Reputação Corporativa: Uma Análise das Produções Científicas no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ZANEDIN, SAMARA
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: TAFFAREL, MARINES, MENON, GELSON, Menon, Jean Lucca
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
Texto Completo: https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1108
Resumo: O Brasil passa por um importante momento sobre reflexões, preservação e estabelecimento da Reputação Corporativa. A busca para manter equilíbrio entre diversos aspectos, tais como econômicos, sociais e de prestigio é um desafio para a sobrevivência dos negócios e tem levado as empresas a adotarem estratégias para contornar o problema. O objetivo deste artigo é investigar o perfil, as particularidades e como as produções científicas brasileiras abordam os temas Reputação, Reputação Corporativa, Imagem Corporativa, no período de 2004 a 2018. Para tanto, foi desenvolvido um estudo bibliométrico das publicações localizadas na Base Spell, utilizando como parâmetro a Lei de Lotka (1926) que propõe medir a produtividade dos autores; a Lei de Bradford (1934) tende medir a dispersão do conhecimento científico em publicações periódicas; e a terceira Lei de Zipf (1949) objetiva medir a distribuição de frequências de palavras em um texto. Os resultados da pesquisa permitiram identificar 46 artigos sobre o assunto. Os temas com maior destaque em quantidade de artigos são elencados nas categorias de análise: Responsabilidade Social, Marca Corporativa, Responsabilidade Socioambiental. Analisando os resultados, percebeu-se uma crescente preocupação com a temática, corroborando em aumento das publicações a partir de 2014. De forma geral, as pesquisas associam práticas de boa reputação corporativa ao desempenho organizacional, melhoria de qualidade, melhoria da reputação, redução de resíduos, entre outros ganhos.
id UFCG-4_c7612a940a0b73c8499502d09a9758a2
oai_identifier_str oai:ojs.150.165.111.246:article/1108
network_acronym_str UFCG-4
network_name_str REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
repository_id_str
spelling Reputação Corporativa: Uma Análise das Produções Científicas no BrasilReputação corporativaBase SpellPeriódicos NacionaisProdução Acadêmica.O Brasil passa por um importante momento sobre reflexões, preservação e estabelecimento da Reputação Corporativa. A busca para manter equilíbrio entre diversos aspectos, tais como econômicos, sociais e de prestigio é um desafio para a sobrevivência dos negócios e tem levado as empresas a adotarem estratégias para contornar o problema. O objetivo deste artigo é investigar o perfil, as particularidades e como as produções científicas brasileiras abordam os temas Reputação, Reputação Corporativa, Imagem Corporativa, no período de 2004 a 2018. Para tanto, foi desenvolvido um estudo bibliométrico das publicações localizadas na Base Spell, utilizando como parâmetro a Lei de Lotka (1926) que propõe medir a produtividade dos autores; a Lei de Bradford (1934) tende medir a dispersão do conhecimento científico em publicações periódicas; e a terceira Lei de Zipf (1949) objetiva medir a distribuição de frequências de palavras em um texto. Os resultados da pesquisa permitiram identificar 46 artigos sobre o assunto. Os temas com maior destaque em quantidade de artigos são elencados nas categorias de análise: Responsabilidade Social, Marca Corporativa, Responsabilidade Socioambiental. Analisando os resultados, percebeu-se uma crescente preocupação com a temática, corroborando em aumento das publicações a partir de 2014. De forma geral, as pesquisas associam práticas de boa reputação corporativa ao desempenho organizacional, melhoria de qualidade, melhoria da reputação, redução de resíduos, entre outros ganhos.Universidade Federal de Campina Grande2023-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos avaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/110810.18696/reunir.v13i2.1108REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade; v. 13 n. 2 (2023): REUNIR; 114-1282237-366710.18696/reunir.v13i2reponame:REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidadeinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporenghttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1108/714https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1108/715Copyright (c) 2023 REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessZANEDIN, SAMARATAFFAREL, MARINESMENON, GELSONMenon, Jean Lucca2023-06-28T16:56:42Zoai:ojs.150.165.111.246:article/1108Revistahttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/indexPUBhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/oairevistareunir2021@gmail.com |2237-36672237-3667opendoar:2023-06-28T16:56:42REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Reputação Corporativa: Uma Análise das Produções Científicas no Brasil
title Reputação Corporativa: Uma Análise das Produções Científicas no Brasil
spellingShingle Reputação Corporativa: Uma Análise das Produções Científicas no Brasil
ZANEDIN, SAMARA
Reputação corporativa
Base Spell
Periódicos Nacionais
Produção Acadêmica.
title_short Reputação Corporativa: Uma Análise das Produções Científicas no Brasil
title_full Reputação Corporativa: Uma Análise das Produções Científicas no Brasil
title_fullStr Reputação Corporativa: Uma Análise das Produções Científicas no Brasil
title_full_unstemmed Reputação Corporativa: Uma Análise das Produções Científicas no Brasil
title_sort Reputação Corporativa: Uma Análise das Produções Científicas no Brasil
author ZANEDIN, SAMARA
author_facet ZANEDIN, SAMARA
TAFFAREL, MARINES
MENON, GELSON
Menon, Jean Lucca
author_role author
author2 TAFFAREL, MARINES
MENON, GELSON
Menon, Jean Lucca
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv ZANEDIN, SAMARA
TAFFAREL, MARINES
MENON, GELSON
Menon, Jean Lucca
dc.subject.por.fl_str_mv Reputação corporativa
Base Spell
Periódicos Nacionais
Produção Acadêmica.
topic Reputação corporativa
Base Spell
Periódicos Nacionais
Produção Acadêmica.
description O Brasil passa por um importante momento sobre reflexões, preservação e estabelecimento da Reputação Corporativa. A busca para manter equilíbrio entre diversos aspectos, tais como econômicos, sociais e de prestigio é um desafio para a sobrevivência dos negócios e tem levado as empresas a adotarem estratégias para contornar o problema. O objetivo deste artigo é investigar o perfil, as particularidades e como as produções científicas brasileiras abordam os temas Reputação, Reputação Corporativa, Imagem Corporativa, no período de 2004 a 2018. Para tanto, foi desenvolvido um estudo bibliométrico das publicações localizadas na Base Spell, utilizando como parâmetro a Lei de Lotka (1926) que propõe medir a produtividade dos autores; a Lei de Bradford (1934) tende medir a dispersão do conhecimento científico em publicações periódicas; e a terceira Lei de Zipf (1949) objetiva medir a distribuição de frequências de palavras em um texto. Os resultados da pesquisa permitiram identificar 46 artigos sobre o assunto. Os temas com maior destaque em quantidade de artigos são elencados nas categorias de análise: Responsabilidade Social, Marca Corporativa, Responsabilidade Socioambiental. Analisando os resultados, percebeu-se uma crescente preocupação com a temática, corroborando em aumento das publicações a partir de 2014. De forma geral, as pesquisas associam práticas de boa reputação corporativa ao desempenho organizacional, melhoria de qualidade, melhoria da reputação, redução de resíduos, entre outros ganhos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1108
10.18696/reunir.v13i2.1108
url https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1108
identifier_str_mv 10.18696/reunir.v13i2.1108
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1108/714
https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1108/715
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.source.none.fl_str_mv REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade; v. 13 n. 2 (2023): REUNIR; 114-128
2237-3667
10.18696/reunir.v13i2
reponame:REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
collection REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
repository.name.fl_str_mv REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv revistareunir2021@gmail.com |
_version_ 1799319824456744960