UMA DISCUSSÃO DA QUESTÃO AMBIENTAL NO COMÉRCIO INTERNACIONAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Firmino, Rafaelle Gomes
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Fonseca, Márcia Batista da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
Texto Completo: https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/26
Resumo: Este trabalho faz um levantamento acerca da Legislação Ambiental que vigora no Comércio Internacional e os prováveis efeitos da adoção dessas medidas na redução dos fluxos de comércio. É uma pesquisa que descreve a adoção de medidas restritivas ao comércio de acordo com as exigências ambientais, ou barreiras verdes, com relação as regras da OMC, utilizando como base as regras existentes no Acordo sobre Barreiras Técnicas ao Comércio (TBT) e no Acordo sobre a Aplicação de Medidas Sanitárias e Fitossanitárias (SPS). O Comitê sobre Comércio e Meio Ambiente (CTE) compatibiliza as regras do comércio mundial com os instrumentos de política ambiental, ficando a seu cargo os acordos ambientais multilaterais (MEAs). Os principais MEAs com efeito sobre o comércio são: Protocolo de Quioto, o protocolo de Montreal, a convenção da Basiléia e o CITES. Percebe-se que a aprovação dos acordos multilaterais ambientais garante a conservação dos recursos naturais exauríveis, porém é importante que essas “barreiras verdes” não sejam usadas como uma forma de discriminação ao comércio ampliando o protecionismo.  
id UFCG-4_39e0a1310edc8fccbf69df0bbdf3be05
oai_identifier_str oai:ojs.150.165.111.246:article/26
network_acronym_str UFCG-4
network_name_str REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
repository_id_str
spelling UMA DISCUSSÃO DA QUESTÃO AMBIENTAL NO COMÉRCIO INTERNACIONALComércio Internacional. Legislação Ambiental. Economia-Meio ambiente. Desenvolvimento Sustentável.Este trabalho faz um levantamento acerca da Legislação Ambiental que vigora no Comércio Internacional e os prováveis efeitos da adoção dessas medidas na redução dos fluxos de comércio. É uma pesquisa que descreve a adoção de medidas restritivas ao comércio de acordo com as exigências ambientais, ou barreiras verdes, com relação as regras da OMC, utilizando como base as regras existentes no Acordo sobre Barreiras Técnicas ao Comércio (TBT) e no Acordo sobre a Aplicação de Medidas Sanitárias e Fitossanitárias (SPS). O Comitê sobre Comércio e Meio Ambiente (CTE) compatibiliza as regras do comércio mundial com os instrumentos de política ambiental, ficando a seu cargo os acordos ambientais multilaterais (MEAs). Os principais MEAs com efeito sobre o comércio são: Protocolo de Quioto, o protocolo de Montreal, a convenção da Basiléia e o CITES. Percebe-se que a aprovação dos acordos multilaterais ambientais garante a conservação dos recursos naturais exauríveis, porém é importante que essas “barreiras verdes” não sejam usadas como uma forma de discriminação ao comércio ampliando o protecionismo.  Universidade Federal de Campina Grande2015-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos avaliado pelos paresAnalítico descritivoapplication/pdfhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/2610.18696/reunir.v1i2.26REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade; v. 1 n. 2 (2011): REUNIR; 34-512237-366710.18696/reunir.v1i2reponame:REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidadeinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/26/pdfCopyright (c) 2017 Rafaelle Gomes Firmino, Márcia Batista da Fonsecainfo:eu-repo/semantics/openAccessFirmino, Rafaelle GomesFonseca, Márcia Batista da2017-07-01T18:58:42Zoai:ojs.150.165.111.246:article/26Revistahttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/indexPUBhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/oairevistareunir2021@gmail.com |2237-36672237-3667opendoar:2017-07-01T18:58:42REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv UMA DISCUSSÃO DA QUESTÃO AMBIENTAL NO COMÉRCIO INTERNACIONAL
title UMA DISCUSSÃO DA QUESTÃO AMBIENTAL NO COMÉRCIO INTERNACIONAL
spellingShingle UMA DISCUSSÃO DA QUESTÃO AMBIENTAL NO COMÉRCIO INTERNACIONAL
Firmino, Rafaelle Gomes
Comércio Internacional. Legislação Ambiental. Economia-Meio ambiente. Desenvolvimento Sustentável.
title_short UMA DISCUSSÃO DA QUESTÃO AMBIENTAL NO COMÉRCIO INTERNACIONAL
title_full UMA DISCUSSÃO DA QUESTÃO AMBIENTAL NO COMÉRCIO INTERNACIONAL
title_fullStr UMA DISCUSSÃO DA QUESTÃO AMBIENTAL NO COMÉRCIO INTERNACIONAL
title_full_unstemmed UMA DISCUSSÃO DA QUESTÃO AMBIENTAL NO COMÉRCIO INTERNACIONAL
title_sort UMA DISCUSSÃO DA QUESTÃO AMBIENTAL NO COMÉRCIO INTERNACIONAL
author Firmino, Rafaelle Gomes
author_facet Firmino, Rafaelle Gomes
Fonseca, Márcia Batista da
author_role author
author2 Fonseca, Márcia Batista da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Firmino, Rafaelle Gomes
Fonseca, Márcia Batista da
dc.subject.por.fl_str_mv Comércio Internacional. Legislação Ambiental. Economia-Meio ambiente. Desenvolvimento Sustentável.
topic Comércio Internacional. Legislação Ambiental. Economia-Meio ambiente. Desenvolvimento Sustentável.
description Este trabalho faz um levantamento acerca da Legislação Ambiental que vigora no Comércio Internacional e os prováveis efeitos da adoção dessas medidas na redução dos fluxos de comércio. É uma pesquisa que descreve a adoção de medidas restritivas ao comércio de acordo com as exigências ambientais, ou barreiras verdes, com relação as regras da OMC, utilizando como base as regras existentes no Acordo sobre Barreiras Técnicas ao Comércio (TBT) e no Acordo sobre a Aplicação de Medidas Sanitárias e Fitossanitárias (SPS). O Comitê sobre Comércio e Meio Ambiente (CTE) compatibiliza as regras do comércio mundial com os instrumentos de política ambiental, ficando a seu cargo os acordos ambientais multilaterais (MEAs). Os principais MEAs com efeito sobre o comércio são: Protocolo de Quioto, o protocolo de Montreal, a convenção da Basiléia e o CITES. Percebe-se que a aprovação dos acordos multilaterais ambientais garante a conservação dos recursos naturais exauríveis, porém é importante que essas “barreiras verdes” não sejam usadas como uma forma de discriminação ao comércio ampliando o protecionismo.  
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos avaliado pelos pares
Analítico descritivo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/26
10.18696/reunir.v1i2.26
url https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/26
identifier_str_mv 10.18696/reunir.v1i2.26
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/26/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Rafaelle Gomes Firmino, Márcia Batista da Fonseca
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Rafaelle Gomes Firmino, Márcia Batista da Fonseca
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.source.none.fl_str_mv REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade; v. 1 n. 2 (2011): REUNIR; 34-51
2237-3667
10.18696/reunir.v1i2
reponame:REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
collection REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
repository.name.fl_str_mv REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv revistareunir2021@gmail.com |
_version_ 1799319823036973056