Vlog como gênero no YouTube: a profissionalização do conteúdo gerado por usuário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coruja, Paula
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicologia
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/8128
Resumo: Nesse artigo, partimos do vlog, um tipo de produção emblemática para o YouTube, que concentra basicamente conteúdo gerado por usuários, para analisar o processo de profissionalização desse tipo de produção, e, por consequência, dos sujeitos que o produzem. Para tanto, fizemos uma discussão sobre a plataforma, percorrendo um pouco do seu desenvolvimento ao longo dos últimos 12 anos, analisamos a produção de teses e dissertações da área da Comunicação sobre o tema e finalizamos com os aspectos que caracterizam a profissionalização dessa prática. 
id UCB-4_9785a7faef5d70e34107383e2e72bf71
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/8128
network_acronym_str UCB-4
network_name_str Comunicologia
repository_id_str
spelling Vlog como gênero no YouTube: a profissionalização do conteúdo gerado por usuáriovlog YouTube conteúdo gerado por usuário profissionalizaçãoNesse artigo, partimos do vlog, um tipo de produção emblemática para o YouTube, que concentra basicamente conteúdo gerado por usuários, para analisar o processo de profissionalização desse tipo de produção, e, por consequência, dos sujeitos que o produzem. Para tanto, fizemos uma discussão sobre a plataforma, percorrendo um pouco do seu desenvolvimento ao longo dos últimos 12 anos, analisamos a produção de teses e dissertações da área da Comunicação sobre o tema e finalizamos com os aspectos que caracterizam a profissionalização dessa prática. Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas2017-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/812810.24860/comunicologia.v10i1.8128Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 10, N. 1, JAN./JUN., 2017; 46-661981-213210.24860/comunicologia.v10i1reponame:Comunicologiainstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/8128/5125Copyright (c) 2017 Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasíliainfo:eu-repo/semantics/openAccessCoruja, Paula2022-03-03T20:31:49Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/8128Revistahttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCBPRIhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/oaisdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com1981-21321981-2132opendoar:2022-03-03T20:31:49Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv Vlog como gênero no YouTube: a profissionalização do conteúdo gerado por usuário
title Vlog como gênero no YouTube: a profissionalização do conteúdo gerado por usuário
spellingShingle Vlog como gênero no YouTube: a profissionalização do conteúdo gerado por usuário
Coruja, Paula
vlog
YouTube
conteúdo gerado por usuário
profissionalização
title_short Vlog como gênero no YouTube: a profissionalização do conteúdo gerado por usuário
title_full Vlog como gênero no YouTube: a profissionalização do conteúdo gerado por usuário
title_fullStr Vlog como gênero no YouTube: a profissionalização do conteúdo gerado por usuário
title_full_unstemmed Vlog como gênero no YouTube: a profissionalização do conteúdo gerado por usuário
title_sort Vlog como gênero no YouTube: a profissionalização do conteúdo gerado por usuário
author Coruja, Paula
author_facet Coruja, Paula
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coruja, Paula
dc.subject.por.fl_str_mv vlog
YouTube
conteúdo gerado por usuário
profissionalização
topic vlog
YouTube
conteúdo gerado por usuário
profissionalização
description Nesse artigo, partimos do vlog, um tipo de produção emblemática para o YouTube, que concentra basicamente conteúdo gerado por usuários, para analisar o processo de profissionalização desse tipo de produção, e, por consequência, dos sujeitos que o produzem. Para tanto, fizemos uma discussão sobre a plataforma, percorrendo um pouco do seu desenvolvimento ao longo dos últimos 12 anos, analisamos a produção de teses e dissertações da área da Comunicação sobre o tema e finalizamos com os aspectos que caracterizam a profissionalização dessa prática. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/8128
10.24860/comunicologia.v10i1.8128
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/8128
identifier_str_mv 10.24860/comunicologia.v10i1.8128
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/8128/5125
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas
dc.source.none.fl_str_mv Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 10, N. 1, JAN./JUN., 2017; 46-66
1981-2132
10.24860/comunicologia.v10i1
reponame:Comunicologia
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Comunicologia
collection Comunicologia
repository.name.fl_str_mv Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv sdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com
_version_ 1799304105975349248