O ensino na era do COVID-19: desafios, promessas e progressos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alvim, Renato de Souza
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Vieira, Nilzimar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Letras Raras
Texto Completo: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1357
Resumo: DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v9i4.1938 A pandemia do Coronavírus que se instalou entre nós tem gerado inigualáveis consequências para todos os setores da sociedade. Dos serviços para sanear a desigualdade de oportunidades entre os estudantes, performance de aulas on-line, workshops profissionais para instrutores, incluindo as necessidades básicas e serviços psicológicos, o meio acadêmico tem enfrentado vários desafios que irão afetar permanentemente sua estrutura e formas de abordagem educacional. O presente estudo delineia os primeiros resultados de um projeto em curso que visa oferecer opções para a diminuição das oportunidades de prática de linguagem oral causada pela mudança repentina do cenário de ensino presencial para o online. Tal projeto, The Partner Language Exchange Project, foi posto em prática através da colaboração entre duas universidades dos Estados Unidos. A partir do alinhamento dos Resultados de Aprendizagem (RA) com as ferramentas de ensino, as estratégias de prática educacional e a avaliação busca-se fornecer qualidade na experiência de ensino e aprendizagem. Para tal, o projeto aplica a Taxonomia de Bloom para preparar os RA e a Qualidade de Ensino e Aprendizagem (QEA) para traçar um Mapa do Curso usando o backward design como diretriz. O Partner Language Exchange Project (PLEP) consiste em uma série de interações entre estudantes para entrevistar uns aos outros com base em temas predefinidos e para relacioná-los com o impacto da COVID-19 em suas rotinas diárias. Os alunos ficaram encarregados de preparar e responder as perguntas das entrevistas, compor parágrafos a partir delas e criar as próprias reuniões através da aplicação Zoom®.
id UFCG-2_e63a3b206c27a7071d8d9334968b6643
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1357
network_acronym_str UFCG-2
network_name_str Revista Letras Raras
repository_id_str
spelling O ensino na era do COVID-19: desafios, promessas e progressos COVID-19Ensino onlinePortuguêsAprendizagem baseada em projetoAquisição de segunda língua DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v9i4.1938 A pandemia do Coronavírus que se instalou entre nós tem gerado inigualáveis consequências para todos os setores da sociedade. Dos serviços para sanear a desigualdade de oportunidades entre os estudantes, performance de aulas on-line, workshops profissionais para instrutores, incluindo as necessidades básicas e serviços psicológicos, o meio acadêmico tem enfrentado vários desafios que irão afetar permanentemente sua estrutura e formas de abordagem educacional. O presente estudo delineia os primeiros resultados de um projeto em curso que visa oferecer opções para a diminuição das oportunidades de prática de linguagem oral causada pela mudança repentina do cenário de ensino presencial para o online. Tal projeto, The Partner Language Exchange Project, foi posto em prática através da colaboração entre duas universidades dos Estados Unidos. A partir do alinhamento dos Resultados de Aprendizagem (RA) com as ferramentas de ensino, as estratégias de prática educacional e a avaliação busca-se fornecer qualidade na experiência de ensino e aprendizagem. Para tal, o projeto aplica a Taxonomia de Bloom para preparar os RA e a Qualidade de Ensino e Aprendizagem (QEA) para traçar um Mapa do Curso usando o backward design como diretriz. O Partner Language Exchange Project (PLEP) consiste em uma série de interações entre estudantes para entrevistar uns aos outros com base em temas predefinidos e para relacioná-los com o impacto da COVID-19 em suas rotinas diárias. Os alunos ficaram encarregados de preparar e responder as perguntas das entrevistas, compor parágrafos a partir delas e criar as próprias reuniões através da aplicação Zoom®. Editora Universitaria da UFCG2023-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1357Revista Letras Raras; Vol. 9 No. 4 (2020): Dossiê: A última flor do lácio pelo mundo; Ing. 43-53 / Port. 45-57Revista Letras Raras; Vol. 9 Núm. 4 (2020): Dossiê: A última flor do lácio pelo mundo; Ing. 43-53 / Port. 45-57Revista Letras Raras; Vol. 9 No 4 (2020): Dossiê: A última flor do lácio pelo mundo; Ing. 43-53 / Port. 45-57Revista Letras Raras; v. 9 n. 4 (2020): Dossiê: A última flor do lácio pelo mundo; Ing. 43-53 / Port. 45-572317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1357/1216https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1357/1217© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlvim, Renato de Souza Vieira, Nilzimar 2024-01-05T00:10:34Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1357Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2024-01-05T00:10:34Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino na era do COVID-19: desafios, promessas e progressos
title O ensino na era do COVID-19: desafios, promessas e progressos
spellingShingle O ensino na era do COVID-19: desafios, promessas e progressos
Alvim, Renato de Souza
COVID-19
Ensino online
Português
Aprendizagem baseada em projeto
Aquisição de segunda língua
title_short O ensino na era do COVID-19: desafios, promessas e progressos
title_full O ensino na era do COVID-19: desafios, promessas e progressos
title_fullStr O ensino na era do COVID-19: desafios, promessas e progressos
title_full_unstemmed O ensino na era do COVID-19: desafios, promessas e progressos
title_sort O ensino na era do COVID-19: desafios, promessas e progressos
author Alvim, Renato de Souza
author_facet Alvim, Renato de Souza
Vieira, Nilzimar
author_role author
author2 Vieira, Nilzimar
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alvim, Renato de Souza
Vieira, Nilzimar
dc.subject.por.fl_str_mv COVID-19
Ensino online
Português
Aprendizagem baseada em projeto
Aquisição de segunda língua
topic COVID-19
Ensino online
Português
Aprendizagem baseada em projeto
Aquisição de segunda língua
description DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v9i4.1938 A pandemia do Coronavírus que se instalou entre nós tem gerado inigualáveis consequências para todos os setores da sociedade. Dos serviços para sanear a desigualdade de oportunidades entre os estudantes, performance de aulas on-line, workshops profissionais para instrutores, incluindo as necessidades básicas e serviços psicológicos, o meio acadêmico tem enfrentado vários desafios que irão afetar permanentemente sua estrutura e formas de abordagem educacional. O presente estudo delineia os primeiros resultados de um projeto em curso que visa oferecer opções para a diminuição das oportunidades de prática de linguagem oral causada pela mudança repentina do cenário de ensino presencial para o online. Tal projeto, The Partner Language Exchange Project, foi posto em prática através da colaboração entre duas universidades dos Estados Unidos. A partir do alinhamento dos Resultados de Aprendizagem (RA) com as ferramentas de ensino, as estratégias de prática educacional e a avaliação busca-se fornecer qualidade na experiência de ensino e aprendizagem. Para tal, o projeto aplica a Taxonomia de Bloom para preparar os RA e a Qualidade de Ensino e Aprendizagem (QEA) para traçar um Mapa do Curso usando o backward design como diretriz. O Partner Language Exchange Project (PLEP) consiste em uma série de interações entre estudantes para entrevistar uns aos outros com base em temas predefinidos e para relacioná-los com o impacto da COVID-19 em suas rotinas diárias. Os alunos ficaram encarregados de preparar e responder as perguntas das entrevistas, compor parágrafos a partir delas e criar as próprias reuniões através da aplicação Zoom®.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1357
url https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1357
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1357/1216
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1357/1217
dc.rights.driver.fl_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Letras Raras; Vol. 9 No. 4 (2020): Dossiê: A última flor do lácio pelo mundo; Ing. 43-53 / Port. 45-57
Revista Letras Raras; Vol. 9 Núm. 4 (2020): Dossiê: A última flor do lácio pelo mundo; Ing. 43-53 / Port. 45-57
Revista Letras Raras; Vol. 9 No 4 (2020): Dossiê: A última flor do lácio pelo mundo; Ing. 43-53 / Port. 45-57
Revista Letras Raras; v. 9 n. 4 (2020): Dossiê: A última flor do lácio pelo mundo; Ing. 43-53 / Port. 45-57
2317-2347
reponame:Revista Letras Raras
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Revista Letras Raras
collection Revista Letras Raras
repository.name.fl_str_mv Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv ||letrasrarasufcg@gmail.com
_version_ 1799319783111393280