Desafios no ensino de Inglês para Fins Acadêmicos no contexto do Programa Idiomas sem Fronteiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vial, Ana Paula Seixas
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Matte, Marine Laísa, Sarmento, Simone
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/214972
Resumo: O ensino de Inglês para Fins Acadêmicos (IFA) foi intensificado devido à internacionalização das universidades brasileiras, ao papel do inglês como língua de divulgação científica e à oferta de cursos de inglês para a comunidade universitária pelo Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF). Com isso, tornou-se relevante investigar a formação de professores de inglês para esse fim. O objetivo deste artigo é descrever e analisar os desafios enfrentados pelos professores-bolsistas do IsF ao preparar e conduzir aulas com foco em inglês acadêmico. Este trabalho utiliza como metodologia a pesquisa qualitativa interpretativa (Mason, 2002; Erickson, 1990) para a análise de 11 entrevistas semiestruturadas com professores- bolsistas do IsF de uma universidade pública brasileira. Os resultados sugerem que os principais desafios enfrentados são tornar as aulas de IFA mais dinâmicas, criar e adaptar materiais didáticos e atender às necessidades de alunos de diversas áreas do conhecimento.
id UFRGS-2_20c7d4808e106422efcc2e414f2840a2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/214972
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Vial, Ana Paula SeixasMatte, Marine LaísaSarmento, Simone2020-11-11T04:13:25Z20201679-8740http://hdl.handle.net/10183/214972001118375O ensino de Inglês para Fins Acadêmicos (IFA) foi intensificado devido à internacionalização das universidades brasileiras, ao papel do inglês como língua de divulgação científica e à oferta de cursos de inglês para a comunidade universitária pelo Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF). Com isso, tornou-se relevante investigar a formação de professores de inglês para esse fim. O objetivo deste artigo é descrever e analisar os desafios enfrentados pelos professores-bolsistas do IsF ao preparar e conduzir aulas com foco em inglês acadêmico. Este trabalho utiliza como metodologia a pesquisa qualitativa interpretativa (Mason, 2002; Erickson, 1990) para a análise de 11 entrevistas semiestruturadas com professores- bolsistas do IsF de uma universidade pública brasileira. Os resultados sugerem que os principais desafios enfrentados são tornar as aulas de IFA mais dinâmicas, criar e adaptar materiais didáticos e atender às necessidades de alunos de diversas áreas do conhecimento.The teaching of English for Academic Purposes (EAP) has been intensified due to the internationalization of Brazilian universities, the role of English as a language of scientific dissemination and the provision of English courses for the university community through the Languages without Borders Program (LwB). Thus, it becomes relevant to investigate the teacher education for this specific aim. The purpose of this study is to describe and analyze the challenges faced by LwB teachers in preparing and conducting classes focusing on academic English. This work uses qualitative interpretive research as methodology (Mason, 2002; Erickson, 1990) for the analysis of 11 semi-structured interviews with LwB teachers from a Brazilian public university. The results suggest that the main challenges are to make EAP lessons more dynamic, to create and adapt classroom materials and to meet the needs of students from different fields of knowledge.application/pdfporCalidoscópio. São Leopoldo, RS. Vol. 18, n. 2 (maio/ago. 2020), p. [307]-327Programa Idioma sem Fronteiras (Brasil)Formação de professoresLíngua inglesaEnsino de língua estrangeira (inglês)English for Academic PurposesTeacher educationLanguages without BordersDesafios no ensino de Inglês para Fins Acadêmicos no contexto do Programa Idiomas sem FronteirasChallenges in teaching English for Academic Purposes in the context of the Languages without Borders Program info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001118375.pdf.txt001118375.pdf.txtExtracted Texttext/plain64916http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214972/2/001118375.pdf.txt9f7a5866d8e15aad843d14af307a20bbMD52ORIGINAL001118375.pdfTexto completoapplication/pdf1040070http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214972/1/001118375.pdf29450e440ee6e7ab050591ef8a8464d7MD5110183/2149722023-08-24 03:36:21.9347oai:www.lume.ufrgs.br:10183/214972Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-24T06:36:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desafios no ensino de Inglês para Fins Acadêmicos no contexto do Programa Idiomas sem Fronteiras
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Challenges in teaching English for Academic Purposes in the context of the Languages without Borders Program
title Desafios no ensino de Inglês para Fins Acadêmicos no contexto do Programa Idiomas sem Fronteiras
spellingShingle Desafios no ensino de Inglês para Fins Acadêmicos no contexto do Programa Idiomas sem Fronteiras
Vial, Ana Paula Seixas
Programa Idioma sem Fronteiras (Brasil)
Formação de professores
Língua inglesa
Ensino de língua estrangeira (inglês)
English for Academic Purposes
Teacher education
Languages without Borders
title_short Desafios no ensino de Inglês para Fins Acadêmicos no contexto do Programa Idiomas sem Fronteiras
title_full Desafios no ensino de Inglês para Fins Acadêmicos no contexto do Programa Idiomas sem Fronteiras
title_fullStr Desafios no ensino de Inglês para Fins Acadêmicos no contexto do Programa Idiomas sem Fronteiras
title_full_unstemmed Desafios no ensino de Inglês para Fins Acadêmicos no contexto do Programa Idiomas sem Fronteiras
title_sort Desafios no ensino de Inglês para Fins Acadêmicos no contexto do Programa Idiomas sem Fronteiras
author Vial, Ana Paula Seixas
author_facet Vial, Ana Paula Seixas
Matte, Marine Laísa
Sarmento, Simone
author_role author
author2 Matte, Marine Laísa
Sarmento, Simone
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vial, Ana Paula Seixas
Matte, Marine Laísa
Sarmento, Simone
dc.subject.por.fl_str_mv Programa Idioma sem Fronteiras (Brasil)
Formação de professores
Língua inglesa
Ensino de língua estrangeira (inglês)
topic Programa Idioma sem Fronteiras (Brasil)
Formação de professores
Língua inglesa
Ensino de língua estrangeira (inglês)
English for Academic Purposes
Teacher education
Languages without Borders
dc.subject.eng.fl_str_mv English for Academic Purposes
Teacher education
Languages without Borders
description O ensino de Inglês para Fins Acadêmicos (IFA) foi intensificado devido à internacionalização das universidades brasileiras, ao papel do inglês como língua de divulgação científica e à oferta de cursos de inglês para a comunidade universitária pelo Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF). Com isso, tornou-se relevante investigar a formação de professores de inglês para esse fim. O objetivo deste artigo é descrever e analisar os desafios enfrentados pelos professores-bolsistas do IsF ao preparar e conduzir aulas com foco em inglês acadêmico. Este trabalho utiliza como metodologia a pesquisa qualitativa interpretativa (Mason, 2002; Erickson, 1990) para a análise de 11 entrevistas semiestruturadas com professores- bolsistas do IsF de uma universidade pública brasileira. Os resultados sugerem que os principais desafios enfrentados são tornar as aulas de IFA mais dinâmicas, criar e adaptar materiais didáticos e atender às necessidades de alunos de diversas áreas do conhecimento.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-11T04:13:25Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/214972
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-8740
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001118375
identifier_str_mv 1679-8740
001118375
url http://hdl.handle.net/10183/214972
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Calidoscópio. São Leopoldo, RS. Vol. 18, n. 2 (maio/ago. 2020), p. [307]-327
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214972/2/001118375.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214972/1/001118375.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9f7a5866d8e15aad843d14af307a20bb
29450e440ee6e7ab050591ef8a8464d7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225001107456000