Processo Decisório para Adoção Tecnológica em uma Instituição de Ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Caroline Oliveira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Luft, Maria Conceição Melo Silva, Rocha, Ronalty Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
Texto Completo: https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/987
Resumo: O estudo do processo decisório é importante para todas as organizações, sejam elas entidades públicas ou privadas. Esse processo decisório é também relevante para adoção tecnológica, uma vez que o uso de ferramentas de tecnologia da informação tornou-se frequente em atividades e estratégias organizacionais, inclusive em instituições de ensino. Nesse contexto, este artigo tem como objetivo analisar o processo decisório para adoção tecnológica em uma instituição de ensino. Especificamente o trabalho buscou identificar, sob a ótica de gestores educacionais, e a partir do modelo de Rogers (2003), os elementos que compõem cada etapa do processo decisório. Para alcance deste objetivo foi empreendida uma pesquisa qualitativa com estudo de caso único no Instituto Federal de Sergipe (IFS). De forma geral, a análise do fluxo do processo decisório, e suas etapas, para a adoção das TICs no Instituto Federal de Sergipe, demonstra que diversas iniciativas importantes já são realizadas na instituição, algumas, no entanto, foram identificadas mais como esforços individuais dos gestores do que como um processo institucionalizado.
id UFCG-4_141bcd71efcbe9212618627104b20301
oai_identifier_str oai:ojs.150.165.111.246:article/987
network_acronym_str UFCG-4
network_name_str REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
repository_id_str
spelling Processo Decisório para Adoção Tecnológica em uma Instituição de EnsinoProcesso decisório.Adoção tecnológica.Instituição de ensino.O estudo do processo decisório é importante para todas as organizações, sejam elas entidades públicas ou privadas. Esse processo decisório é também relevante para adoção tecnológica, uma vez que o uso de ferramentas de tecnologia da informação tornou-se frequente em atividades e estratégias organizacionais, inclusive em instituições de ensino. Nesse contexto, este artigo tem como objetivo analisar o processo decisório para adoção tecnológica em uma instituição de ensino. Especificamente o trabalho buscou identificar, sob a ótica de gestores educacionais, e a partir do modelo de Rogers (2003), os elementos que compõem cada etapa do processo decisório. Para alcance deste objetivo foi empreendida uma pesquisa qualitativa com estudo de caso único no Instituto Federal de Sergipe (IFS). De forma geral, a análise do fluxo do processo decisório, e suas etapas, para a adoção das TICs no Instituto Federal de Sergipe, demonstra que diversas iniciativas importantes já são realizadas na instituição, algumas, no entanto, foram identificadas mais como esforços individuais dos gestores do que como um processo institucionalizado.Universidade Federal de Campina Grande2022-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/98710.18696/reunir.v12i2.987REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade; v. 12 n. 2 (2022): REUNIR: ; 1-152237-366710.18696/reunir.v12i2reponame:REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidadeinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/987/618Melo, Caroline OliveiraLuft, Maria Conceição Melo SilvaRocha, Ronalty Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-10T17:00:57Zoai:ojs.150.165.111.246:article/987Revistahttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/indexPUBhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/oairevistareunir2021@gmail.com |2237-36672237-3667opendoar:2022-08-10T17:00:57REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Processo Decisório para Adoção Tecnológica em uma Instituição de Ensino
title Processo Decisório para Adoção Tecnológica em uma Instituição de Ensino
spellingShingle Processo Decisório para Adoção Tecnológica em uma Instituição de Ensino
Melo, Caroline Oliveira
Processo decisório.
Adoção tecnológica.
Instituição de ensino.
title_short Processo Decisório para Adoção Tecnológica em uma Instituição de Ensino
title_full Processo Decisório para Adoção Tecnológica em uma Instituição de Ensino
title_fullStr Processo Decisório para Adoção Tecnológica em uma Instituição de Ensino
title_full_unstemmed Processo Decisório para Adoção Tecnológica em uma Instituição de Ensino
title_sort Processo Decisório para Adoção Tecnológica em uma Instituição de Ensino
author Melo, Caroline Oliveira
author_facet Melo, Caroline Oliveira
Luft, Maria Conceição Melo Silva
Rocha, Ronalty Oliveira
author_role author
author2 Luft, Maria Conceição Melo Silva
Rocha, Ronalty Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Caroline Oliveira
Luft, Maria Conceição Melo Silva
Rocha, Ronalty Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Processo decisório.
Adoção tecnológica.
Instituição de ensino.
topic Processo decisório.
Adoção tecnológica.
Instituição de ensino.
description O estudo do processo decisório é importante para todas as organizações, sejam elas entidades públicas ou privadas. Esse processo decisório é também relevante para adoção tecnológica, uma vez que o uso de ferramentas de tecnologia da informação tornou-se frequente em atividades e estratégias organizacionais, inclusive em instituições de ensino. Nesse contexto, este artigo tem como objetivo analisar o processo decisório para adoção tecnológica em uma instituição de ensino. Especificamente o trabalho buscou identificar, sob a ótica de gestores educacionais, e a partir do modelo de Rogers (2003), os elementos que compõem cada etapa do processo decisório. Para alcance deste objetivo foi empreendida uma pesquisa qualitativa com estudo de caso único no Instituto Federal de Sergipe (IFS). De forma geral, a análise do fluxo do processo decisório, e suas etapas, para a adoção das TICs no Instituto Federal de Sergipe, demonstra que diversas iniciativas importantes já são realizadas na instituição, algumas, no entanto, foram identificadas mais como esforços individuais dos gestores do que como um processo institucionalizado.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/987
10.18696/reunir.v12i2.987
url https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/987
identifier_str_mv 10.18696/reunir.v12i2.987
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/987/618
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.source.none.fl_str_mv REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade; v. 12 n. 2 (2022): REUNIR: ; 1-15
2237-3667
10.18696/reunir.v12i2
reponame:REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
collection REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
repository.name.fl_str_mv REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv revistareunir2021@gmail.com |
_version_ 1799319824065626112