Quanto mais afeto, maior é o comprometimento: uma análise da percepção dos estudantes de Ciências Contábeis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Aline de Lourdes
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Marques, Vagner Antônio, Barbosa Neto, João Estevão, Freitag, Viviane da Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
Texto Completo: https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1115
Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar a percepção dos estudantes de Ciências Contábeis quanto à influência da afetividade e do comprometimento no processo de ensino-aprendizagem a partir da Teoria Walloniana. O estudo descritivo, do tipo survey, possui abordagem quantitativa, com uma amostra de 149 estudantes de 4 campi de uma das maiores universidades privadas do país. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva, do Teste do Qui-quadrado e do Teste Kruskall- Wallis. Os resultados evidenciaram que 92% dos estudantes percebem a afetividade como um fator relevante para o processo de ensino-aprendizagem. Essa relevância decorre do efeito estimulador que o professor e a instituição exercem sobre o estudante. Os alunos tendem a se comprometer e a dedicarem mais quando sentem que o professor: (i) possui empatia pela turma, (ii) se preocupa com a aprendizagem do aluno ou (iii) quando a disciplina trata de algo do seu interesse. Entretanto, essa influência da afetividade terá maior ou menor peso dependendo da motivação do aluno. O estudo contribui com o debate sobre o papel da afetividade apresentando evidências quanto à sua importância para o estímulo/desestímulo do estudante e a melhoria do processo de ensino-aprendizagem nos cursos de Ciências Contábeis.
id UFCG-4_c21a16f575bbbd8070f8872dbe617b21
oai_identifier_str oai:ojs.150.165.111.246:article/1115
network_acronym_str UFCG-4
network_name_str REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
repository_id_str
spelling Quanto mais afeto, maior é o comprometimento: uma análise da percepção dos estudantes de Ciências ContábeisAfetividadeEnsino-AprendizagemMotivaçãoO presente estudo teve como objetivo analisar a percepção dos estudantes de Ciências Contábeis quanto à influência da afetividade e do comprometimento no processo de ensino-aprendizagem a partir da Teoria Walloniana. O estudo descritivo, do tipo survey, possui abordagem quantitativa, com uma amostra de 149 estudantes de 4 campi de uma das maiores universidades privadas do país. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva, do Teste do Qui-quadrado e do Teste Kruskall- Wallis. Os resultados evidenciaram que 92% dos estudantes percebem a afetividade como um fator relevante para o processo de ensino-aprendizagem. Essa relevância decorre do efeito estimulador que o professor e a instituição exercem sobre o estudante. Os alunos tendem a se comprometer e a dedicarem mais quando sentem que o professor: (i) possui empatia pela turma, (ii) se preocupa com a aprendizagem do aluno ou (iii) quando a disciplina trata de algo do seu interesse. Entretanto, essa influência da afetividade terá maior ou menor peso dependendo da motivação do aluno. O estudo contribui com o debate sobre o papel da afetividade apresentando evidências quanto à sua importância para o estímulo/desestímulo do estudante e a melhoria do processo de ensino-aprendizagem nos cursos de Ciências Contábeis.Universidade Federal de Campina Grande2024-04-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos avaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/111510.18696/reunir.v13i4.1115REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade; v. 13 n. 4 (2023): REUNIR: 13, 4, 2023; 157-1762237-366710.18696/reunir.v13i4reponame:REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidadeinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporenghttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1115/788https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1115/789Copyright (c) 2024 REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLima, Aline de LourdesMarques, Vagner AntônioBarbosa Neto, João EstevãoFreitag, Viviane da Costa2024-04-19T19:48:06Zoai:ojs.150.165.111.246:article/1115Revistahttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/indexPUBhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/oairevistareunir2021@gmail.com |2237-36672237-3667opendoar:2024-04-19T19:48:06REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Quanto mais afeto, maior é o comprometimento: uma análise da percepção dos estudantes de Ciências Contábeis
title Quanto mais afeto, maior é o comprometimento: uma análise da percepção dos estudantes de Ciências Contábeis
spellingShingle Quanto mais afeto, maior é o comprometimento: uma análise da percepção dos estudantes de Ciências Contábeis
Lima, Aline de Lourdes
Afetividade
Ensino-Aprendizagem
Motivação
title_short Quanto mais afeto, maior é o comprometimento: uma análise da percepção dos estudantes de Ciências Contábeis
title_full Quanto mais afeto, maior é o comprometimento: uma análise da percepção dos estudantes de Ciências Contábeis
title_fullStr Quanto mais afeto, maior é o comprometimento: uma análise da percepção dos estudantes de Ciências Contábeis
title_full_unstemmed Quanto mais afeto, maior é o comprometimento: uma análise da percepção dos estudantes de Ciências Contábeis
title_sort Quanto mais afeto, maior é o comprometimento: uma análise da percepção dos estudantes de Ciências Contábeis
author Lima, Aline de Lourdes
author_facet Lima, Aline de Lourdes
Marques, Vagner Antônio
Barbosa Neto, João Estevão
Freitag, Viviane da Costa
author_role author
author2 Marques, Vagner Antônio
Barbosa Neto, João Estevão
Freitag, Viviane da Costa
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Aline de Lourdes
Marques, Vagner Antônio
Barbosa Neto, João Estevão
Freitag, Viviane da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Afetividade
Ensino-Aprendizagem
Motivação
topic Afetividade
Ensino-Aprendizagem
Motivação
description O presente estudo teve como objetivo analisar a percepção dos estudantes de Ciências Contábeis quanto à influência da afetividade e do comprometimento no processo de ensino-aprendizagem a partir da Teoria Walloniana. O estudo descritivo, do tipo survey, possui abordagem quantitativa, com uma amostra de 149 estudantes de 4 campi de uma das maiores universidades privadas do país. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva, do Teste do Qui-quadrado e do Teste Kruskall- Wallis. Os resultados evidenciaram que 92% dos estudantes percebem a afetividade como um fator relevante para o processo de ensino-aprendizagem. Essa relevância decorre do efeito estimulador que o professor e a instituição exercem sobre o estudante. Os alunos tendem a se comprometer e a dedicarem mais quando sentem que o professor: (i) possui empatia pela turma, (ii) se preocupa com a aprendizagem do aluno ou (iii) quando a disciplina trata de algo do seu interesse. Entretanto, essa influência da afetividade terá maior ou menor peso dependendo da motivação do aluno. O estudo contribui com o debate sobre o papel da afetividade apresentando evidências quanto à sua importância para o estímulo/desestímulo do estudante e a melhoria do processo de ensino-aprendizagem nos cursos de Ciências Contábeis.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1115
10.18696/reunir.v13i4.1115
url https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1115
identifier_str_mv 10.18696/reunir.v13i4.1115
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1115/788
https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1115/789
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.source.none.fl_str_mv REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade; v. 13 n. 4 (2023): REUNIR: 13, 4, 2023; 157-176
2237-3667
10.18696/reunir.v13i4
reponame:REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
collection REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
repository.name.fl_str_mv REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv revistareunir2021@gmail.com |
_version_ 1799319822943649792