Desafios no ensino de Inglês para Fins Acadêmicos no contexto do Programa Idiomas sem Fronteiras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/214972 |
Resumo: | O ensino de Inglês para Fins Acadêmicos (IFA) foi intensificado devido à internacionalização das universidades brasileiras, ao papel do inglês como língua de divulgação científica e à oferta de cursos de inglês para a comunidade universitária pelo Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF). Com isso, tornou-se relevante investigar a formação de professores de inglês para esse fim. O objetivo deste artigo é descrever e analisar os desafios enfrentados pelos professores-bolsistas do IsF ao preparar e conduzir aulas com foco em inglês acadêmico. Este trabalho utiliza como metodologia a pesquisa qualitativa interpretativa (Mason, 2002; Erickson, 1990) para a análise de 11 entrevistas semiestruturadas com professores- bolsistas do IsF de uma universidade pública brasileira. Os resultados sugerem que os principais desafios enfrentados são tornar as aulas de IFA mais dinâmicas, criar e adaptar materiais didáticos e atender às necessidades de alunos de diversas áreas do conhecimento. |
id |
UFRGS-2_20c7d4808e106422efcc2e414f2840a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/214972 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Vial, Ana Paula SeixasMatte, Marine LaísaSarmento, Simone2020-11-11T04:13:25Z20201679-8740http://hdl.handle.net/10183/214972001118375O ensino de Inglês para Fins Acadêmicos (IFA) foi intensificado devido à internacionalização das universidades brasileiras, ao papel do inglês como língua de divulgação científica e à oferta de cursos de inglês para a comunidade universitária pelo Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF). Com isso, tornou-se relevante investigar a formação de professores de inglês para esse fim. O objetivo deste artigo é descrever e analisar os desafios enfrentados pelos professores-bolsistas do IsF ao preparar e conduzir aulas com foco em inglês acadêmico. Este trabalho utiliza como metodologia a pesquisa qualitativa interpretativa (Mason, 2002; Erickson, 1990) para a análise de 11 entrevistas semiestruturadas com professores- bolsistas do IsF de uma universidade pública brasileira. Os resultados sugerem que os principais desafios enfrentados são tornar as aulas de IFA mais dinâmicas, criar e adaptar materiais didáticos e atender às necessidades de alunos de diversas áreas do conhecimento.The teaching of English for Academic Purposes (EAP) has been intensified due to the internationalization of Brazilian universities, the role of English as a language of scientific dissemination and the provision of English courses for the university community through the Languages without Borders Program (LwB). Thus, it becomes relevant to investigate the teacher education for this specific aim. The purpose of this study is to describe and analyze the challenges faced by LwB teachers in preparing and conducting classes focusing on academic English. This work uses qualitative interpretive research as methodology (Mason, 2002; Erickson, 1990) for the analysis of 11 semi-structured interviews with LwB teachers from a Brazilian public university. The results suggest that the main challenges are to make EAP lessons more dynamic, to create and adapt classroom materials and to meet the needs of students from different fields of knowledge.application/pdfporCalidoscópio. São Leopoldo, RS. Vol. 18, n. 2 (maio/ago. 2020), p. [307]-327Programa Idioma sem Fronteiras (Brasil)Formação de professoresLíngua inglesaEnsino de língua estrangeira (inglês)English for Academic PurposesTeacher educationLanguages without BordersDesafios no ensino de Inglês para Fins Acadêmicos no contexto do Programa Idiomas sem FronteirasChallenges in teaching English for Academic Purposes in the context of the Languages without Borders Program info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001118375.pdf.txt001118375.pdf.txtExtracted Texttext/plain64916http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214972/2/001118375.pdf.txt9f7a5866d8e15aad843d14af307a20bbMD52ORIGINAL001118375.pdfTexto completoapplication/pdf1040070http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214972/1/001118375.pdf29450e440ee6e7ab050591ef8a8464d7MD5110183/2149722023-08-24 03:36:21.9347oai:www.lume.ufrgs.br:10183/214972Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2023-08-24T06:36:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Desafios no ensino de Inglês para Fins Acadêmicos no contexto do Programa Idiomas sem Fronteiras |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Challenges in teaching English for Academic Purposes in the context of the Languages without Borders Program |
title |
Desafios no ensino de Inglês para Fins Acadêmicos no contexto do Programa Idiomas sem Fronteiras |
spellingShingle |
Desafios no ensino de Inglês para Fins Acadêmicos no contexto do Programa Idiomas sem Fronteiras Vial, Ana Paula Seixas Programa Idioma sem Fronteiras (Brasil) Formação de professores Língua inglesa Ensino de língua estrangeira (inglês) English for Academic Purposes Teacher education Languages without Borders |
title_short |
Desafios no ensino de Inglês para Fins Acadêmicos no contexto do Programa Idiomas sem Fronteiras |
title_full |
Desafios no ensino de Inglês para Fins Acadêmicos no contexto do Programa Idiomas sem Fronteiras |
title_fullStr |
Desafios no ensino de Inglês para Fins Acadêmicos no contexto do Programa Idiomas sem Fronteiras |
title_full_unstemmed |
Desafios no ensino de Inglês para Fins Acadêmicos no contexto do Programa Idiomas sem Fronteiras |
title_sort |
Desafios no ensino de Inglês para Fins Acadêmicos no contexto do Programa Idiomas sem Fronteiras |
author |
Vial, Ana Paula Seixas |
author_facet |
Vial, Ana Paula Seixas Matte, Marine Laísa Sarmento, Simone |
author_role |
author |
author2 |
Matte, Marine Laísa Sarmento, Simone |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vial, Ana Paula Seixas Matte, Marine Laísa Sarmento, Simone |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Programa Idioma sem Fronteiras (Brasil) Formação de professores Língua inglesa Ensino de língua estrangeira (inglês) |
topic |
Programa Idioma sem Fronteiras (Brasil) Formação de professores Língua inglesa Ensino de língua estrangeira (inglês) English for Academic Purposes Teacher education Languages without Borders |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
English for Academic Purposes Teacher education Languages without Borders |
description |
O ensino de Inglês para Fins Acadêmicos (IFA) foi intensificado devido à internacionalização das universidades brasileiras, ao papel do inglês como língua de divulgação científica e à oferta de cursos de inglês para a comunidade universitária pelo Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF). Com isso, tornou-se relevante investigar a formação de professores de inglês para esse fim. O objetivo deste artigo é descrever e analisar os desafios enfrentados pelos professores-bolsistas do IsF ao preparar e conduzir aulas com foco em inglês acadêmico. Este trabalho utiliza como metodologia a pesquisa qualitativa interpretativa (Mason, 2002; Erickson, 1990) para a análise de 11 entrevistas semiestruturadas com professores- bolsistas do IsF de uma universidade pública brasileira. Os resultados sugerem que os principais desafios enfrentados são tornar as aulas de IFA mais dinâmicas, criar e adaptar materiais didáticos e atender às necessidades de alunos de diversas áreas do conhecimento. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-11-11T04:13:25Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/214972 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-8740 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001118375 |
identifier_str_mv |
1679-8740 001118375 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/214972 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Calidoscópio. São Leopoldo, RS. Vol. 18, n. 2 (maio/ago. 2020), p. [307]-327 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214972/2/001118375.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214972/1/001118375.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9f7a5866d8e15aad843d14af307a20bb 29450e440ee6e7ab050591ef8a8464d7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817725080605556736 |