Ensino de literatura em Língua Inglesa: um diálogo com propostas metodológicas com base na Análise Dialógica da Literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Júnior, Orison Marden Bandeira de Melo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Letras Raras
Texto Completo: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1435
Resumo: DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v8i3.1499 As discussões sobre o ensino de literatura em língua inglesa no Brasil são em número bastante reduzido se comparadas com todas as pesquisas e obras voltadas ao ensino de literatura em língua portuguesa, letramento literário, entre outros. O objetivo deste artigo é discutir o ensino de literatura em língua inglesa a partir da Análise Dialógica da Literatura. Para tal, foram analisadas duas propostas de ensino de literatura em língua portuguesa, a saber, a sequência expandida de Cosson e a proposta dialógica de Cereja, a partir de seis procedimentos analíticos e de três particularidades do texto literário indicados na obra do Círculo (Bakhtin, Volóchinov, Medviédev), a fim de encontrar contribuições e/ou lacunas dessas propostas se transpostas ao ensino de literatura em língua inglesa. Foi possível perceber que, apesar das contribuições que elas trazem para o ensino de literatura, em geral, e de lacunas que se apresentam a partir dos pressupostos da análise dialógica, alguns desafios também surgem, como a questão da heterogeneidade linguística dos(as) discentes e o tempo reduzido que docentes têm para o ensino de literatura em língua inglesa.
id UFCG-2_b4783596a6a5e1b23d8b926a8364f997
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1435
network_acronym_str UFCG-2
network_name_str Revista Letras Raras
repository_id_str
spelling Ensino de literatura em Língua Inglesa: um diálogo com propostas metodológicas com base na Análise Dialógica da LiteraturaEnsino de literatura em língua inglesaAnálise dialógica da literaturaSequência expandida de CossonProposta dialógica de Cereja DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v8i3.1499 As discussões sobre o ensino de literatura em língua inglesa no Brasil são em número bastante reduzido se comparadas com todas as pesquisas e obras voltadas ao ensino de literatura em língua portuguesa, letramento literário, entre outros. O objetivo deste artigo é discutir o ensino de literatura em língua inglesa a partir da Análise Dialógica da Literatura. Para tal, foram analisadas duas propostas de ensino de literatura em língua portuguesa, a saber, a sequência expandida de Cosson e a proposta dialógica de Cereja, a partir de seis procedimentos analíticos e de três particularidades do texto literário indicados na obra do Círculo (Bakhtin, Volóchinov, Medviédev), a fim de encontrar contribuições e/ou lacunas dessas propostas se transpostas ao ensino de literatura em língua inglesa. Foi possível perceber que, apesar das contribuições que elas trazem para o ensino de literatura, em geral, e de lacunas que se apresentam a partir dos pressupostos da análise dialógica, alguns desafios também surgem, como a questão da heterogeneidade linguística dos(as) discentes e o tempo reduzido que docentes têm para o ensino de literatura em língua inglesa. Editora Universitaria da UFCG2023-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1435Revista Letras Raras; Vol. 8 No. 3 (2019): A formação de professores de línguas na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades; Port. 222-246 / Eng. 219-244Revista Letras Raras; Vol. 8 Núm. 3 (2019): A formação de professores de línguas na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades; Port. 222-246 / Eng. 219-244Revista Letras Raras; Vol. 8 No 3 (2019): A formação de professores de línguas na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades; Port. 222-246 / Eng. 219-244Revista Letras Raras; v. 8 n. 3 (2019): A formação de professores de línguas na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades; Port. 222-246 / Eng. 219-2442317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1435/1342https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1435/1343© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessJúnior, Orison Marden Bandeira de Melo 2024-01-05T00:08:37Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1435Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2024-01-05T00:08:37Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de literatura em Língua Inglesa: um diálogo com propostas metodológicas com base na Análise Dialógica da Literatura
title Ensino de literatura em Língua Inglesa: um diálogo com propostas metodológicas com base na Análise Dialógica da Literatura
spellingShingle Ensino de literatura em Língua Inglesa: um diálogo com propostas metodológicas com base na Análise Dialógica da Literatura
Júnior, Orison Marden Bandeira de Melo
Ensino de literatura em língua inglesa
Análise dialógica da literatura
Sequência expandida de Cosson
Proposta dialógica de Cereja
title_short Ensino de literatura em Língua Inglesa: um diálogo com propostas metodológicas com base na Análise Dialógica da Literatura
title_full Ensino de literatura em Língua Inglesa: um diálogo com propostas metodológicas com base na Análise Dialógica da Literatura
title_fullStr Ensino de literatura em Língua Inglesa: um diálogo com propostas metodológicas com base na Análise Dialógica da Literatura
title_full_unstemmed Ensino de literatura em Língua Inglesa: um diálogo com propostas metodológicas com base na Análise Dialógica da Literatura
title_sort Ensino de literatura em Língua Inglesa: um diálogo com propostas metodológicas com base na Análise Dialógica da Literatura
author Júnior, Orison Marden Bandeira de Melo
author_facet Júnior, Orison Marden Bandeira de Melo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Júnior, Orison Marden Bandeira de Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de literatura em língua inglesa
Análise dialógica da literatura
Sequência expandida de Cosson
Proposta dialógica de Cereja
topic Ensino de literatura em língua inglesa
Análise dialógica da literatura
Sequência expandida de Cosson
Proposta dialógica de Cereja
description DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v8i3.1499 As discussões sobre o ensino de literatura em língua inglesa no Brasil são em número bastante reduzido se comparadas com todas as pesquisas e obras voltadas ao ensino de literatura em língua portuguesa, letramento literário, entre outros. O objetivo deste artigo é discutir o ensino de literatura em língua inglesa a partir da Análise Dialógica da Literatura. Para tal, foram analisadas duas propostas de ensino de literatura em língua portuguesa, a saber, a sequência expandida de Cosson e a proposta dialógica de Cereja, a partir de seis procedimentos analíticos e de três particularidades do texto literário indicados na obra do Círculo (Bakhtin, Volóchinov, Medviédev), a fim de encontrar contribuições e/ou lacunas dessas propostas se transpostas ao ensino de literatura em língua inglesa. Foi possível perceber que, apesar das contribuições que elas trazem para o ensino de literatura, em geral, e de lacunas que se apresentam a partir dos pressupostos da análise dialógica, alguns desafios também surgem, como a questão da heterogeneidade linguística dos(as) discentes e o tempo reduzido que docentes têm para o ensino de literatura em língua inglesa.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1435
url https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1435
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1435/1342
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1435/1343
dc.rights.driver.fl_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Letras Raras; Vol. 8 No. 3 (2019): A formação de professores de línguas na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades; Port. 222-246 / Eng. 219-244
Revista Letras Raras; Vol. 8 Núm. 3 (2019): A formação de professores de línguas na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades; Port. 222-246 / Eng. 219-244
Revista Letras Raras; Vol. 8 No 3 (2019): A formação de professores de línguas na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades; Port. 222-246 / Eng. 219-244
Revista Letras Raras; v. 8 n. 3 (2019): A formação de professores de línguas na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades; Port. 222-246 / Eng. 219-244
2317-2347
reponame:Revista Letras Raras
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Revista Letras Raras
collection Revista Letras Raras
repository.name.fl_str_mv Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv ||letrasrarasufcg@gmail.com
_version_ 1799319783510900736