Aula pública: catalogação de um gênero discursivo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Letras Raras |
Texto Completo: | https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1707 |
Resumo: | DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v5i3.702 Diante da constatação da existência de uma forma discursiva mais, ou menos estável em composição e em temática, enquanto fenômeno social, histórico, cultural e ideológico realizado em um contexto de oralidade e da posterior verificação da sua não catalogação científica, propõe-se, nesse texto, registrar a aula pública como um gênero discursivo.1 A seguir, arrolam-se algumas evidências reais da existência do gênero discursivo aula pública como acontecimento sociodiscursivo:“dizem” sua ideologia através da maneira mais representativa (mais próxima do real) do sociocultural e histórico que os caracteriza e define. A composição é a estruturação e/ou organização da língua sob a forma de enunciados, isto é, é o arranjo formal da língua escolhido para melhor veiculação e representação do tema e do estilo de dado gênero discursivo de dada comunidade de prática humana. |
id |
UFCG-2_e002b5ac35bd9a2fc521fd98b43e9ab7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1707 |
network_acronym_str |
UFCG-2 |
network_name_str |
Revista Letras Raras |
repository_id_str |
|
spelling |
Aula pública: catalogação de um gênero discursivoEnsaioDOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v5i3.702 Diante da constatação da existência de uma forma discursiva mais, ou menos estável em composição e em temática, enquanto fenômeno social, histórico, cultural e ideológico realizado em um contexto de oralidade e da posterior verificação da sua não catalogação científica, propõe-se, nesse texto, registrar a aula pública como um gênero discursivo.1 A seguir, arrolam-se algumas evidências reais da existência do gênero discursivo aula pública como acontecimento sociodiscursivo:“dizem” sua ideologia através da maneira mais representativa (mais próxima do real) do sociocultural e histórico que os caracteriza e define. A composição é a estruturação e/ou organização da língua sob a forma de enunciados, isto é, é o arranjo formal da língua escolhido para melhor veiculação e representação do tema e do estilo de dado gênero discursivo de dada comunidade de prática humana.Editora Universitaria da UFCG2023-10-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1707Revista Letras Raras; Vol. 5 No. 3 (2016): Estudos de línguas e literaturas indígenas; 115-121Revista Letras Raras; Vol. 5 Núm. 3 (2016): Estudos de línguas e literaturas indígenas; 115-121Revista Letras Raras; Vol. 5 No 3 (2016): Estudos de línguas e literaturas indígenas; 115-121Revista Letras Raras; v. 5 n. 3 (2016): Estudos de línguas e literaturas indígenas; 115-1212317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1707/1632© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFreitag, Felipe 2024-01-04T23:51:55Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1707Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2024-01-04T23:51:55Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aula pública: catalogação de um gênero discursivo |
title |
Aula pública: catalogação de um gênero discursivo |
spellingShingle |
Aula pública: catalogação de um gênero discursivo Freitag, Felipe Ensaio |
title_short |
Aula pública: catalogação de um gênero discursivo |
title_full |
Aula pública: catalogação de um gênero discursivo |
title_fullStr |
Aula pública: catalogação de um gênero discursivo |
title_full_unstemmed |
Aula pública: catalogação de um gênero discursivo |
title_sort |
Aula pública: catalogação de um gênero discursivo |
author |
Freitag, Felipe |
author_facet |
Freitag, Felipe |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitag, Felipe |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensaio |
topic |
Ensaio |
description |
DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v5i3.702 Diante da constatação da existência de uma forma discursiva mais, ou menos estável em composição e em temática, enquanto fenômeno social, histórico, cultural e ideológico realizado em um contexto de oralidade e da posterior verificação da sua não catalogação científica, propõe-se, nesse texto, registrar a aula pública como um gênero discursivo.1 A seguir, arrolam-se algumas evidências reais da existência do gênero discursivo aula pública como acontecimento sociodiscursivo:“dizem” sua ideologia através da maneira mais representativa (mais próxima do real) do sociocultural e histórico que os caracteriza e define. A composição é a estruturação e/ou organização da língua sob a forma de enunciados, isto é, é o arranjo formal da língua escolhido para melhor veiculação e representação do tema e do estilo de dado gênero discursivo de dada comunidade de prática humana. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1707 |
url |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1707 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1707/1632 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
© 2023 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
© 2023 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitaria da UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitaria da UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Letras Raras; Vol. 5 No. 3 (2016): Estudos de línguas e literaturas indígenas; 115-121 Revista Letras Raras; Vol. 5 Núm. 3 (2016): Estudos de línguas e literaturas indígenas; 115-121 Revista Letras Raras; Vol. 5 No 3 (2016): Estudos de línguas e literaturas indígenas; 115-121 Revista Letras Raras; v. 5 n. 3 (2016): Estudos de línguas e literaturas indígenas; 115-121 2317-2347 reponame:Revista Letras Raras instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Revista Letras Raras |
collection |
Revista Letras Raras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||letrasrarasufcg@gmail.com |
_version_ |
1799319784848883712 |