Discurso e cultura na aula de língua materna: uma abordagem discursiva da textualidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/618 |
Resumo: | Considerando a problemática acerca da linguagem e da identidade nos estudos de perspectiva discursiva, de Pêcheux e de Orlandi, este artigo analisa representações construídas discursivamente sobre o Brasil, compreendendo os sentidos produzidos em práticas de leitura em língua materna. O presente estudo de caso foi baseado na Proposta Multidimensional-Discursiva, de Serrani, que considera a interdependência entre três componentes: o intercultural, língua e discurso e práticas verbais. Analisando um texto de Marilena Chauí, em sala de aula, foi possível observar que a cultura brasileira e a estrutura da língua podem ser trabalhadas de maneira integrada. Podemos concluir que a articulação do componente sociocultural ao língua-discurso nos fornece uma chance de compreender o funcionamento discursivo de textos sobre cultura. |
id |
UNB-30_f2994e63e494691c2b66a94cd7eb1d5f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/618 |
network_acronym_str |
UNB-30 |
network_name_str |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
repository_id_str |
|
spelling |
Discurso e cultura na aula de língua materna: uma abordagem discursiva da textualidadeAnálise do discurso;Identidade brasileira;Ensaios;CulturaConsiderando a problemática acerca da linguagem e da identidade nos estudos de perspectiva discursiva, de Pêcheux e de Orlandi, este artigo analisa representações construídas discursivamente sobre o Brasil, compreendendo os sentidos produzidos em práticas de leitura em língua materna. O presente estudo de caso foi baseado na Proposta Multidimensional-Discursiva, de Serrani, que considera a interdependência entre três componentes: o intercultural, língua e discurso e práticas verbais. Analisando um texto de Marilena Chauí, em sala de aula, foi possível observar que a cultura brasileira e a estrutura da língua podem ser trabalhadas de maneira integrada. Podemos concluir que a articulação do componente sociocultural ao língua-discurso nos fornece uma chance de compreender o funcionamento discursivo de textos sobre cultura.Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada2011-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/61810.26512/rhla.v7i2.618Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 7 No. 2 (2008); 35-46Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 7 n. 2 (2008); 35-462237-09511677-9770reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicadainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/618/517Dias, Luciana Cristina Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-14T01:42:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/618Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/oaihorizontesla@gmail.com2237-09511677-9770opendoar:2023-01-13T09:49:16.642493Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Discurso e cultura na aula de língua materna: uma abordagem discursiva da textualidade |
title |
Discurso e cultura na aula de língua materna: uma abordagem discursiva da textualidade |
spellingShingle |
Discurso e cultura na aula de língua materna: uma abordagem discursiva da textualidade Dias, Luciana Cristina Ferreira Análise do discurso; Identidade brasileira; Ensaios; Cultura |
title_short |
Discurso e cultura na aula de língua materna: uma abordagem discursiva da textualidade |
title_full |
Discurso e cultura na aula de língua materna: uma abordagem discursiva da textualidade |
title_fullStr |
Discurso e cultura na aula de língua materna: uma abordagem discursiva da textualidade |
title_full_unstemmed |
Discurso e cultura na aula de língua materna: uma abordagem discursiva da textualidade |
title_sort |
Discurso e cultura na aula de língua materna: uma abordagem discursiva da textualidade |
author |
Dias, Luciana Cristina Ferreira |
author_facet |
Dias, Luciana Cristina Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Luciana Cristina Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise do discurso; Identidade brasileira; Ensaios; Cultura |
topic |
Análise do discurso; Identidade brasileira; Ensaios; Cultura |
description |
Considerando a problemática acerca da linguagem e da identidade nos estudos de perspectiva discursiva, de Pêcheux e de Orlandi, este artigo analisa representações construídas discursivamente sobre o Brasil, compreendendo os sentidos produzidos em práticas de leitura em língua materna. O presente estudo de caso foi baseado na Proposta Multidimensional-Discursiva, de Serrani, que considera a interdependência entre três componentes: o intercultural, língua e discurso e práticas verbais. Analisando um texto de Marilena Chauí, em sala de aula, foi possível observar que a cultura brasileira e a estrutura da língua podem ser trabalhadas de maneira integrada. Podemos concluir que a articulação do componente sociocultural ao língua-discurso nos fornece uma chance de compreender o funcionamento discursivo de textos sobre cultura. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-09-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/618 10.26512/rhla.v7i2.618 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/618 |
identifier_str_mv |
10.26512/rhla.v7i2.618 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/618/517 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 7 No. 2 (2008); 35-46 Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 7 n. 2 (2008); 35-46 2237-0951 1677-9770 reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicada instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
collection |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizontesla@gmail.com |
_version_ |
1797051344776855552 |