Formação de professores de língua estrangeira x ensino intercultural – um desafio a ser superado nas letras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Letras Raras |
Texto Completo: | https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1777 |
Resumo: | DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v4i2.437 Resumo: A intercultura pode ser determinante para o êxito da interação comunicativa, proporcionando capacidades de negociação cultural que combinem comportamento curioso e consciente da necessidade de ultrapassar os estereótipos, com os conhecimentos linguísticos e culturais presentes na língua. A perspectiva intercultural contempla uma abordagem diferenciada do ensino de línguas estrangeiras (LE) favorecendo a consciência social, criatividade, mente aberta para novos conhecimentos e reforma na maneira de pensar e ver o outro. Nossa pesquisa com foco na formação de professores de língua estrangeira pelos Cursos de Letras, tem como objetivo investigar, se o ensino da cultura integra o ensino da LE. Procuramos analisar, por meio de um estudo documental, como os Cursos de Letras conceituadas universidades, do estado de São Paulo, preparam seu estudante, futuro professor, para reafirmar e desenvolver as propostas idealizadas pelos pesquisadores e teóricos que contemplam ensino de língua indissociável do ensino da cultura; como também para desempenharem, quando docente, os objetivos recomendados pelas Orientações Curriculares Nacionais, OCN, para o Ensino Médio. Nosso referencial teórico apoia-se em Byran (1997,1998), Hall (2004), Johnson (2009), Kramsch (2009), Risager (2007), dentre outros autores que defendem o ensino de LE a partir da perspectiva intercultural. |
id |
UFCG-2_baa1745dab7b78ebd0f7855915a91654 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1777 |
network_acronym_str |
UFCG-2 |
network_name_str |
Revista Letras Raras |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação de professores de língua estrangeira x ensino intercultural – um desafio a ser superado nas letrasLínguaCulturaFormação de ProfessoresOrientações Curriculares NacionaisDOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v4i2.437 Resumo: A intercultura pode ser determinante para o êxito da interação comunicativa, proporcionando capacidades de negociação cultural que combinem comportamento curioso e consciente da necessidade de ultrapassar os estereótipos, com os conhecimentos linguísticos e culturais presentes na língua. A perspectiva intercultural contempla uma abordagem diferenciada do ensino de línguas estrangeiras (LE) favorecendo a consciência social, criatividade, mente aberta para novos conhecimentos e reforma na maneira de pensar e ver o outro. Nossa pesquisa com foco na formação de professores de língua estrangeira pelos Cursos de Letras, tem como objetivo investigar, se o ensino da cultura integra o ensino da LE. Procuramos analisar, por meio de um estudo documental, como os Cursos de Letras conceituadas universidades, do estado de São Paulo, preparam seu estudante, futuro professor, para reafirmar e desenvolver as propostas idealizadas pelos pesquisadores e teóricos que contemplam ensino de língua indissociável do ensino da cultura; como também para desempenharem, quando docente, os objetivos recomendados pelas Orientações Curriculares Nacionais, OCN, para o Ensino Médio. Nosso referencial teórico apoia-se em Byran (1997,1998), Hall (2004), Johnson (2009), Kramsch (2009), Risager (2007), dentre outros autores que defendem o ensino de LE a partir da perspectiva intercultural.Editora Universitaria da UFCG2023-10-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1777Revista Letras Raras; Vol. 4 No. 2 (2015): Estudos sobre a Língua Inglesa: ensino e outras perspectivas; 8-28Revista Letras Raras; Vol. 4 Núm. 2 (2015): Estudos sobre a Língua Inglesa: ensino e outras perspectivas; 8-28Revista Letras Raras; Vol. 4 No 2 (2015): Estudos sobre a Língua Inglesa: ensino e outras perspectivas; 8-28Revista Letras Raras; v. 4 n. 2 (2015): Estudos sobre a Língua Inglesa: ensino e outras perspectivas; 8-282317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1777/1698© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Vanessa Maria da 2024-01-04T23:50:27Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1777Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2024-01-04T23:50:27Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de professores de língua estrangeira x ensino intercultural – um desafio a ser superado nas letras |
title |
Formação de professores de língua estrangeira x ensino intercultural – um desafio a ser superado nas letras |
spellingShingle |
Formação de professores de língua estrangeira x ensino intercultural – um desafio a ser superado nas letras Silva, Vanessa Maria da Língua Cultura Formação de Professores Orientações Curriculares Nacionais |
title_short |
Formação de professores de língua estrangeira x ensino intercultural – um desafio a ser superado nas letras |
title_full |
Formação de professores de língua estrangeira x ensino intercultural – um desafio a ser superado nas letras |
title_fullStr |
Formação de professores de língua estrangeira x ensino intercultural – um desafio a ser superado nas letras |
title_full_unstemmed |
Formação de professores de língua estrangeira x ensino intercultural – um desafio a ser superado nas letras |
title_sort |
Formação de professores de língua estrangeira x ensino intercultural – um desafio a ser superado nas letras |
author |
Silva, Vanessa Maria da |
author_facet |
Silva, Vanessa Maria da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Vanessa Maria da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua Cultura Formação de Professores Orientações Curriculares Nacionais |
topic |
Língua Cultura Formação de Professores Orientações Curriculares Nacionais |
description |
DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v4i2.437 Resumo: A intercultura pode ser determinante para o êxito da interação comunicativa, proporcionando capacidades de negociação cultural que combinem comportamento curioso e consciente da necessidade de ultrapassar os estereótipos, com os conhecimentos linguísticos e culturais presentes na língua. A perspectiva intercultural contempla uma abordagem diferenciada do ensino de línguas estrangeiras (LE) favorecendo a consciência social, criatividade, mente aberta para novos conhecimentos e reforma na maneira de pensar e ver o outro. Nossa pesquisa com foco na formação de professores de língua estrangeira pelos Cursos de Letras, tem como objetivo investigar, se o ensino da cultura integra o ensino da LE. Procuramos analisar, por meio de um estudo documental, como os Cursos de Letras conceituadas universidades, do estado de São Paulo, preparam seu estudante, futuro professor, para reafirmar e desenvolver as propostas idealizadas pelos pesquisadores e teóricos que contemplam ensino de língua indissociável do ensino da cultura; como também para desempenharem, quando docente, os objetivos recomendados pelas Orientações Curriculares Nacionais, OCN, para o Ensino Médio. Nosso referencial teórico apoia-se em Byran (1997,1998), Hall (2004), Johnson (2009), Kramsch (2009), Risager (2007), dentre outros autores que defendem o ensino de LE a partir da perspectiva intercultural. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1777 |
url |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1777 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1777/1698 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
© 2023 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
© 2023 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitaria da UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitaria da UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Letras Raras; Vol. 4 No. 2 (2015): Estudos sobre a Língua Inglesa: ensino e outras perspectivas; 8-28 Revista Letras Raras; Vol. 4 Núm. 2 (2015): Estudos sobre a Língua Inglesa: ensino e outras perspectivas; 8-28 Revista Letras Raras; Vol. 4 No 2 (2015): Estudos sobre a Língua Inglesa: ensino e outras perspectivas; 8-28 Revista Letras Raras; v. 4 n. 2 (2015): Estudos sobre a Língua Inglesa: ensino e outras perspectivas; 8-28 2317-2347 reponame:Revista Letras Raras instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Revista Letras Raras |
collection |
Revista Letras Raras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||letrasrarasufcg@gmail.com |
_version_ |
1799319784931721217 |