Investimento público, audiovisual e rent-seeking

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jung, Bruna Winter
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/130375
Resumo: O presente trabalho busca compreender a relação da teoria de rent-seeking com o fomento público à cultura. Para tanto, a monografia abordará o tema das falhas de mercado para o setor cultural assumindo que existe uma forte assimetria de informação no acesso aos mecanismos de fomento, gerando um processo de oligopolização dos recursos destinados ao fomento do setor cultural que diminui o bem-estar social. A análise fará uso do instrumental da economia da cultura citando autores como William Baumol e William Bowen, Garry Becker, Richard Musgrave, Françoise Benhamou e David Throsby para examinar os dados e formular a hipótese de que a Lei de Incentivo à Cultura pode gerar concentração dos recursos e, portanto, oligopólios. Como estudo de caso, será analisado o mercado do audiovisual em virtude da disponibilidade de dados. Para tanto, serão utilizados séries históricas de cinco e de dez anos dos dados do Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual – OCA/Ancine e do Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura – SalicNet.
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