Quanto mais afeto, maior é o comprometimento: uma análise da percepção dos estudantes de Ciências Contábeis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade |
Texto Completo: | https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1115 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo analisar a percepção dos estudantes de Ciências Contábeis quanto à influência da afetividade e do comprometimento no processo de ensino-aprendizagem a partir da Teoria Walloniana. O estudo descritivo, do tipo survey, possui abordagem quantitativa, com uma amostra de 149 estudantes de 4 campi de uma das maiores universidades privadas do país. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva, do Teste do Qui-quadrado e do Teste Kruskall- Wallis. Os resultados evidenciaram que 92% dos estudantes percebem a afetividade como um fator relevante para o processo de ensino-aprendizagem. Essa relevância decorre do efeito estimulador que o professor e a instituição exercem sobre o estudante. Os alunos tendem a se comprometer e a dedicarem mais quando sentem que o professor: (i) possui empatia pela turma, (ii) se preocupa com a aprendizagem do aluno ou (iii) quando a disciplina trata de algo do seu interesse. Entretanto, essa influência da afetividade terá maior ou menor peso dependendo da motivação do aluno. O estudo contribui com o debate sobre o papel da afetividade apresentando evidências quanto à sua importância para o estímulo/desestímulo do estudante e a melhoria do processo de ensino-aprendizagem nos cursos de Ciências Contábeis. |
id |
UFCG-4_c21a16f575bbbd8070f8872dbe617b21 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.150.165.111.246:article/1115 |
network_acronym_str |
UFCG-4 |
network_name_str |
REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade |
repository_id_str |
|
spelling |
Quanto mais afeto, maior é o comprometimento: uma análise da percepção dos estudantes de Ciências ContábeisAfetividadeEnsino-AprendizagemMotivaçãoO presente estudo teve como objetivo analisar a percepção dos estudantes de Ciências Contábeis quanto à influência da afetividade e do comprometimento no processo de ensino-aprendizagem a partir da Teoria Walloniana. O estudo descritivo, do tipo survey, possui abordagem quantitativa, com uma amostra de 149 estudantes de 4 campi de uma das maiores universidades privadas do país. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva, do Teste do Qui-quadrado e do Teste Kruskall- Wallis. Os resultados evidenciaram que 92% dos estudantes percebem a afetividade como um fator relevante para o processo de ensino-aprendizagem. Essa relevância decorre do efeito estimulador que o professor e a instituição exercem sobre o estudante. Os alunos tendem a se comprometer e a dedicarem mais quando sentem que o professor: (i) possui empatia pela turma, (ii) se preocupa com a aprendizagem do aluno ou (iii) quando a disciplina trata de algo do seu interesse. Entretanto, essa influência da afetividade terá maior ou menor peso dependendo da motivação do aluno. O estudo contribui com o debate sobre o papel da afetividade apresentando evidências quanto à sua importância para o estímulo/desestímulo do estudante e a melhoria do processo de ensino-aprendizagem nos cursos de Ciências Contábeis.Universidade Federal de Campina Grande2024-04-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos avaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/111510.18696/reunir.v13i4.1115REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade; v. 13 n. 4 (2023): REUNIR: 13, 4, 2023; 157-1762237-366710.18696/reunir.v13i4reponame:REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidadeinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporenghttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1115/788https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1115/789Copyright (c) 2024 REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLima, Aline de LourdesMarques, Vagner AntônioBarbosa Neto, João EstevãoFreitag, Viviane da Costa2024-04-19T19:48:06Zoai:ojs.150.165.111.246:article/1115Revistahttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/indexPUBhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/oairevistareunir2021@gmail.com |2237-36672237-3667opendoar:2024-04-19T19:48:06REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Quanto mais afeto, maior é o comprometimento: uma análise da percepção dos estudantes de Ciências Contábeis |
title |
Quanto mais afeto, maior é o comprometimento: uma análise da percepção dos estudantes de Ciências Contábeis |
spellingShingle |
Quanto mais afeto, maior é o comprometimento: uma análise da percepção dos estudantes de Ciências Contábeis Lima, Aline de Lourdes Afetividade Ensino-Aprendizagem Motivação |
title_short |
Quanto mais afeto, maior é o comprometimento: uma análise da percepção dos estudantes de Ciências Contábeis |
title_full |
Quanto mais afeto, maior é o comprometimento: uma análise da percepção dos estudantes de Ciências Contábeis |
title_fullStr |
Quanto mais afeto, maior é o comprometimento: uma análise da percepção dos estudantes de Ciências Contábeis |
title_full_unstemmed |
Quanto mais afeto, maior é o comprometimento: uma análise da percepção dos estudantes de Ciências Contábeis |
title_sort |
Quanto mais afeto, maior é o comprometimento: uma análise da percepção dos estudantes de Ciências Contábeis |
author |
Lima, Aline de Lourdes |
author_facet |
Lima, Aline de Lourdes Marques, Vagner Antônio Barbosa Neto, João Estevão Freitag, Viviane da Costa |
author_role |
author |
author2 |
Marques, Vagner Antônio Barbosa Neto, João Estevão Freitag, Viviane da Costa |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Aline de Lourdes Marques, Vagner Antônio Barbosa Neto, João Estevão Freitag, Viviane da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Afetividade Ensino-Aprendizagem Motivação |
topic |
Afetividade Ensino-Aprendizagem Motivação |
description |
O presente estudo teve como objetivo analisar a percepção dos estudantes de Ciências Contábeis quanto à influência da afetividade e do comprometimento no processo de ensino-aprendizagem a partir da Teoria Walloniana. O estudo descritivo, do tipo survey, possui abordagem quantitativa, com uma amostra de 149 estudantes de 4 campi de uma das maiores universidades privadas do país. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva, do Teste do Qui-quadrado e do Teste Kruskall- Wallis. Os resultados evidenciaram que 92% dos estudantes percebem a afetividade como um fator relevante para o processo de ensino-aprendizagem. Essa relevância decorre do efeito estimulador que o professor e a instituição exercem sobre o estudante. Os alunos tendem a se comprometer e a dedicarem mais quando sentem que o professor: (i) possui empatia pela turma, (ii) se preocupa com a aprendizagem do aluno ou (iii) quando a disciplina trata de algo do seu interesse. Entretanto, essa influência da afetividade terá maior ou menor peso dependendo da motivação do aluno. O estudo contribui com o debate sobre o papel da afetividade apresentando evidências quanto à sua importância para o estímulo/desestímulo do estudante e a melhoria do processo de ensino-aprendizagem nos cursos de Ciências Contábeis. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-04-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigos avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1115 10.18696/reunir.v13i4.1115 |
url |
https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1115 |
identifier_str_mv |
10.18696/reunir.v13i4.1115 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1115/788 https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1115/789 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade; v. 13 n. 4 (2023): REUNIR: 13, 4, 2023; 157-176 2237-3667 10.18696/reunir.v13i4 reponame:REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade |
collection |
REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade |
repository.name.fl_str_mv |
REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistareunir2021@gmail.com | |
_version_ |
1799319822943649792 |