Experiências de leitura e formação do leitor em O fazedor de velhos, de Rodrigo Lacerda
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Letras Raras |
Texto Completo: | https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1475 |
Resumo: | DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v8i1.1061 O objetivo principal deste trabalho é analisar o livro O Fazedor de Velhos, de Rodrigo Lacerda, a partir das nuances da formação do leitor/narrador por meio de suas experiências, para isso, será necessário verificar como o personagem principal, no decorrer da narração, se constrói e identificar a que processos de leitura ele recorre para sua formação enquanto leitor. Destacaremos o papel formador da literatura através de mediações da família e da vida social, atentando para aspectos, como a relação deste sujeito com o texto, efetivada pelo diálogo de ambas as partes. Voltaremos também para a construção desse narrador, observando como se dão suas experiências literárias envolvidas pelo prazer do texto, o que culmina na solução de seu dilema. Para respaldar tais argumentos recorreremos, primeiramente, a Benjamin (1994a; 1994b) para tratar da experiência desse sujeito; a Santiago (1989) para se pensar a construção desse narrador, que narra a partir das próprias experiências; ao atentar para o proceder da literatura, a relação entre texto e leitor, nos apoiaremos em Zilberman (1985); a partir de Barthes (2006), refletiremos sobre o prazer do texto; e sob a perspectiva de Silva (2013) analisaremos as experiências literárias do protagonista, e para isso contaremos também com a crítica de Langaro (2015). Percorreremos as teorias apresentadas com o intuito de verificar as contribuições da literatura para a construção desse indivíduo em conflito, verificando como esse narrador se elabora, baseado em suas experiências, especialmente, literárias, constatando assim o papel fundamental que a literatura exerce na formação deste sujeito. |
id |
UFCG-2_bac5c20d484e3cf33c89ffe65784002b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1475 |
network_acronym_str |
UFCG-2 |
network_name_str |
Revista Letras Raras |
repository_id_str |
|
spelling |
Experiências de leitura e formação do leitor em O fazedor de velhos, de Rodrigo LacerdaO fazedor de velhosNarradorFormação do leitorExperiência DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v8i1.1061 O objetivo principal deste trabalho é analisar o livro O Fazedor de Velhos, de Rodrigo Lacerda, a partir das nuances da formação do leitor/narrador por meio de suas experiências, para isso, será necessário verificar como o personagem principal, no decorrer da narração, se constrói e identificar a que processos de leitura ele recorre para sua formação enquanto leitor. Destacaremos o papel formador da literatura através de mediações da família e da vida social, atentando para aspectos, como a relação deste sujeito com o texto, efetivada pelo diálogo de ambas as partes. Voltaremos também para a construção desse narrador, observando como se dão suas experiências literárias envolvidas pelo prazer do texto, o que culmina na solução de seu dilema. Para respaldar tais argumentos recorreremos, primeiramente, a Benjamin (1994a; 1994b) para tratar da experiência desse sujeito; a Santiago (1989) para se pensar a construção desse narrador, que narra a partir das próprias experiências; ao atentar para o proceder da literatura, a relação entre texto e leitor, nos apoiaremos em Zilberman (1985); a partir de Barthes (2006), refletiremos sobre o prazer do texto; e sob a perspectiva de Silva (2013) analisaremos as experiências literárias do protagonista, e para isso contaremos também com a crítica de Langaro (2015). Percorreremos as teorias apresentadas com o intuito de verificar as contribuições da literatura para a construção desse indivíduo em conflito, verificando como esse narrador se elabora, baseado em suas experiências, especialmente, literárias, constatando assim o papel fundamental que a literatura exerce na formação deste sujeito. Editora Universitaria da UFCG2023-10-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1475Revista Letras Raras; Vol. 8 No. 1 (2019): Dossiê atemático; Port. 60-79 / Eng. 58-76Revista Letras Raras; Vol. 8 Núm. 1 (2019): Dossiê atemático; Port. 60-79 / Eng. 58-76Revista Letras Raras; Vol. 8 No 1 (2019): Dossiê atemático; Port. 60-79 / Eng. 58-76Revista Letras Raras; v. 8 n. 1 (2019): Dossiê atemático; Port. 60-79 / Eng. 58-762317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1475/1396https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1475/1397© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Elaine Paula Volet da Valdati, Nilcéia 2024-01-04T23:54:55Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1475Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2024-01-04T23:54:55Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experiências de leitura e formação do leitor em O fazedor de velhos, de Rodrigo Lacerda |
title |
Experiências de leitura e formação do leitor em O fazedor de velhos, de Rodrigo Lacerda |
spellingShingle |
Experiências de leitura e formação do leitor em O fazedor de velhos, de Rodrigo Lacerda Silva, Elaine Paula Volet da O fazedor de velhos Narrador Formação do leitor Experiência |
title_short |
Experiências de leitura e formação do leitor em O fazedor de velhos, de Rodrigo Lacerda |
title_full |
Experiências de leitura e formação do leitor em O fazedor de velhos, de Rodrigo Lacerda |
title_fullStr |
Experiências de leitura e formação do leitor em O fazedor de velhos, de Rodrigo Lacerda |
title_full_unstemmed |
Experiências de leitura e formação do leitor em O fazedor de velhos, de Rodrigo Lacerda |
title_sort |
Experiências de leitura e formação do leitor em O fazedor de velhos, de Rodrigo Lacerda |
author |
Silva, Elaine Paula Volet da |
author_facet |
Silva, Elaine Paula Volet da Valdati, Nilcéia |
author_role |
author |
author2 |
Valdati, Nilcéia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Elaine Paula Volet da Valdati, Nilcéia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
O fazedor de velhos Narrador Formação do leitor Experiência |
topic |
O fazedor de velhos Narrador Formação do leitor Experiência |
description |
DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v8i1.1061 O objetivo principal deste trabalho é analisar o livro O Fazedor de Velhos, de Rodrigo Lacerda, a partir das nuances da formação do leitor/narrador por meio de suas experiências, para isso, será necessário verificar como o personagem principal, no decorrer da narração, se constrói e identificar a que processos de leitura ele recorre para sua formação enquanto leitor. Destacaremos o papel formador da literatura através de mediações da família e da vida social, atentando para aspectos, como a relação deste sujeito com o texto, efetivada pelo diálogo de ambas as partes. Voltaremos também para a construção desse narrador, observando como se dão suas experiências literárias envolvidas pelo prazer do texto, o que culmina na solução de seu dilema. Para respaldar tais argumentos recorreremos, primeiramente, a Benjamin (1994a; 1994b) para tratar da experiência desse sujeito; a Santiago (1989) para se pensar a construção desse narrador, que narra a partir das próprias experiências; ao atentar para o proceder da literatura, a relação entre texto e leitor, nos apoiaremos em Zilberman (1985); a partir de Barthes (2006), refletiremos sobre o prazer do texto; e sob a perspectiva de Silva (2013) analisaremos as experiências literárias do protagonista, e para isso contaremos também com a crítica de Langaro (2015). Percorreremos as teorias apresentadas com o intuito de verificar as contribuições da literatura para a construção desse indivíduo em conflito, verificando como esse narrador se elabora, baseado em suas experiências, especialmente, literárias, constatando assim o papel fundamental que a literatura exerce na formação deste sujeito. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1475 |
url |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1475 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1475/1396 https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1475/1397 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
© 2023 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
© 2023 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitaria da UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitaria da UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Letras Raras; Vol. 8 No. 1 (2019): Dossiê atemático; Port. 60-79 / Eng. 58-76 Revista Letras Raras; Vol. 8 Núm. 1 (2019): Dossiê atemático; Port. 60-79 / Eng. 58-76 Revista Letras Raras; Vol. 8 No 1 (2019): Dossiê atemático; Port. 60-79 / Eng. 58-76 Revista Letras Raras; v. 8 n. 1 (2019): Dossiê atemático; Port. 60-79 / Eng. 58-76 2317-2347 reponame:Revista Letras Raras instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Revista Letras Raras |
collection |
Revista Letras Raras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||letrasrarasufcg@gmail.com |
_version_ |
1799319783562280960 |