Discurso e cultura na aula de língua materna: uma abordagem discursiva da textualidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Luciana Cristina Ferreira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Horizontes de Linguística Aplicada
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/618
Resumo: Considerando a problemática acerca da linguagem e da identidade nos estudos de perspectiva discursiva, de Pêcheux e de Orlandi, este artigo analisa representações construídas discursivamente sobre o Brasil, compreendendo os sentidos produzidos em práticas de leitura em língua materna. O presente estudo de caso foi baseado na Proposta Multidimensional-Discursiva, de Serrani, que considera a interdependência entre três componentes: o intercultural, língua e discurso e práticas verbais. Analisando um texto de Marilena Chauí, em sala de aula, foi possível observar que a cultura brasileira e a estrutura da língua podem ser trabalhadas de maneira integrada. Podemos concluir que a articulação do componente sociocultural ao língua-discurso nos fornece uma chance de compreender o funcionamento discursivo de textos sobre cultura.
id UNB-30_f2994e63e494691c2b66a94cd7eb1d5f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/618
network_acronym_str UNB-30
network_name_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository_id_str
spelling Discurso e cultura na aula de língua materna: uma abordagem discursiva da textualidadeAnálise do discurso;Identidade brasileira;Ensaios;CulturaConsiderando a problemática acerca da linguagem e da identidade nos estudos de perspectiva discursiva, de Pêcheux e de Orlandi, este artigo analisa representações construídas discursivamente sobre o Brasil, compreendendo os sentidos produzidos em práticas de leitura em língua materna. O presente estudo de caso foi baseado na Proposta Multidimensional-Discursiva, de Serrani, que considera a interdependência entre três componentes: o intercultural, língua e discurso e práticas verbais. Analisando um texto de Marilena Chauí, em sala de aula, foi possível observar que a cultura brasileira e a estrutura da língua podem ser trabalhadas de maneira integrada. Podemos concluir que a articulação do componente sociocultural ao língua-discurso nos fornece uma chance de compreender o funcionamento discursivo de textos sobre cultura.Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada2011-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/61810.26512/rhla.v7i2.618Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 7 No. 2 (2008); 35-46Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 7 n. 2 (2008); 35-462237-09511677-9770reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicadainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/618/517Dias, Luciana Cristina Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-14T01:42:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/618Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/oaihorizontesla@gmail.com2237-09511677-9770opendoar:2023-01-13T09:49:16.642493Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Discurso e cultura na aula de língua materna: uma abordagem discursiva da textualidade
title Discurso e cultura na aula de língua materna: uma abordagem discursiva da textualidade
spellingShingle Discurso e cultura na aula de língua materna: uma abordagem discursiva da textualidade
Dias, Luciana Cristina Ferreira
Análise do discurso;
Identidade brasileira;
Ensaios;
Cultura
title_short Discurso e cultura na aula de língua materna: uma abordagem discursiva da textualidade
title_full Discurso e cultura na aula de língua materna: uma abordagem discursiva da textualidade
title_fullStr Discurso e cultura na aula de língua materna: uma abordagem discursiva da textualidade
title_full_unstemmed Discurso e cultura na aula de língua materna: uma abordagem discursiva da textualidade
title_sort Discurso e cultura na aula de língua materna: uma abordagem discursiva da textualidade
author Dias, Luciana Cristina Ferreira
author_facet Dias, Luciana Cristina Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Luciana Cristina Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Análise do discurso;
Identidade brasileira;
Ensaios;
Cultura
topic Análise do discurso;
Identidade brasileira;
Ensaios;
Cultura
description Considerando a problemática acerca da linguagem e da identidade nos estudos de perspectiva discursiva, de Pêcheux e de Orlandi, este artigo analisa representações construídas discursivamente sobre o Brasil, compreendendo os sentidos produzidos em práticas de leitura em língua materna. O presente estudo de caso foi baseado na Proposta Multidimensional-Discursiva, de Serrani, que considera a interdependência entre três componentes: o intercultural, língua e discurso e práticas verbais. Analisando um texto de Marilena Chauí, em sala de aula, foi possível observar que a cultura brasileira e a estrutura da língua podem ser trabalhadas de maneira integrada. Podemos concluir que a articulação do componente sociocultural ao língua-discurso nos fornece uma chance de compreender o funcionamento discursivo de textos sobre cultura.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/618
10.26512/rhla.v7i2.618
url https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/618
identifier_str_mv 10.26512/rhla.v7i2.618
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/618/517
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 7 No. 2 (2008); 35-46
Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 7 n. 2 (2008); 35-46
2237-0951
1677-9770
reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicada
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
collection Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository.name.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv horizontesla@gmail.com
_version_ 1797051344776855552