Migrantes internos: o reconhecimento da variação linguística e os desafios interculturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Fábio Ronne de Santana
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Letras Raras
Texto Completo: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/932
Resumo: Este artigo apresenta o reconhecimento da variação linguística por estudantes migrantes em regiões com fluxo migratório interno, especialmente nas cidades de Juazeiro/BA e de Petrolina/PE, no Semiárido Brasileiro. Buscou-se identificar o entendimento dos tipos e níveis de variação linguística pelos migrantes internos em contexto escolar, analisar a relação intercultural entre as variedades do Português Brasileiro pelos estudantes migrantes e apontar a resistência do preconceito linguístico nesses sujeitos. A pesquisa é de abordagem qualitativa, guiada pela Sociolinguística educacional e foi desenvolvida em duas escolas estaduais no Semiárido Brasileiro. Os dados de análise foram gerados por meio de observação direta, de questionários e de grupos focais que foram entrecruzados e analisados pela triangulação de métodos. Os resultados mostram que nesse contexto a percepção da variação diatópica no nível fonético-fonológico é relevante; entretanto, a abordagem intercultural entre as variedades do português é uma realidade distante, o que induz e estimula o preconceito linguístico entre eles.
id UFCG-2_e224bb5c2a16bc5b6a8748d077b0f110
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/932
network_acronym_str UFCG-2
network_name_str Revista Letras Raras
repository_id_str
spelling Migrantes internos: o reconhecimento da variação linguística e os desafios interculturaisVariação linguísticaEducação interculturaMigração internaEste artigo apresenta o reconhecimento da variação linguística por estudantes migrantes em regiões com fluxo migratório interno, especialmente nas cidades de Juazeiro/BA e de Petrolina/PE, no Semiárido Brasileiro. Buscou-se identificar o entendimento dos tipos e níveis de variação linguística pelos migrantes internos em contexto escolar, analisar a relação intercultural entre as variedades do Português Brasileiro pelos estudantes migrantes e apontar a resistência do preconceito linguístico nesses sujeitos. A pesquisa é de abordagem qualitativa, guiada pela Sociolinguística educacional e foi desenvolvida em duas escolas estaduais no Semiárido Brasileiro. Os dados de análise foram gerados por meio de observação direta, de questionários e de grupos focais que foram entrecruzados e analisados pela triangulação de métodos. Os resultados mostram que nesse contexto a percepção da variação diatópica no nível fonético-fonológico é relevante; entretanto, a abordagem intercultural entre as variedades do português é uma realidade distante, o que induz e estimula o preconceito linguístico entre eles.Editora Universitaria da UFCG2022-07-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/93210.5281/zenodo.8218209Revista Letras Raras; Vol. 11 No. 2 (2022): Diversidade linguístico-cultural na sala de aula; 10-40Revista Letras Raras; Vol. 11 Núm. 2 (2022): Diversidade linguístico-cultural na sala de aula; 10-40Revista Letras Raras; Vol. 11 No 2 (2022): Diversidade linguístico-cultural na sala de aula; 10-40Revista Letras Raras; v. 11 n. 2 (2022): Diversidade linguístico-cultural na sala de aula; 10-402317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/932/810© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLima, Fábio Ronne de Santana2023-08-09T12:41:03Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/932Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2023-08-09T12:41:03Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Migrantes internos: o reconhecimento da variação linguística e os desafios interculturais
title Migrantes internos: o reconhecimento da variação linguística e os desafios interculturais
spellingShingle Migrantes internos: o reconhecimento da variação linguística e os desafios interculturais
Lima, Fábio Ronne de Santana
Variação linguística
Educação intercultura
Migração interna
title_short Migrantes internos: o reconhecimento da variação linguística e os desafios interculturais
title_full Migrantes internos: o reconhecimento da variação linguística e os desafios interculturais
title_fullStr Migrantes internos: o reconhecimento da variação linguística e os desafios interculturais
title_full_unstemmed Migrantes internos: o reconhecimento da variação linguística e os desafios interculturais
title_sort Migrantes internos: o reconhecimento da variação linguística e os desafios interculturais
author Lima, Fábio Ronne de Santana
author_facet Lima, Fábio Ronne de Santana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Fábio Ronne de Santana
dc.subject.por.fl_str_mv Variação linguística
Educação intercultura
Migração interna
topic Variação linguística
Educação intercultura
Migração interna
description Este artigo apresenta o reconhecimento da variação linguística por estudantes migrantes em regiões com fluxo migratório interno, especialmente nas cidades de Juazeiro/BA e de Petrolina/PE, no Semiárido Brasileiro. Buscou-se identificar o entendimento dos tipos e níveis de variação linguística pelos migrantes internos em contexto escolar, analisar a relação intercultural entre as variedades do Português Brasileiro pelos estudantes migrantes e apontar a resistência do preconceito linguístico nesses sujeitos. A pesquisa é de abordagem qualitativa, guiada pela Sociolinguística educacional e foi desenvolvida em duas escolas estaduais no Semiárido Brasileiro. Os dados de análise foram gerados por meio de observação direta, de questionários e de grupos focais que foram entrecruzados e analisados pela triangulação de métodos. Os resultados mostram que nesse contexto a percepção da variação diatópica no nível fonético-fonológico é relevante; entretanto, a abordagem intercultural entre as variedades do português é uma realidade distante, o que induz e estimula o preconceito linguístico entre eles.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/932
10.5281/zenodo.8218209
url https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/932
identifier_str_mv 10.5281/zenodo.8218209
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/932/810
dc.rights.driver.fl_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Letras Raras; Vol. 11 No. 2 (2022): Diversidade linguístico-cultural na sala de aula; 10-40
Revista Letras Raras; Vol. 11 Núm. 2 (2022): Diversidade linguístico-cultural na sala de aula; 10-40
Revista Letras Raras; Vol. 11 No 2 (2022): Diversidade linguístico-cultural na sala de aula; 10-40
Revista Letras Raras; v. 11 n. 2 (2022): Diversidade linguístico-cultural na sala de aula; 10-40
2317-2347
reponame:Revista Letras Raras
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Revista Letras Raras
collection Revista Letras Raras
repository.name.fl_str_mv Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv ||letrasrarasufcg@gmail.com
_version_ 1799319782073303041