 2 (2015): Estudos sobre a Língua Inglesa: ensino e outras perspectivas; 79-98Revista Letras Raras; Vol. 4 No 2 (2015): Estudos sobre a Língua Inglesa: ensino e outras perspectivas; 79-98Revista Letras Raras; v. 4 n. 2 (2015): Estudos sobre a Língua Inglesa: ensino e outras perspectivas; 79-982317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1780/1701© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessEdmundo, Eliana Santiago Gonçalves Luna, José Marcelo Freitas de 2024-01-04T23:50:27Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1780Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2024-01-04T23:50:27Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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