O vlog como gênero textual aplicado a questões de ensino de Literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Letras Raras |
Texto Completo: | https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1877 |
Resumo: | DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rlr.v2i1.142 O declínio do tradicionalismo no ensino exige do professor novas posturas perante velhos conteúdos. Este artigo discorre sobre uma nova tendência entre desenvolvedores de vlogs, envolvendo a releitura de determinadas obras literárias, além de apresentar uma proposta de aplicação de tais ideias em aulas de literatura. Levando este fato em consideração, o presente trabalho faz uma breve apresentação do gênero vlog e suas principais características enquanto gênero textual aplicado ao ensino (LIMA; LUNA, 2012). Depois da apresentação teórica, será realizada uma análise contrastiva entre a obra "Orgulho e Preconceito", de Jane Austen, e a sua adaptação para o vlog "The Lizzie Bennet Diaries". Com isso, espera-se desenvolver um estudo que descreva como os vlogs podem auxiliar professores de língua e literatura a visualizar a possibilidade da utilização do gênero vlog em suas aulas, não apenas para ir além do tradicionalismo vigente nestas aulas, mas também para promover o desenvolvimento de competências interculturais e uma interação efetiva do educando com as obras trabalhadas em sala de aula, proporcionando a sensibilização literária dos alunos. |
id |
UFCG-2_c1a920cd1895da7eedd876c2c8e4a403 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1877 |
network_acronym_str |
UFCG-2 |
network_name_str |
Revista Letras Raras |
repository_id_str |
|
spelling |
O vlog como gênero textual aplicado a questões de ensino de LiteraturaLínguaLiteraturaVlogReleiturasDOI: http://dx.doi.org/10.35572/rlr.v2i1.142 O declínio do tradicionalismo no ensino exige do professor novas posturas perante velhos conteúdos. Este artigo discorre sobre uma nova tendência entre desenvolvedores de vlogs, envolvendo a releitura de determinadas obras literárias, além de apresentar uma proposta de aplicação de tais ideias em aulas de literatura. Levando este fato em consideração, o presente trabalho faz uma breve apresentação do gênero vlog e suas principais características enquanto gênero textual aplicado ao ensino (LIMA; LUNA, 2012). Depois da apresentação teórica, será realizada uma análise contrastiva entre a obra "Orgulho e Preconceito", de Jane Austen, e a sua adaptação para o vlog "The Lizzie Bennet Diaries". Com isso, espera-se desenvolver um estudo que descreva como os vlogs podem auxiliar professores de língua e literatura a visualizar a possibilidade da utilização do gênero vlog em suas aulas, não apenas para ir além do tradicionalismo vigente nestas aulas, mas também para promover o desenvolvimento de competências interculturais e uma interação efetiva do educando com as obras trabalhadas em sala de aula, proporcionando a sensibilização literária dos alunos.Editora Universitaria da UFCG2023-10-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1877Revista Letras Raras; Vol. 2 No. 1 (2013): Revista Letras Raras; 42 - 56Revista Letras Raras; Vol. 2 Núm. 1 (2013): Revista Letras Raras; 42 - 56Revista Letras Raras; Vol. 2 No 1 (2013): Revista Letras Raras; 42 - 56Revista Letras Raras; v. 2 n. 1 (2013): Revista Letras Raras; 42 - 562317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1877/1794© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLUNA, Rossana Paulino de BRANCO, Sinara de Oliveira 2024-01-04T23:47:23Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1877Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2024-01-04T23:47:23Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O vlog como gênero textual aplicado a questões de ensino de Literatura |
title |
O vlog como gênero textual aplicado a questões de ensino de Literatura |
spellingShingle |
O vlog como gênero textual aplicado a questões de ensino de Literatura LUNA, Rossana Paulino de Língua Literatura Vlog Releituras |
title_short |
O vlog como gênero textual aplicado a questões de ensino de Literatura |
title_full |
O vlog como gênero textual aplicado a questões de ensino de Literatura |
title_fullStr |
O vlog como gênero textual aplicado a questões de ensino de Literatura |
title_full_unstemmed |
O vlog como gênero textual aplicado a questões de ensino de Literatura |
title_sort |
O vlog como gênero textual aplicado a questões de ensino de Literatura |
author |
LUNA, Rossana Paulino de |
author_facet |
LUNA, Rossana Paulino de BRANCO, Sinara de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
BRANCO, Sinara de Oliveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LUNA, Rossana Paulino de BRANCO, Sinara de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua Literatura Vlog Releituras |
topic |
Língua Literatura Vlog Releituras |
description |
DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rlr.v2i1.142 O declínio do tradicionalismo no ensino exige do professor novas posturas perante velhos conteúdos. Este artigo discorre sobre uma nova tendência entre desenvolvedores de vlogs, envolvendo a releitura de determinadas obras literárias, além de apresentar uma proposta de aplicação de tais ideias em aulas de literatura. Levando este fato em consideração, o presente trabalho faz uma breve apresentação do gênero vlog e suas principais características enquanto gênero textual aplicado ao ensino (LIMA; LUNA, 2012). Depois da apresentação teórica, será realizada uma análise contrastiva entre a obra "Orgulho e Preconceito", de Jane Austen, e a sua adaptação para o vlog "The Lizzie Bennet Diaries". Com isso, espera-se desenvolver um estudo que descreva como os vlogs podem auxiliar professores de língua e literatura a visualizar a possibilidade da utilização do gênero vlog em suas aulas, não apenas para ir além do tradicionalismo vigente nestas aulas, mas também para promover o desenvolvimento de competências interculturais e uma interação efetiva do educando com as obras trabalhadas em sala de aula, proporcionando a sensibilização literária dos alunos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1877 |
url |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1877 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1877/1794 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
© 2023 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
© 2023 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitaria da UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitaria da UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Letras Raras; Vol. 2 No. 1 (2013): Revista Letras Raras; 42 - 56 Revista Letras Raras; Vol. 2 Núm. 1 (2013): Revista Letras Raras; 42 - 56 Revista Letras Raras; Vol. 2 No 1 (2013): Revista Letras Raras; 42 - 56 Revista Letras Raras; v. 2 n. 1 (2013): Revista Letras Raras; 42 - 56 2317-2347 reponame:Revista Letras Raras instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Revista Letras Raras |
collection |
Revista Letras Raras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||letrasrarasufcg@gmail.com |
_version_ |
1799319785321791488 |