Políticas Linguísticas e a mídia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fargetti, Cristina Martins
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Vaneti, Lincon Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Letras Raras
Texto Completo: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1700
Resumo: DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v5i3.695 Este trabalho busca discutir questões de política linguística no Brasil e a exposição na mídia de assuntos linguísticos, refletindo, inclusive, sobre preconceito. De Pombal aos dias de hoje, algumas decisões governamentais sobre língua(s) e variedades linguísticas são aqui abordadas. Pouco conhecidas pelo público geral, apontam, contudo, para formas de preconceito, e/ou silenciamento, de minorias e, nos tempos modernos,  podem ou não contar com algum tipo de divulgação. Discutimos o caso de veto presidencial ocorrido a um Projeto de Lei, que causou polêmica nos meios acadêmicos, em especial entre os linguistas, embora tal veto tenha tido pouca abordagem na mídia. Ele tratava de medidas para o ensino bilíngue, entre as comunidades indígenas brasileiras, valorizando suas línguas e culturas. Contudo, a mídia pode divulgar muito um assunto de interesse linguístico, como o que mencionamos de uma polêmica sobre um livro didático, apresentando, via de regra, posicionamentos preconceituosos. Assim, algumas razões são apontadas para a heterogeneidade, na mídia, no tratamento de assuntos políticos ligados à linguagem, de forma geral.
id UFCG-2_ef49ade3c966e95bfd2dd74a05dcca42
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1700
network_acronym_str UFCG-2
network_name_str Revista Letras Raras
repository_id_str
spelling Políticas Linguísticas e a mídiaMídiaPolíticas linguísticasLínguas indígenasDOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v5i3.695 Este trabalho busca discutir questões de política linguística no Brasil e a exposição na mídia de assuntos linguísticos, refletindo, inclusive, sobre preconceito. De Pombal aos dias de hoje, algumas decisões governamentais sobre língua(s) e variedades linguísticas são aqui abordadas. Pouco conhecidas pelo público geral, apontam, contudo, para formas de preconceito, e/ou silenciamento, de minorias e, nos tempos modernos,  podem ou não contar com algum tipo de divulgação. Discutimos o caso de veto presidencial ocorrido a um Projeto de Lei, que causou polêmica nos meios acadêmicos, em especial entre os linguistas, embora tal veto tenha tido pouca abordagem na mídia. Ele tratava de medidas para o ensino bilíngue, entre as comunidades indígenas brasileiras, valorizando suas línguas e culturas. Contudo, a mídia pode divulgar muito um assunto de interesse linguístico, como o que mencionamos de uma polêmica sobre um livro didático, apresentando, via de regra, posicionamentos preconceituosos. Assim, algumas razões são apontadas para a heterogeneidade, na mídia, no tratamento de assuntos políticos ligados à linguagem, de forma geral.Editora Universitaria da UFCG2023-10-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1700Revista Letras Raras; Vol. 5 No. 3 (2016): Estudos de línguas e literaturas indígenas; 9-24Revista Letras Raras; Vol. 5 Núm. 3 (2016): Estudos de línguas e literaturas indígenas; 9-24Revista Letras Raras; Vol. 5 No 3 (2016): Estudos de línguas e literaturas indígenas; 9-24Revista Letras Raras; v. 5 n. 3 (2016): Estudos de línguas e literaturas indígenas; 9-242317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1700/1625© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFargetti, Cristina Martins Vaneti, Lincon Luiz 2024-01-04T23:51:55Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1700Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2024-01-04T23:51:55Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Políticas Linguísticas e a mídia
title Políticas Linguísticas e a mídia
spellingShingle Políticas Linguísticas e a mídia
Fargetti, Cristina Martins
Mídia
Políticas linguísticas
Línguas indígenas
title_short Políticas Linguísticas e a mídia
title_full Políticas Linguísticas e a mídia
title_fullStr Políticas Linguísticas e a mídia
title_full_unstemmed Políticas Linguísticas e a mídia
title_sort Políticas Linguísticas e a mídia
author Fargetti, Cristina Martins
author_facet Fargetti, Cristina Martins
Vaneti, Lincon Luiz
author_role author
author2 Vaneti, Lincon Luiz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fargetti, Cristina Martins
Vaneti, Lincon Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Mídia
Políticas linguísticas
Línguas indígenas
topic Mídia
Políticas linguísticas
Línguas indígenas
description DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v5i3.695 Este trabalho busca discutir questões de política linguística no Brasil e a exposição na mídia de assuntos linguísticos, refletindo, inclusive, sobre preconceito. De Pombal aos dias de hoje, algumas decisões governamentais sobre língua(s) e variedades linguísticas são aqui abordadas. Pouco conhecidas pelo público geral, apontam, contudo, para formas de preconceito, e/ou silenciamento, de minorias e, nos tempos modernos,  podem ou não contar com algum tipo de divulgação. Discutimos o caso de veto presidencial ocorrido a um Projeto de Lei, que causou polêmica nos meios acadêmicos, em especial entre os linguistas, embora tal veto tenha tido pouca abordagem na mídia. Ele tratava de medidas para o ensino bilíngue, entre as comunidades indígenas brasileiras, valorizando suas línguas e culturas. Contudo, a mídia pode divulgar muito um assunto de interesse linguístico, como o que mencionamos de uma polêmica sobre um livro didático, apresentando, via de regra, posicionamentos preconceituosos. Assim, algumas razões são apontadas para a heterogeneidade, na mídia, no tratamento de assuntos políticos ligados à linguagem, de forma geral.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1700
url https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1700
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1700/1625
dc.rights.driver.fl_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Letras Raras; Vol. 5 No. 3 (2016): Estudos de línguas e literaturas indígenas; 9-24
Revista Letras Raras; Vol. 5 Núm. 3 (2016): Estudos de línguas e literaturas indígenas; 9-24
Revista Letras Raras; Vol. 5 No 3 (2016): Estudos de línguas e literaturas indígenas; 9-24
Revista Letras Raras; v. 5 n. 3 (2016): Estudos de línguas e literaturas indígenas; 9-24
2317-2347
reponame:Revista Letras Raras
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Revista Letras Raras
collection Revista Letras Raras
repository.name.fl_str_mv Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv ||letrasrarasufcg@gmail.com
_version_ 1789798925859815425