Value Relevance da Recompra de Ações no Mercado Brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paranaíba Ferreira, Marília
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Oliveira, Rafael Manoel de, Rech, Ilírio José, Zanolla, Ercilio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
Texto Completo: https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/933
Resumo: O presente estudo teve como objetivo verificar a relevância da recompra de ações na formação do preço da ação das companhias brasileiras de capital aberto. Os dados foram coletados na base da Economtica@ e no site da B³ e a análise foi feita por meio de regressões múltiplas com dados em painel. No total, 40 empresas que efetuaram a recompra de ações no período entre 2011 e 2015 foram analisadas e dois modelos econométricos, baseados no Modelo de Ohlson, foram estimados. O primeiro modelo testa a Hipótese (1) de que o lucro líquido por ação e o patrimônio líquido por ação são informações relevantes para o mercado brasileiro de capitais, e o segundo modelo testa a Hipótese (2) de que o valor da recompra de ações é relevante para o mercado brasileiro de capitais. Comparando os coeficientes de determinação dos dois modelos, constatou-se que a recompra de ações resulta em ganho no conteúdo informacional para os investidores. Como contribuição, este estudo confirma a importância das informações contidas nos demonstrativos contábeis, neste caso, na conta de ações ou quotas em tesouraria do balanço patrimonial e, portanto, mostra que a contabilidade cumpre, cada vez mais, o seu papel de fornecer informações relevantes aos usuários, o que minimiza a assimetria informacional. Adicionalmente, ressalta-se que esta pesquisa pode subsidiar acadêmicos, agências reguladoras, dado que a recompra de ações deve ser divulgada pela empresa em Fato Relevante e essa divulgação é normatizada pela Instrução 358/2002 da CVM, e investidores no entendimento da prática de recompra.
id UFCG-4_c507d896a84d200ffbfd5e95b8a376de
oai_identifier_str oai:ojs.150.165.111.246:article/933
network_acronym_str UFCG-4
network_name_str REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
repository_id_str
spelling Value Relevance da Recompra de Ações no Mercado Brasileirovalue relevancerecompra de açõesMercado de capitaisO presente estudo teve como objetivo verificar a relevância da recompra de ações na formação do preço da ação das companhias brasileiras de capital aberto. Os dados foram coletados na base da Economtica@ e no site da B³ e a análise foi feita por meio de regressões múltiplas com dados em painel. No total, 40 empresas que efetuaram a recompra de ações no período entre 2011 e 2015 foram analisadas e dois modelos econométricos, baseados no Modelo de Ohlson, foram estimados. O primeiro modelo testa a Hipótese (1) de que o lucro líquido por ação e o patrimônio líquido por ação são informações relevantes para o mercado brasileiro de capitais, e o segundo modelo testa a Hipótese (2) de que o valor da recompra de ações é relevante para o mercado brasileiro de capitais. Comparando os coeficientes de determinação dos dois modelos, constatou-se que a recompra de ações resulta em ganho no conteúdo informacional para os investidores. Como contribuição, este estudo confirma a importância das informações contidas nos demonstrativos contábeis, neste caso, na conta de ações ou quotas em tesouraria do balanço patrimonial e, portanto, mostra que a contabilidade cumpre, cada vez mais, o seu papel de fornecer informações relevantes aos usuários, o que minimiza a assimetria informacional. Adicionalmente, ressalta-se que esta pesquisa pode subsidiar acadêmicos, agências reguladoras, dado que a recompra de ações deve ser divulgada pela empresa em Fato Relevante e essa divulgação é normatizada pela Instrução 358/2002 da CVM, e investidores no entendimento da prática de recompra.Universidade Federal de Campina Grande2020-10-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/933REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade; v. 10 n. 3 (2020): REUNIR; 60-702237-366710.18696/reunir.v10i3reponame:REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidadeinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/933/565Paranaíba Ferreira, Marília Oliveira, Rafael Manoel deRech, Ilírio JoséZanolla, Ercilioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-23T17:41:17Zoai:ojs.150.165.111.246:article/933Revistahttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/indexPUBhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/oairevistareunir2021@gmail.com |2237-36672237-3667opendoar:2020-12-23T17:41:17REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Value Relevance da Recompra de Ações no Mercado Brasileiro
title Value Relevance da Recompra de Ações no Mercado Brasileiro
spellingShingle Value Relevance da Recompra de Ações no Mercado Brasileiro
Paranaíba Ferreira, Marília
value relevance
recompra de ações
Mercado de capitais
title_short Value Relevance da Recompra de Ações no Mercado Brasileiro
title_full Value Relevance da Recompra de Ações no Mercado Brasileiro
title_fullStr Value Relevance da Recompra de Ações no Mercado Brasileiro
title_full_unstemmed Value Relevance da Recompra de Ações no Mercado Brasileiro
title_sort Value Relevance da Recompra de Ações no Mercado Brasileiro
author Paranaíba Ferreira, Marília
author_facet Paranaíba Ferreira, Marília
Oliveira, Rafael Manoel de
Rech, Ilírio José
Zanolla, Ercilio
author_role author
author2 Oliveira, Rafael Manoel de
Rech, Ilírio José
Zanolla, Ercilio
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paranaíba Ferreira, Marília
Oliveira, Rafael Manoel de
Rech, Ilírio José
Zanolla, Ercilio
dc.subject.por.fl_str_mv value relevance
recompra de ações
Mercado de capitais
topic value relevance
recompra de ações
Mercado de capitais
description O presente estudo teve como objetivo verificar a relevância da recompra de ações na formação do preço da ação das companhias brasileiras de capital aberto. Os dados foram coletados na base da Economtica@ e no site da B³ e a análise foi feita por meio de regressões múltiplas com dados em painel. No total, 40 empresas que efetuaram a recompra de ações no período entre 2011 e 2015 foram analisadas e dois modelos econométricos, baseados no Modelo de Ohlson, foram estimados. O primeiro modelo testa a Hipótese (1) de que o lucro líquido por ação e o patrimônio líquido por ação são informações relevantes para o mercado brasileiro de capitais, e o segundo modelo testa a Hipótese (2) de que o valor da recompra de ações é relevante para o mercado brasileiro de capitais. Comparando os coeficientes de determinação dos dois modelos, constatou-se que a recompra de ações resulta em ganho no conteúdo informacional para os investidores. Como contribuição, este estudo confirma a importância das informações contidas nos demonstrativos contábeis, neste caso, na conta de ações ou quotas em tesouraria do balanço patrimonial e, portanto, mostra que a contabilidade cumpre, cada vez mais, o seu papel de fornecer informações relevantes aos usuários, o que minimiza a assimetria informacional. Adicionalmente, ressalta-se que esta pesquisa pode subsidiar acadêmicos, agências reguladoras, dado que a recompra de ações deve ser divulgada pela empresa em Fato Relevante e essa divulgação é normatizada pela Instrução 358/2002 da CVM, e investidores no entendimento da prática de recompra.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/933
url https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/933
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/933/565
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.source.none.fl_str_mv REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade; v. 10 n. 3 (2020): REUNIR; 60-70
2237-3667
10.18696/reunir.v10i3
reponame:REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
collection REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
repository.name.fl_str_mv REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv revistareunir2021@gmail.com |
_version_ 1799319824047800320