O vlog como gênero textual aplicado a questões de ensino de Literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LUNA, Rossana Paulino de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: BRANCO, Sinara de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Letras Raras
Texto Completo: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1877
Resumo: DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rlr.v2i1.142 O declínio do tradicionalismo no ensino exige do professor novas posturas perante velhos conteúdos. Este artigo discorre sobre uma nova tendência entre desenvolvedores de vlogs, envolvendo a releitura de determinadas obras literárias, além de apresentar uma proposta de aplicação de tais ideias em aulas de literatura. Levando este fato em consideração, o presente trabalho faz uma breve apresentação do gênero vlog e suas principais características enquanto gênero textual aplicado ao ensino (LIMA; LUNA, 2012). Depois da apresentação teórica, será realizada uma análise contrastiva entre a obra "Orgulho e Preconceito", de Jane Austen, e a sua adaptação para o vlog "The Lizzie Bennet Diaries". Com isso, espera-se desenvolver um estudo que descreva como os vlogs podem auxiliar professores de língua e literatura a visualizar a possibilidade da utilização do gênero vlog em suas aulas, não apenas para ir além do tradicionalismo vigente nestas aulas, mas também para promover o desenvolvimento de competências interculturais e uma interação efetiva do educando com as obras trabalhadas em sala de aula, proporcionando a sensibilização literária dos alunos.
id UFCG-2_c1a920cd1895da7eedd876c2c8e4a403
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1877
network_acronym_str UFCG-2
network_name_str Revista Letras Raras
repository_id_str
spelling O vlog como gênero textual aplicado a questões de ensino de LiteraturaLínguaLiteraturaVlogReleiturasDOI: http://dx.doi.org/10.35572/rlr.v2i1.142 O declínio do tradicionalismo no ensino exige do professor novas posturas perante velhos conteúdos. Este artigo discorre sobre uma nova tendência entre desenvolvedores de vlogs, envolvendo a releitura de determinadas obras literárias, além de apresentar uma proposta de aplicação de tais ideias em aulas de literatura. Levando este fato em consideração, o presente trabalho faz uma breve apresentação do gênero vlog e suas principais características enquanto gênero textual aplicado ao ensino (LIMA; LUNA, 2012). Depois da apresentação teórica, será realizada uma análise contrastiva entre a obra "Orgulho e Preconceito", de Jane Austen, e a sua adaptação para o vlog "The Lizzie Bennet Diaries". Com isso, espera-se desenvolver um estudo que descreva como os vlogs podem auxiliar professores de língua e literatura a visualizar a possibilidade da utilização do gênero vlog em suas aulas, não apenas para ir além do tradicionalismo vigente nestas aulas, mas também para promover o desenvolvimento de competências interculturais e uma interação efetiva do educando com as obras trabalhadas em sala de aula, proporcionando a sensibilização literária dos alunos.Editora Universitaria da UFCG2023-10-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1877Revista Letras Raras; Vol. 2 No. 1 (2013): Revista Letras Raras; 42 - 56Revista Letras Raras; Vol. 2 Núm. 1 (2013): Revista Letras Raras; 42 - 56Revista Letras Raras; Vol. 2 No 1 (2013): Revista Letras Raras; 42 - 56Revista Letras Raras; v. 2 n. 1 (2013): Revista Letras Raras; 42 - 562317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1877/1794© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLUNA, Rossana Paulino de BRANCO, Sinara de Oliveira 2024-01-04T23:47:23Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1877Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2024-01-04T23:47:23Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O vlog como gênero textual aplicado a questões de ensino de Literatura
title O vlog como gênero textual aplicado a questões de ensino de Literatura
spellingShingle O vlog como gênero textual aplicado a questões de ensino de Literatura
LUNA, Rossana Paulino de
Língua
Literatura
Vlog
Releituras
title_short O vlog como gênero textual aplicado a questões de ensino de Literatura
title_full O vlog como gênero textual aplicado a questões de ensino de Literatura
title_fullStr O vlog como gênero textual aplicado a questões de ensino de Literatura
title_full_unstemmed O vlog como gênero textual aplicado a questões de ensino de Literatura
title_sort O vlog como gênero textual aplicado a questões de ensino de Literatura
author LUNA, Rossana Paulino de
author_facet LUNA, Rossana Paulino de
BRANCO, Sinara de Oliveira
author_role author
author2 BRANCO, Sinara de Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv LUNA, Rossana Paulino de
BRANCO, Sinara de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Língua
Literatura
Vlog
Releituras
topic Língua
Literatura
Vlog
Releituras
description DOI: http://dx.doi.org/10.35572/rlr.v2i1.142 O declínio do tradicionalismo no ensino exige do professor novas posturas perante velhos conteúdos. Este artigo discorre sobre uma nova tendência entre desenvolvedores de vlogs, envolvendo a releitura de determinadas obras literárias, além de apresentar uma proposta de aplicação de tais ideias em aulas de literatura. Levando este fato em consideração, o presente trabalho faz uma breve apresentação do gênero vlog e suas principais características enquanto gênero textual aplicado ao ensino (LIMA; LUNA, 2012). Depois da apresentação teórica, será realizada uma análise contrastiva entre a obra "Orgulho e Preconceito", de Jane Austen, e a sua adaptação para o vlog "The Lizzie Bennet Diaries". Com isso, espera-se desenvolver um estudo que descreva como os vlogs podem auxiliar professores de língua e literatura a visualizar a possibilidade da utilização do gênero vlog em suas aulas, não apenas para ir além do tradicionalismo vigente nestas aulas, mas também para promover o desenvolvimento de competências interculturais e uma interação efetiva do educando com as obras trabalhadas em sala de aula, proporcionando a sensibilização literária dos alunos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1877
url https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1877
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1877/1794
dc.rights.driver.fl_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Letras Raras; Vol. 2 No. 1 (2013): Revista Letras Raras; 42 - 56
Revista Letras Raras; Vol. 2 Núm. 1 (2013): Revista Letras Raras; 42 - 56
Revista Letras Raras; Vol. 2 No 1 (2013): Revista Letras Raras; 42 - 56
Revista Letras Raras; v. 2 n. 1 (2013): Revista Letras Raras; 42 - 56
2317-2347
reponame:Revista Letras Raras
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Revista Letras Raras
collection Revista Letras Raras
repository.name.fl_str_mv Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv ||letrasrarasufcg@gmail.com
_version_ 1799319785321791488