Atributos determinantes na escolha de uma instituição financeira tradicional versus uma instituição financeira cooperativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stürmer, Daniele Beatriz
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/158391
Resumo: Identificar atributos determinantes no processo decisório do consumidor é uma tarefa importante para profissionais de marketing. Diversos são os segmentos que necessitam de tais tipos de pesquisas. Com base nesse contexto, este artigo tem como objetivo identificar os atributos determinantes na escolha de uma instituição financeira, e fazer um comparativo para verificar se há diferenças ou similaridades entre bancos e cooperativas de crédito. Para tal fim, realizou-se uma pesquisa exploratória-qualitativa por meio da entrevista de profundidade que resultou em 13 principais atributos considerados quando da abertura de uma conta-corrente. Em um segundo momento foi realizada uma etapa quantitativa com uma amostra de 107 entrevistados. Assim, após a análise dos dados, pode-se identificar que o atributo determinante na escolha de um banco é a conta salário, enquanto em uma cooperativa os consumidores estão mais voltados ao preço e a qualidade do atendimento.
id UFRGS-2_1fa1aeaa540ad5a0c38a2bc35e788f81
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/158391
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Stürmer, Daniele BeatrizCallegaro-de-Menezes, Daniela2017-05-24T02:25:47Z2016http://hdl.handle.net/10183/158391001021798Identificar atributos determinantes no processo decisório do consumidor é uma tarefa importante para profissionais de marketing. Diversos são os segmentos que necessitam de tais tipos de pesquisas. Com base nesse contexto, este artigo tem como objetivo identificar os atributos determinantes na escolha de uma instituição financeira, e fazer um comparativo para verificar se há diferenças ou similaridades entre bancos e cooperativas de crédito. Para tal fim, realizou-se uma pesquisa exploratória-qualitativa por meio da entrevista de profundidade que resultou em 13 principais atributos considerados quando da abertura de uma conta-corrente. Em um segundo momento foi realizada uma etapa quantitativa com uma amostra de 107 entrevistados. Assim, após a análise dos dados, pode-se identificar que o atributo determinante na escolha de um banco é a conta salário, enquanto em uma cooperativa os consumidores estão mais voltados ao preço e a qualidade do atendimento.application/pdfporProcesso decisórioMarketingInstituição financeiraAtributos determinantes na escolha de uma instituição financeira tradicional versus uma instituição financeira cooperativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2016especializaçãoCurso de especialização em Marketing - Turma 2014info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001021798.pdf001021798.pdfTexto completoapplication/pdf433078http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158391/1/001021798.pdf2e24197701f6b67c7c8c9685998ffaa5MD51TEXT001021798.pdf.txt001021798.pdf.txtExtracted Texttext/plain37581http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158391/2/001021798.pdf.txt20c94301773fdd42dd54750c369124b2MD5210183/1583912017-05-25 02:27:32.446001oai:www.lume.ufrgs.br:10183/158391Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-05-25T05:27:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Atributos determinantes na escolha de uma instituição financeira tradicional versus uma instituição financeira cooperativa
title Atributos determinantes na escolha de uma instituição financeira tradicional versus uma instituição financeira cooperativa
spellingShingle Atributos determinantes na escolha de uma instituição financeira tradicional versus uma instituição financeira cooperativa
Stürmer, Daniele Beatriz
Processo decisório
Marketing
Instituição financeira
title_short Atributos determinantes na escolha de uma instituição financeira tradicional versus uma instituição financeira cooperativa
title_full Atributos determinantes na escolha de uma instituição financeira tradicional versus uma instituição financeira cooperativa
title_fullStr Atributos determinantes na escolha de uma instituição financeira tradicional versus uma instituição financeira cooperativa
title_full_unstemmed Atributos determinantes na escolha de uma instituição financeira tradicional versus uma instituição financeira cooperativa
title_sort Atributos determinantes na escolha de uma instituição financeira tradicional versus uma instituição financeira cooperativa
author Stürmer, Daniele Beatriz
author_facet Stürmer, Daniele Beatriz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Stürmer, Daniele Beatriz
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Callegaro-de-Menezes, Daniela
contributor_str_mv Callegaro-de-Menezes, Daniela
dc.subject.por.fl_str_mv Processo decisório
Marketing
Instituição financeira
topic Processo decisório
Marketing
Instituição financeira
description Identificar atributos determinantes no processo decisório do consumidor é uma tarefa importante para profissionais de marketing. Diversos são os segmentos que necessitam de tais tipos de pesquisas. Com base nesse contexto, este artigo tem como objetivo identificar os atributos determinantes na escolha de uma instituição financeira, e fazer um comparativo para verificar se há diferenças ou similaridades entre bancos e cooperativas de crédito. Para tal fim, realizou-se uma pesquisa exploratória-qualitativa por meio da entrevista de profundidade que resultou em 13 principais atributos considerados quando da abertura de uma conta-corrente. Em um segundo momento foi realizada uma etapa quantitativa com uma amostra de 107 entrevistados. Assim, após a análise dos dados, pode-se identificar que o atributo determinante na escolha de um banco é a conta salário, enquanto em uma cooperativa os consumidores estão mais voltados ao preço e a qualidade do atendimento.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-05-24T02:25:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/158391
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001021798
url http://hdl.handle.net/10183/158391
identifier_str_mv 001021798
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158391/1/001021798.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158391/2/001021798.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 2e24197701f6b67c7c8c9685998ffaa5
20c94301773fdd42dd54750c369124b2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224531359039488