O planejamento no processo de ensino/aprendizagem: concepções e desafios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Letras Raras |
Texto Completo: | https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1809 |
Resumo: | DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v4i1.406 Resumo: Este artigo tem como objetivos identificar e discutir conceitos e desafios do ato de planejar, tanto do ponto de vista teórico, quanto da prática docente efetiva. Para tanto nos baseamos, teoricamente, em Baffi (2002), Luckesi (2011), Rojo (2001) e Libâneo (2004). Os dados de análise provêm de observações de aulas e respostas a questionário de uma professora de Francês Língua Estrangeira (FLE), que atua em uma escola de idiomas localizada na cidade de Campina Grande-PB. Os resultados evidenciaram que a concepção da professora (P1) quanto ao planejamento tem semelhanças com as dos autores e os próprios autores apresentam ideias semelhantes entre si. Características como reflexão, objetivos, “meios para alcançar fins” e considerar o tempo disponível, são abordadas tanto pelos teóricos como por P1. Em relação aos desafios, verificamos que os teóricos apresentam as dificuldades para os planejamentos mais gerais, apontando na maioria das vezes problemas dos professores em relação as suas concepções. Por sua vez, P1 apresenta desafios voltados a sua preocupação com os alunos, como o desafio de se colocar no lugar social deles e de conceber ideias aparentemente criativas que levem os alunos a aprenderem o conteúdo. Assim, pudemos perceber quão importante é o planejamento, em qualquer área, mas especialmente na profissão docente. |
id |
UFCG-2_aaa4f421ccfe7ed29bf764453e19421d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1809 |
network_acronym_str |
UFCG-2 |
network_name_str |
Revista Letras Raras |
repository_id_str |
|
spelling |
O planejamento no processo de ensino/aprendizagem: concepções e desafiosPlanejamentoConcepçõesDesafiosDOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v4i1.406 Resumo: Este artigo tem como objetivos identificar e discutir conceitos e desafios do ato de planejar, tanto do ponto de vista teórico, quanto da prática docente efetiva. Para tanto nos baseamos, teoricamente, em Baffi (2002), Luckesi (2011), Rojo (2001) e Libâneo (2004). Os dados de análise provêm de observações de aulas e respostas a questionário de uma professora de Francês Língua Estrangeira (FLE), que atua em uma escola de idiomas localizada na cidade de Campina Grande-PB. Os resultados evidenciaram que a concepção da professora (P1) quanto ao planejamento tem semelhanças com as dos autores e os próprios autores apresentam ideias semelhantes entre si. Características como reflexão, objetivos, “meios para alcançar fins” e considerar o tempo disponível, são abordadas tanto pelos teóricos como por P1. Em relação aos desafios, verificamos que os teóricos apresentam as dificuldades para os planejamentos mais gerais, apontando na maioria das vezes problemas dos professores em relação as suas concepções. Por sua vez, P1 apresenta desafios voltados a sua preocupação com os alunos, como o desafio de se colocar no lugar social deles e de conceber ideias aparentemente criativas que levem os alunos a aprenderem o conteúdo. Assim, pudemos perceber quão importante é o planejamento, em qualquer área, mas especialmente na profissão docente. Editora Universitaria da UFCG2023-10-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1809Revista Letras Raras; Vol. 4 No. 1 (2015): Estudos sobre a Língua Francesa: ensino e outras perspectivas; 231-244Revista Letras Raras; Vol. 4 Núm. 1 (2015): Estudos sobre a Língua Francesa: ensino e outras perspectivas; 231-244Revista Letras Raras; Vol. 4 No 1 (2015): Estudos sobre a Língua Francesa: ensino e outras perspectivas; 231-244Revista Letras Raras; v. 4 n. 1 (2015): Estudos sobre a Língua Francesa: ensino e outras perspectivas; 231-2442317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1809/1728© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLira, Mariana de Normando Neves, Emily Thaís Barbosa Bezerra, Maria Auxiliadora 2024-01-04T23:50:06Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1809Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2024-01-04T23:50:06Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O planejamento no processo de ensino/aprendizagem: concepções e desafios |
title |
O planejamento no processo de ensino/aprendizagem: concepções e desafios |
spellingShingle |
O planejamento no processo de ensino/aprendizagem: concepções e desafios Lira, Mariana de Normando Planejamento Concepções Desafios |
title_short |
O planejamento no processo de ensino/aprendizagem: concepções e desafios |
title_full |
O planejamento no processo de ensino/aprendizagem: concepções e desafios |
title_fullStr |
O planejamento no processo de ensino/aprendizagem: concepções e desafios |
title_full_unstemmed |
O planejamento no processo de ensino/aprendizagem: concepções e desafios |
title_sort |
O planejamento no processo de ensino/aprendizagem: concepções e desafios |
author |
Lira, Mariana de Normando |
author_facet |
Lira, Mariana de Normando Neves, Emily Thaís Barbosa Bezerra, Maria Auxiliadora |
author_role |
author |
author2 |
Neves, Emily Thaís Barbosa Bezerra, Maria Auxiliadora |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lira, Mariana de Normando Neves, Emily Thaís Barbosa Bezerra, Maria Auxiliadora |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Planejamento Concepções Desafios |
topic |
Planejamento Concepções Desafios |
description |
DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v4i1.406 Resumo: Este artigo tem como objetivos identificar e discutir conceitos e desafios do ato de planejar, tanto do ponto de vista teórico, quanto da prática docente efetiva. Para tanto nos baseamos, teoricamente, em Baffi (2002), Luckesi (2011), Rojo (2001) e Libâneo (2004). Os dados de análise provêm de observações de aulas e respostas a questionário de uma professora de Francês Língua Estrangeira (FLE), que atua em uma escola de idiomas localizada na cidade de Campina Grande-PB. Os resultados evidenciaram que a concepção da professora (P1) quanto ao planejamento tem semelhanças com as dos autores e os próprios autores apresentam ideias semelhantes entre si. Características como reflexão, objetivos, “meios para alcançar fins” e considerar o tempo disponível, são abordadas tanto pelos teóricos como por P1. Em relação aos desafios, verificamos que os teóricos apresentam as dificuldades para os planejamentos mais gerais, apontando na maioria das vezes problemas dos professores em relação as suas concepções. Por sua vez, P1 apresenta desafios voltados a sua preocupação com os alunos, como o desafio de se colocar no lugar social deles e de conceber ideias aparentemente criativas que levem os alunos a aprenderem o conteúdo. Assim, pudemos perceber quão importante é o planejamento, em qualquer área, mas especialmente na profissão docente. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1809 |
url |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1809 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1809/1728 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
© 2023 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
© 2023 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitaria da UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitaria da UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Letras Raras; Vol. 4 No. 1 (2015): Estudos sobre a Língua Francesa: ensino e outras perspectivas; 231-244 Revista Letras Raras; Vol. 4 Núm. 1 (2015): Estudos sobre a Língua Francesa: ensino e outras perspectivas; 231-244 Revista Letras Raras; Vol. 4 No 1 (2015): Estudos sobre a Língua Francesa: ensino e outras perspectivas; 231-244 Revista Letras Raras; v. 4 n. 1 (2015): Estudos sobre a Língua Francesa: ensino e outras perspectivas; 231-244 2317-2347 reponame:Revista Letras Raras instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Revista Letras Raras |
collection |
Revista Letras Raras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||letrasrarasufcg@gmail.com |
_version_ |
1799319784979955712 |