Fatores determinantes da arrecadação de IPTU e o rent seeking nos municípios paraibanos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramelli, Felipe
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: da Silva, Maria Daniella de Oliveira Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
Texto Completo: https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/903
Resumo: A pesquisa tem o objetivo de compreender os fatores que determinam a arrecadação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) nos municípios da Paraíba. Para isso, foram utilizadas modelagens para dados em painel, no período de 2005 a 2016, mediante a utilização de variáveis socioeconômicas e de renda. Além disso, procurou-se investigar a presença de rent seeking, também chamado de “captura pela elite”, que seria um comportamento de busca por favorecimentos por grupos privilegiados. Ao realizar um panorama da arrecadação do IPTU, por meio de análise descritiva dos dados orçamentários, verificou-se que o recolhimento do IPTU não cresceu na mesma proporção que os demais tributos municipais. Em relação aos fatores determinantes do IPTU, os resultados evidenciam que municípios com maior nível de renda, com maiores PIB per capita e com um melhor nível de desenvolvimento possuem arrecadações mais elevada. Por fim, foi observada a presença do comportamento de rent seeking na arrecadação do IPTU, mostrando indícios da existência de pressões exercidas por grupos privilegiados sobre as gestões locais. Portanto, conclui-se que a arrecadação de IPTU está relacionada às condições socioeconômicas dos municípios.
id UFCG-4_a1a31aa942f6338df188490788f07b7b
oai_identifier_str oai:ojs.150.165.111.246:article/903
network_acronym_str UFCG-4
network_name_str REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
repository_id_str
spelling Fatores determinantes da arrecadação de IPTU e o rent seeking nos municípios paraibanosIPTURent SeekingSocioeconômicoA pesquisa tem o objetivo de compreender os fatores que determinam a arrecadação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) nos municípios da Paraíba. Para isso, foram utilizadas modelagens para dados em painel, no período de 2005 a 2016, mediante a utilização de variáveis socioeconômicas e de renda. Além disso, procurou-se investigar a presença de rent seeking, também chamado de “captura pela elite”, que seria um comportamento de busca por favorecimentos por grupos privilegiados. Ao realizar um panorama da arrecadação do IPTU, por meio de análise descritiva dos dados orçamentários, verificou-se que o recolhimento do IPTU não cresceu na mesma proporção que os demais tributos municipais. Em relação aos fatores determinantes do IPTU, os resultados evidenciam que municípios com maior nível de renda, com maiores PIB per capita e com um melhor nível de desenvolvimento possuem arrecadações mais elevada. Por fim, foi observada a presença do comportamento de rent seeking na arrecadação do IPTU, mostrando indícios da existência de pressões exercidas por grupos privilegiados sobre as gestões locais. Portanto, conclui-se que a arrecadação de IPTU está relacionada às condições socioeconômicas dos municípios.Universidade Federal de Campina Grande2020-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/903REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade; v. 10 n. 4 (2020): REUNIR ; 1-132237-366710.18696/reunir.v10i4reponame:REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidadeinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/903/573Ramelli, Felipeda Silva, Maria Daniella de Oliveira Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-23T17:52:58Zoai:ojs.150.165.111.246:article/903Revistahttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/indexPUBhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/oairevistareunir2021@gmail.com |2237-36672237-3667opendoar:2020-12-23T17:52:58REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Fatores determinantes da arrecadação de IPTU e o rent seeking nos municípios paraibanos
title Fatores determinantes da arrecadação de IPTU e o rent seeking nos municípios paraibanos
spellingShingle Fatores determinantes da arrecadação de IPTU e o rent seeking nos municípios paraibanos
Ramelli, Felipe
IPTU
Rent Seeking
Socioeconômico
title_short Fatores determinantes da arrecadação de IPTU e o rent seeking nos municípios paraibanos
title_full Fatores determinantes da arrecadação de IPTU e o rent seeking nos municípios paraibanos
title_fullStr Fatores determinantes da arrecadação de IPTU e o rent seeking nos municípios paraibanos
title_full_unstemmed Fatores determinantes da arrecadação de IPTU e o rent seeking nos municípios paraibanos
title_sort Fatores determinantes da arrecadação de IPTU e o rent seeking nos municípios paraibanos
author Ramelli, Felipe
author_facet Ramelli, Felipe
da Silva, Maria Daniella de Oliveira Pereira
author_role author
author2 da Silva, Maria Daniella de Oliveira Pereira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramelli, Felipe
da Silva, Maria Daniella de Oliveira Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv IPTU
Rent Seeking
Socioeconômico
topic IPTU
Rent Seeking
Socioeconômico
description A pesquisa tem o objetivo de compreender os fatores que determinam a arrecadação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) nos municípios da Paraíba. Para isso, foram utilizadas modelagens para dados em painel, no período de 2005 a 2016, mediante a utilização de variáveis socioeconômicas e de renda. Além disso, procurou-se investigar a presença de rent seeking, também chamado de “captura pela elite”, que seria um comportamento de busca por favorecimentos por grupos privilegiados. Ao realizar um panorama da arrecadação do IPTU, por meio de análise descritiva dos dados orçamentários, verificou-se que o recolhimento do IPTU não cresceu na mesma proporção que os demais tributos municipais. Em relação aos fatores determinantes do IPTU, os resultados evidenciam que municípios com maior nível de renda, com maiores PIB per capita e com um melhor nível de desenvolvimento possuem arrecadações mais elevada. Por fim, foi observada a presença do comportamento de rent seeking na arrecadação do IPTU, mostrando indícios da existência de pressões exercidas por grupos privilegiados sobre as gestões locais. Portanto, conclui-se que a arrecadação de IPTU está relacionada às condições socioeconômicas dos municípios.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/903
url https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/903
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/903/573
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.source.none.fl_str_mv REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade; v. 10 n. 4 (2020): REUNIR ; 1-13
2237-3667
10.18696/reunir.v10i4
reponame:REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
collection REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
repository.name.fl_str_mv REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv revistareunir2021@gmail.com |
_version_ 1799319824034168832