O planejamento no processo de ensino/aprendizagem: concepções e desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lira, Mariana de Normando
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Neves, Emily Thaís Barbosa, Bezerra, Maria Auxiliadora
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Letras Raras
Texto Completo: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1809
Resumo: DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v4i1.406 Resumo: Este artigo tem como objetivos identificar e discutir conceitos e desafios do ato de planejar, tanto do ponto de vista teórico, quanto da prática docente efetiva. Para tanto nos baseamos, teoricamente, em Baffi (2002), Luckesi (2011), Rojo (2001) e Libâneo (2004). Os dados de análise provêm de observações de aulas e respostas a questionário de uma professora de Francês Língua Estrangeira (FLE), que atua em uma escola de idiomas localizada na cidade de Campina Grande-PB. Os resultados evidenciaram que a concepção da professora (P1) quanto ao planejamento tem semelhanças com as dos autores e os próprios autores apresentam ideias semelhantes entre si. Características como reflexão, objetivos, “meios para alcançar fins” e considerar o tempo disponível, são abordadas tanto pelos teóricos como por P1. Em relação aos desafios, verificamos que os teóricos apresentam as dificuldades para os planejamentos mais gerais, apontando na maioria das vezes problemas dos professores em relação as suas concepções. Por sua vez, P1 apresenta desafios voltados a sua preocupação com os alunos, como o desafio de se colocar no lugar social deles e de conceber ideias aparentemente criativas que levem os alunos a aprenderem o conteúdo. Assim, pudemos perceber quão importante é o planejamento, em qualquer área, mas especialmente na profissão docente.
id UFCG-2_aaa4f421ccfe7ed29bf764453e19421d
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1809
network_acronym_str UFCG-2
network_name_str Revista Letras Raras
repository_id_str
spelling O planejamento no processo de ensino/aprendizagem: concepções e desafiosPlanejamentoConcepçõesDesafiosDOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v4i1.406 Resumo: Este artigo tem como objetivos identificar e discutir conceitos e desafios do ato de planejar, tanto do ponto de vista teórico, quanto da prática docente efetiva. Para tanto nos baseamos, teoricamente, em Baffi (2002), Luckesi (2011), Rojo (2001) e Libâneo (2004). Os dados de análise provêm de observações de aulas e respostas a questionário de uma professora de Francês Língua Estrangeira (FLE), que atua em uma escola de idiomas localizada na cidade de Campina Grande-PB. Os resultados evidenciaram que a concepção da professora (P1) quanto ao planejamento tem semelhanças com as dos autores e os próprios autores apresentam ideias semelhantes entre si. Características como reflexão, objetivos, “meios para alcançar fins” e considerar o tempo disponível, são abordadas tanto pelos teóricos como por P1. Em relação aos desafios, verificamos que os teóricos apresentam as dificuldades para os planejamentos mais gerais, apontando na maioria das vezes problemas dos professores em relação as suas concepções. Por sua vez, P1 apresenta desafios voltados a sua preocupação com os alunos, como o desafio de se colocar no lugar social deles e de conceber ideias aparentemente criativas que levem os alunos a aprenderem o conteúdo. Assim, pudemos perceber quão importante é o planejamento, em qualquer área, mas especialmente na profissão docente. Editora Universitaria da UFCG2023-10-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1809Revista Letras Raras; Vol. 4 No. 1 (2015): Estudos sobre a Língua Francesa: ensino e outras perspectivas; 231-244Revista Letras Raras; Vol. 4 Núm. 1 (2015): Estudos sobre a Língua Francesa: ensino e outras perspectivas; 231-244Revista Letras Raras; Vol. 4 No 1 (2015): Estudos sobre a Língua Francesa: ensino e outras perspectivas; 231-244Revista Letras Raras; v. 4 n. 1 (2015): Estudos sobre a Língua Francesa: ensino e outras perspectivas; 231-2442317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1809/1728© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLira, Mariana de Normando Neves, Emily Thaís Barbosa Bezerra, Maria Auxiliadora 2024-01-04T23:50:06Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1809Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2024-01-04T23:50:06Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O planejamento no processo de ensino/aprendizagem: concepções e desafios
title O planejamento no processo de ensino/aprendizagem: concepções e desafios
spellingShingle O planejamento no processo de ensino/aprendizagem: concepções e desafios
Lira, Mariana de Normando
Planejamento
Concepções
Desafios
title_short O planejamento no processo de ensino/aprendizagem: concepções e desafios
title_full O planejamento no processo de ensino/aprendizagem: concepções e desafios
title_fullStr O planejamento no processo de ensino/aprendizagem: concepções e desafios
title_full_unstemmed O planejamento no processo de ensino/aprendizagem: concepções e desafios
title_sort O planejamento no processo de ensino/aprendizagem: concepções e desafios
author Lira, Mariana de Normando
author_facet Lira, Mariana de Normando
Neves, Emily Thaís Barbosa
Bezerra, Maria Auxiliadora
author_role author
author2 Neves, Emily Thaís Barbosa
Bezerra, Maria Auxiliadora
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lira, Mariana de Normando
Neves, Emily Thaís Barbosa
Bezerra, Maria Auxiliadora
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento
Concepções
Desafios
topic Planejamento
Concepções
Desafios
description DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v4i1.406 Resumo: Este artigo tem como objetivos identificar e discutir conceitos e desafios do ato de planejar, tanto do ponto de vista teórico, quanto da prática docente efetiva. Para tanto nos baseamos, teoricamente, em Baffi (2002), Luckesi (2011), Rojo (2001) e Libâneo (2004). Os dados de análise provêm de observações de aulas e respostas a questionário de uma professora de Francês Língua Estrangeira (FLE), que atua em uma escola de idiomas localizada na cidade de Campina Grande-PB. Os resultados evidenciaram que a concepção da professora (P1) quanto ao planejamento tem semelhanças com as dos autores e os próprios autores apresentam ideias semelhantes entre si. Características como reflexão, objetivos, “meios para alcançar fins” e considerar o tempo disponível, são abordadas tanto pelos teóricos como por P1. Em relação aos desafios, verificamos que os teóricos apresentam as dificuldades para os planejamentos mais gerais, apontando na maioria das vezes problemas dos professores em relação as suas concepções. Por sua vez, P1 apresenta desafios voltados a sua preocupação com os alunos, como o desafio de se colocar no lugar social deles e de conceber ideias aparentemente criativas que levem os alunos a aprenderem o conteúdo. Assim, pudemos perceber quão importante é o planejamento, em qualquer área, mas especialmente na profissão docente.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1809
url https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1809
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1809/1728
dc.rights.driver.fl_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Letras Raras; Vol. 4 No. 1 (2015): Estudos sobre a Língua Francesa: ensino e outras perspectivas; 231-244
Revista Letras Raras; Vol. 4 Núm. 1 (2015): Estudos sobre a Língua Francesa: ensino e outras perspectivas; 231-244
Revista Letras Raras; Vol. 4 No 1 (2015): Estudos sobre a Língua Francesa: ensino e outras perspectivas; 231-244
Revista Letras Raras; v. 4 n. 1 (2015): Estudos sobre a Língua Francesa: ensino e outras perspectivas; 231-244
2317-2347
reponame:Revista Letras Raras
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Revista Letras Raras
collection Revista Letras Raras
repository.name.fl_str_mv Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv ||letrasrarasufcg@gmail.com
_version_ 1799319784979955712