O ensino na era do COVID-19: desafios, promessas e progressos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Letras Raras |
Texto Completo: | https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1357 |
Resumo: | DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v9i4.1938 A pandemia do Coronavírus que se instalou entre nós tem gerado inigualáveis consequências para todos os setores da sociedade. Dos serviços para sanear a desigualdade de oportunidades entre os estudantes, performance de aulas on-line, workshops profissionais para instrutores, incluindo as necessidades básicas e serviços psicológicos, o meio acadêmico tem enfrentado vários desafios que irão afetar permanentemente sua estrutura e formas de abordagem educacional. O presente estudo delineia os primeiros resultados de um projeto em curso que visa oferecer opções para a diminuição das oportunidades de prática de linguagem oral causada pela mudança repentina do cenário de ensino presencial para o online. Tal projeto, The Partner Language Exchange Project, foi posto em prática através da colaboração entre duas universidades dos Estados Unidos. A partir do alinhamento dos Resultados de Aprendizagem (RA) com as ferramentas de ensino, as estratégias de prática educacional e a avaliação busca-se fornecer qualidade na experiência de ensino e aprendizagem. Para tal, o projeto aplica a Taxonomia de Bloom para preparar os RA e a Qualidade de Ensino e Aprendizagem (QEA) para traçar um Mapa do Curso usando o backward design como diretriz. O Partner Language Exchange Project (PLEP) consiste em uma série de interações entre estudantes para entrevistar uns aos outros com base em temas predefinidos e para relacioná-los com o impacto da COVID-19 em suas rotinas diárias. Os alunos ficaram encarregados de preparar e responder as perguntas das entrevistas, compor parágrafos a partir delas e criar as próprias reuniões através da aplicação Zoom®. |
id |
UFCG-2_e63a3b206c27a7071d8d9334968b6643 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1357 |
network_acronym_str |
UFCG-2 |
network_name_str |
Revista Letras Raras |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino na era do COVID-19: desafios, promessas e progressos COVID-19Ensino onlinePortuguêsAprendizagem baseada em projetoAquisição de segunda língua DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v9i4.1938 A pandemia do Coronavírus que se instalou entre nós tem gerado inigualáveis consequências para todos os setores da sociedade. Dos serviços para sanear a desigualdade de oportunidades entre os estudantes, performance de aulas on-line, workshops profissionais para instrutores, incluindo as necessidades básicas e serviços psicológicos, o meio acadêmico tem enfrentado vários desafios que irão afetar permanentemente sua estrutura e formas de abordagem educacional. O presente estudo delineia os primeiros resultados de um projeto em curso que visa oferecer opções para a diminuição das oportunidades de prática de linguagem oral causada pela mudança repentina do cenário de ensino presencial para o online. Tal projeto, The Partner Language Exchange Project, foi posto em prática através da colaboração entre duas universidades dos Estados Unidos. A partir do alinhamento dos Resultados de Aprendizagem (RA) com as ferramentas de ensino, as estratégias de prática educacional e a avaliação busca-se fornecer qualidade na experiência de ensino e aprendizagem. Para tal, o projeto aplica a Taxonomia de Bloom para preparar os RA e a Qualidade de Ensino e Aprendizagem (QEA) para traçar um Mapa do Curso usando o backward design como diretriz. O Partner Language Exchange Project (PLEP) consiste em uma série de interações entre estudantes para entrevistar uns aos outros com base em temas predefinidos e para relacioná-los com o impacto da COVID-19 em suas rotinas diárias. Os alunos ficaram encarregados de preparar e responder as perguntas das entrevistas, compor parágrafos a partir delas e criar as próprias reuniões através da aplicação Zoom®. Editora Universitaria da UFCG2023-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1357Revista Letras Raras; Vol. 9 No. 4 (2020): Dossiê: A última flor do lácio pelo mundo; Ing. 43-53 / Port. 45-57Revista Letras Raras; Vol. 9 Núm. 4 (2020): Dossiê: A última flor do lácio pelo mundo; Ing. 43-53 / Port. 45-57Revista Letras Raras; Vol. 9 No 4 (2020): Dossiê: A última flor do lácio pelo mundo; Ing. 43-53 / Port. 45-57Revista Letras Raras; v. 9 n. 4 (2020): Dossiê: A última flor do lácio pelo mundo; Ing. 43-53 / Port. 45-572317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1357/1216https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1357/1217© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlvim, Renato de Souza Vieira, Nilzimar 2024-01-05T00:10:34Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1357Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2024-01-05T00:10:34Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino na era do COVID-19: desafios, promessas e progressos |
title |
O ensino na era do COVID-19: desafios, promessas e progressos |
spellingShingle |
O ensino na era do COVID-19: desafios, promessas e progressos Alvim, Renato de Souza COVID-19 Ensino online Português Aprendizagem baseada em projeto Aquisição de segunda língua |
title_short |
O ensino na era do COVID-19: desafios, promessas e progressos |
title_full |
O ensino na era do COVID-19: desafios, promessas e progressos |
title_fullStr |
O ensino na era do COVID-19: desafios, promessas e progressos |
title_full_unstemmed |
O ensino na era do COVID-19: desafios, promessas e progressos |
title_sort |
O ensino na era do COVID-19: desafios, promessas e progressos |
author |
Alvim, Renato de Souza |
author_facet |
Alvim, Renato de Souza Vieira, Nilzimar |
author_role |
author |
author2 |
Vieira, Nilzimar |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alvim, Renato de Souza Vieira, Nilzimar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
COVID-19 Ensino online Português Aprendizagem baseada em projeto Aquisição de segunda língua |
topic |
COVID-19 Ensino online Português Aprendizagem baseada em projeto Aquisição de segunda língua |
description |
DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v9i4.1938 A pandemia do Coronavírus que se instalou entre nós tem gerado inigualáveis consequências para todos os setores da sociedade. Dos serviços para sanear a desigualdade de oportunidades entre os estudantes, performance de aulas on-line, workshops profissionais para instrutores, incluindo as necessidades básicas e serviços psicológicos, o meio acadêmico tem enfrentado vários desafios que irão afetar permanentemente sua estrutura e formas de abordagem educacional. O presente estudo delineia os primeiros resultados de um projeto em curso que visa oferecer opções para a diminuição das oportunidades de prática de linguagem oral causada pela mudança repentina do cenário de ensino presencial para o online. Tal projeto, The Partner Language Exchange Project, foi posto em prática através da colaboração entre duas universidades dos Estados Unidos. A partir do alinhamento dos Resultados de Aprendizagem (RA) com as ferramentas de ensino, as estratégias de prática educacional e a avaliação busca-se fornecer qualidade na experiência de ensino e aprendizagem. Para tal, o projeto aplica a Taxonomia de Bloom para preparar os RA e a Qualidade de Ensino e Aprendizagem (QEA) para traçar um Mapa do Curso usando o backward design como diretriz. O Partner Language Exchange Project (PLEP) consiste em uma série de interações entre estudantes para entrevistar uns aos outros com base em temas predefinidos e para relacioná-los com o impacto da COVID-19 em suas rotinas diárias. Os alunos ficaram encarregados de preparar e responder as perguntas das entrevistas, compor parágrafos a partir delas e criar as próprias reuniões através da aplicação Zoom®. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1357 |
url |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1357 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1357/1216 https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1357/1217 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
© 2023 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
© 2023 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitaria da UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitaria da UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Letras Raras; Vol. 9 No. 4 (2020): Dossiê: A última flor do lácio pelo mundo; Ing. 43-53 / Port. 45-57 Revista Letras Raras; Vol. 9 Núm. 4 (2020): Dossiê: A última flor do lácio pelo mundo; Ing. 43-53 / Port. 45-57 Revista Letras Raras; Vol. 9 No 4 (2020): Dossiê: A última flor do lácio pelo mundo; Ing. 43-53 / Port. 45-57 Revista Letras Raras; v. 9 n. 4 (2020): Dossiê: A última flor do lácio pelo mundo; Ing. 43-53 / Port. 45-57 2317-2347 reponame:Revista Letras Raras instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Revista Letras Raras |
collection |
Revista Letras Raras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||letrasrarasufcg@gmail.com |
_version_ |
1799319783111393280 |