Experiências de leitura e formação do leitor em O fazedor de velhos, de Rodrigo Lacerda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Elaine Paula Volet da
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Valdati, Nilcéia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Letras Raras
Texto Completo: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1475
Resumo: DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v8i1.1061 O objetivo principal deste trabalho é analisar o livro O Fazedor de Velhos, de Rodrigo Lacerda, a partir das nuances da formação do leitor/narrador por meio de suas experiências, para isso, será necessário verificar como o personagem principal, no decorrer da narração, se constrói e identificar a que processos de leitura ele recorre para sua formação enquanto leitor. Destacaremos o papel formador da literatura através de mediações da família e da vida social, atentando para aspectos, como a relação deste sujeito com o texto, efetivada pelo diálogo de ambas as partes. Voltaremos também para a construção desse narrador, observando como se dão suas experiências literárias envolvidas pelo prazer do texto, o que culmina na solução de seu dilema. Para respaldar tais argumentos recorreremos, primeiramente, a Benjamin (1994a; 1994b) para tratar da experiência desse sujeito; a Santiago (1989) para se pensar a construção desse narrador, que narra a partir das próprias experiências; ao atentar para o proceder da literatura, a relação entre texto e leitor, nos apoiaremos em Zilberman (1985); a partir de  Barthes (2006), refletiremos sobre o prazer do texto; e sob a perspectiva de Silva (2013) analisaremos as experiências literárias do protagonista, e para isso contaremos também com a crítica de Langaro (2015). Percorreremos as teorias apresentadas com o intuito de verificar as contribuições da literatura para a construção desse indivíduo em conflito, verificando como esse narrador se elabora, baseado em suas experiências, especialmente, literárias, constatando assim o papel fundamental que a literatura exerce na formação deste sujeito.
id UFCG-2_bac5c20d484e3cf33c89ffe65784002b
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1475
network_acronym_str UFCG-2
network_name_str Revista Letras Raras
repository_id_str
spelling Experiências de leitura e formação do leitor em O fazedor de velhos, de Rodrigo LacerdaO fazedor de velhosNarradorFormação do leitorExperiência DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v8i1.1061 O objetivo principal deste trabalho é analisar o livro O Fazedor de Velhos, de Rodrigo Lacerda, a partir das nuances da formação do leitor/narrador por meio de suas experiências, para isso, será necessário verificar como o personagem principal, no decorrer da narração, se constrói e identificar a que processos de leitura ele recorre para sua formação enquanto leitor. Destacaremos o papel formador da literatura através de mediações da família e da vida social, atentando para aspectos, como a relação deste sujeito com o texto, efetivada pelo diálogo de ambas as partes. Voltaremos também para a construção desse narrador, observando como se dão suas experiências literárias envolvidas pelo prazer do texto, o que culmina na solução de seu dilema. Para respaldar tais argumentos recorreremos, primeiramente, a Benjamin (1994a; 1994b) para tratar da experiência desse sujeito; a Santiago (1989) para se pensar a construção desse narrador, que narra a partir das próprias experiências; ao atentar para o proceder da literatura, a relação entre texto e leitor, nos apoiaremos em Zilberman (1985); a partir de  Barthes (2006), refletiremos sobre o prazer do texto; e sob a perspectiva de Silva (2013) analisaremos as experiências literárias do protagonista, e para isso contaremos também com a crítica de Langaro (2015). Percorreremos as teorias apresentadas com o intuito de verificar as contribuições da literatura para a construção desse indivíduo em conflito, verificando como esse narrador se elabora, baseado em suas experiências, especialmente, literárias, constatando assim o papel fundamental que a literatura exerce na formação deste sujeito. Editora Universitaria da UFCG2023-10-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1475Revista Letras Raras; Vol. 8 No. 1 (2019): Dossiê atemático; Port. 60-79 / Eng. 58-76Revista Letras Raras; Vol. 8 Núm. 1 (2019): Dossiê atemático; Port. 60-79 / Eng. 58-76Revista Letras Raras; Vol. 8 No 1 (2019): Dossiê atemático; Port. 60-79 / Eng. 58-76Revista Letras Raras; v. 8 n. 1 (2019): Dossiê atemático; Port. 60-79 / Eng. 58-762317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1475/1396https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1475/1397© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Elaine Paula Volet da Valdati, Nilcéia 2024-01-04T23:54:55Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1475Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2024-01-04T23:54:55Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiências de leitura e formação do leitor em O fazedor de velhos, de Rodrigo Lacerda
title Experiências de leitura e formação do leitor em O fazedor de velhos, de Rodrigo Lacerda
spellingShingle Experiências de leitura e formação do leitor em O fazedor de velhos, de Rodrigo Lacerda
Silva, Elaine Paula Volet da
O fazedor de velhos
Narrador
Formação do leitor
Experiência
title_short Experiências de leitura e formação do leitor em O fazedor de velhos, de Rodrigo Lacerda
title_full Experiências de leitura e formação do leitor em O fazedor de velhos, de Rodrigo Lacerda
title_fullStr Experiências de leitura e formação do leitor em O fazedor de velhos, de Rodrigo Lacerda
title_full_unstemmed Experiências de leitura e formação do leitor em O fazedor de velhos, de Rodrigo Lacerda
title_sort Experiências de leitura e formação do leitor em O fazedor de velhos, de Rodrigo Lacerda
author Silva, Elaine Paula Volet da
author_facet Silva, Elaine Paula Volet da
Valdati, Nilcéia
author_role author
author2 Valdati, Nilcéia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Elaine Paula Volet da
Valdati, Nilcéia
dc.subject.por.fl_str_mv O fazedor de velhos
Narrador
Formação do leitor
Experiência
topic O fazedor de velhos
Narrador
Formação do leitor
Experiência
description DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v8i1.1061 O objetivo principal deste trabalho é analisar o livro O Fazedor de Velhos, de Rodrigo Lacerda, a partir das nuances da formação do leitor/narrador por meio de suas experiências, para isso, será necessário verificar como o personagem principal, no decorrer da narração, se constrói e identificar a que processos de leitura ele recorre para sua formação enquanto leitor. Destacaremos o papel formador da literatura através de mediações da família e da vida social, atentando para aspectos, como a relação deste sujeito com o texto, efetivada pelo diálogo de ambas as partes. Voltaremos também para a construção desse narrador, observando como se dão suas experiências literárias envolvidas pelo prazer do texto, o que culmina na solução de seu dilema. Para respaldar tais argumentos recorreremos, primeiramente, a Benjamin (1994a; 1994b) para tratar da experiência desse sujeito; a Santiago (1989) para se pensar a construção desse narrador, que narra a partir das próprias experiências; ao atentar para o proceder da literatura, a relação entre texto e leitor, nos apoiaremos em Zilberman (1985); a partir de  Barthes (2006), refletiremos sobre o prazer do texto; e sob a perspectiva de Silva (2013) analisaremos as experiências literárias do protagonista, e para isso contaremos também com a crítica de Langaro (2015). Percorreremos as teorias apresentadas com o intuito de verificar as contribuições da literatura para a construção desse indivíduo em conflito, verificando como esse narrador se elabora, baseado em suas experiências, especialmente, literárias, constatando assim o papel fundamental que a literatura exerce na formação deste sujeito.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1475
url https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1475
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1475/1396
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1475/1397
dc.rights.driver.fl_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Letras Raras; Vol. 8 No. 1 (2019): Dossiê atemático; Port. 60-79 / Eng. 58-76
Revista Letras Raras; Vol. 8 Núm. 1 (2019): Dossiê atemático; Port. 60-79 / Eng. 58-76
Revista Letras Raras; Vol. 8 No 1 (2019): Dossiê atemático; Port. 60-79 / Eng. 58-76
Revista Letras Raras; v. 8 n. 1 (2019): Dossiê atemático; Port. 60-79 / Eng. 58-76
2317-2347
reponame:Revista Letras Raras
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Revista Letras Raras
collection Revista Letras Raras
repository.name.fl_str_mv Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv ||letrasrarasufcg@gmail.com
_version_ 1799319783562280960