Políticas linguísticas no curso de licenciatura intercultural da UNEMAT: manutenção e fortalecimento das línguas indígenas
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/5499 |
Resumo: | Este artigo apresenta algumas ações desenvolvidas pelo curso de Licenciatura Intercultural Indígena da UNEMAT, visando à valorização das línguas indígenas de Mato Grosso. A Licenciatura atende a 33 diferentes etnias do estado; dentre essas, três etnias já perderam suas línguas originais e as demais se encontram em diferentes estágios de uso e manutenção das suas línguas. Neste texto, estão destacadas quatro políticas linguísticas que contribuem para o fortalecimento e a manutenção dessas línguas: reconhecimento da diversidade linguística, práticas de oralidade e escrita e reflexões metalinguísticas em ambas as línguas, contação de histórias e produção de materiais didáticos específicos e diferenciados. Palavras-chave: Licenciatura Intercultural Indígena. Línguas Indígenas. Políticas Linguísticas. |
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Políticas linguísticas no curso de licenciatura intercultural da UNEMAT: manutenção e fortalecimento das línguas indígenasLicenciatura Intercultural Indígena. Línguas Indígenas. Políticas LinguísticasLinguagemEste artigo apresenta algumas ações desenvolvidas pelo curso de Licenciatura Intercultural Indígena da UNEMAT, visando à valorização das línguas indígenas de Mato Grosso. A Licenciatura atende a 33 diferentes etnias do estado; dentre essas, três etnias já perderam suas línguas originais e as demais se encontram em diferentes estágios de uso e manutenção das suas línguas. Neste texto, estão destacadas quatro políticas linguísticas que contribuem para o fortalecimento e a manutenção dessas línguas: reconhecimento da diversidade linguística, práticas de oralidade e escrita e reflexões metalinguísticas em ambas as línguas, contação de histórias e produção de materiais didáticos específicos e diferenciados. Palavras-chave: Licenciatura Intercultural Indígena. Línguas Indígenas. Políticas Linguísticas.Universidade Federal de Mato Grosso2017-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionnão avaliadoPesquisa de campoapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/549910.29286/rep.v26i62/2.5499Revista de Educação Pública; v. 26 n. 62/2 (2017): Revista de Educação Pública, v. 26, n. 62/2, maio/ago. 2017; 569-5822238-20970104-596210.29286/rep.v26i62/2reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/5499/3623Copyright (c) 2017 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessMORI, Angel CorberaCRUZ, Mônica Cidele daQUINTINO, Wellington Pedrosa2017-08-28T10:21:17Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/5499Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2017-08-28T10:21:17Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
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