AVALIAÇÃO QUALITATIVA DE UM PROGRAMA DE TREINAMENTO PARA EQUIPES VIRTUAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carmo, Eliane Almeida do
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Abbad, Gardênia da Silva, Miranda, Vivian dos Santos, Meira , Letícia Mara de Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
Texto Completo: https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1683
Resumo: The objective of this work is to evaluate the Instructional Design (ID) quality of a training program for working skills in virtual teams offered by a Brazilian organization in the financial sector. The program was developed to meet the demand for emergency virtual work during the Covid-19 pandemic and has 73 hours for ergonomic adaptation, the assertiveness of communication, and the development of empathy, among others. The data were obtained through secondary sources, analyzing the virtual training's contents and environment. The quality analysis was carried out by 14 specialists, with the support of a script in three evaluation rounds, seeking consensus among the specialist judges. The results showed that the training contents were aimed at both the team and the individual and were relevant to prepare workers to continue their work from home. However, the instructional design of the training needed more proximity to the theory and instructional principles, which may compromise the potential to provide behavior change in graduates and achieve the expected performance. The results and the instructional design literature presented suggestions to guide managers and instructional designers in future training.
id UFCG-4_452a05e151a7cc2ed31b2ad7e5a163a2
oai_identifier_str oai:ojs.150.165.111.246:article/1683
network_acronym_str UFCG-4
network_name_str REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
repository_id_str
spelling AVALIAÇÃO QUALITATIVA DE UM PROGRAMA DE TREINAMENTO PARA EQUIPES VIRTUAISTeletrabalho Eficaz: avaliação do desenho instrucional em treinamentosAvaliação de treinamentoDesenho instrucionalTeletrabalhoTraining evaluation.Instructional designTeleworkThe objective of this work is to evaluate the Instructional Design (ID) quality of a training program for working skills in virtual teams offered by a Brazilian organization in the financial sector. The program was developed to meet the demand for emergency virtual work during the Covid-19 pandemic and has 73 hours for ergonomic adaptation, the assertiveness of communication, and the development of empathy, among others. The data were obtained through secondary sources, analyzing the virtual training's contents and environment. The quality analysis was carried out by 14 specialists, with the support of a script in three evaluation rounds, seeking consensus among the specialist judges. The results showed that the training contents were aimed at both the team and the individual and were relevant to prepare workers to continue their work from home. However, the instructional design of the training needed more proximity to the theory and instructional principles, which may compromise the potential to provide behavior change in graduates and achieve the expected performance. The results and the instructional design literature presented suggestions to guide managers and instructional designers in future training.O objetivo deste trabalho é avaliar a qualidade do Desenho Instrucional (DI) de um programa de treinamentos de habilidades de trabalho em equipes virtuais oferecido por uma organização brasileira do segmento financeiro. O programa foi desenvolvido para atender à demanda de trabalho virtual emergencial na pandemia de Covid-19 e possui 73 horas para adequação ergonômica, assertividade da comunicação e desenvolvimento de empatia, dentre outros. Os dados foram obtidos por meio de fontes secundárias, com a análise dos conteúdos e do ambiente do treinamento virtual. A análise da qualidade foi realizada por 14 especialistas, com o apoio de um roteiro em três rodadas avaliativas e foi considerado o consenso entre os juízes especialistas. Os resultados mostraram que os conteúdos dos treinamentos foram voltados tanto para a equipe, quanto para o indivíduo e foram relevantes para preparar os trabalhadores a dar continuidade aos seus trabalhos a partir de casa. Entretanto,  o DI dos treinamentos teve pouca proximidade com a teoria e os princípios instrucionais, o que pode comprometer o potencial para proporcionar a mudança de comportamento nos egressos e alcançar os desempenhos esperados. A partir dos resultados e da literatura de DI, foram apresentadas sugestões que podem orientar gestores e desenhistas instrucionais em futuros treinamentos.Universidade Federal de Campina Grande2024-04-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/168310.18696/reunir.v13i5.1683REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade; v. 13 n. 5 (2023): Edição Especial Competências e Aprendizagem nas Organizações; 60 - 792237-366710.18696/reunir.v13i5reponame:REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidadeinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporenghttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1683/809https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1683/810Copyright (c) 2024 REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarmo, Eliane Almeida doAbbad, Gardênia da SilvaMiranda, Vivian dos Santos Meira , Letícia Mara de Lima 2024-04-09T19:09:49Zoai:ojs.150.165.111.246:article/1683Revistahttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/indexPUBhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/oairevistareunir2021@gmail.com |2237-36672237-3667opendoar:2024-04-09T19:09:49REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO QUALITATIVA DE UM PROGRAMA DE TREINAMENTO PARA EQUIPES VIRTUAIS
Teletrabalho Eficaz: avaliação do desenho instrucional em treinamentos
title AVALIAÇÃO QUALITATIVA DE UM PROGRAMA DE TREINAMENTO PARA EQUIPES VIRTUAIS
spellingShingle AVALIAÇÃO QUALITATIVA DE UM PROGRAMA DE TREINAMENTO PARA EQUIPES VIRTUAIS
Carmo, Eliane Almeida do
Avaliação de treinamento
Desenho instrucional
Teletrabalho
Training evaluation.
Instructional design
Telework
title_short AVALIAÇÃO QUALITATIVA DE UM PROGRAMA DE TREINAMENTO PARA EQUIPES VIRTUAIS
title_full AVALIAÇÃO QUALITATIVA DE UM PROGRAMA DE TREINAMENTO PARA EQUIPES VIRTUAIS
title_fullStr AVALIAÇÃO QUALITATIVA DE UM PROGRAMA DE TREINAMENTO PARA EQUIPES VIRTUAIS
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO QUALITATIVA DE UM PROGRAMA DE TREINAMENTO PARA EQUIPES VIRTUAIS
title_sort AVALIAÇÃO QUALITATIVA DE UM PROGRAMA DE TREINAMENTO PARA EQUIPES VIRTUAIS
author Carmo, Eliane Almeida do
author_facet Carmo, Eliane Almeida do
Abbad, Gardênia da Silva
Miranda, Vivian dos Santos
Meira , Letícia Mara de Lima
author_role author
author2 Abbad, Gardênia da Silva
Miranda, Vivian dos Santos
Meira , Letícia Mara de Lima
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carmo, Eliane Almeida do
Abbad, Gardênia da Silva
Miranda, Vivian dos Santos
Meira , Letícia Mara de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação de treinamento
Desenho instrucional
Teletrabalho
Training evaluation.
Instructional design
Telework
topic Avaliação de treinamento
Desenho instrucional
Teletrabalho
Training evaluation.
Instructional design
Telework
description The objective of this work is to evaluate the Instructional Design (ID) quality of a training program for working skills in virtual teams offered by a Brazilian organization in the financial sector. The program was developed to meet the demand for emergency virtual work during the Covid-19 pandemic and has 73 hours for ergonomic adaptation, the assertiveness of communication, and the development of empathy, among others. The data were obtained through secondary sources, analyzing the virtual training's contents and environment. The quality analysis was carried out by 14 specialists, with the support of a script in three evaluation rounds, seeking consensus among the specialist judges. The results showed that the training contents were aimed at both the team and the individual and were relevant to prepare workers to continue their work from home. However, the instructional design of the training needed more proximity to the theory and instructional principles, which may compromise the potential to provide behavior change in graduates and achieve the expected performance. The results and the instructional design literature presented suggestions to guide managers and instructional designers in future training.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1683
10.18696/reunir.v13i5.1683
url https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1683
identifier_str_mv 10.18696/reunir.v13i5.1683
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1683/809
https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1683/810
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.source.none.fl_str_mv REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade; v. 13 n. 5 (2023): Edição Especial Competências e Aprendizagem nas Organizações; 60 - 79
2237-3667
10.18696/reunir.v13i5
reponame:REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
collection REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
repository.name.fl_str_mv REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv revistareunir2021@gmail.com |
_version_ 1799319823003418624