EFEITO DA GOVERNANÇA CORPORATIVA NOS HONORÁRIOS DE AUDITORIA EM EMPRESAS BRASILEIRAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Alini
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pletsch, Caroline Sulzbach, da Cunha, Paulo Roberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
Texto Completo: https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/707
Resumo: O presente estudo teve por objetivo verificar o efeito da governança corporativa nos honorários de auditoria em empresas brasileiras. Para analisar esta relação de influência utilizou-se da Teoria da Sinalização. A metodologia utilizada quanto aos objetivos configurou-se como descritiva, em relação aos procedimentos como documental e referente à abordagem é quantitativa. A população compreendeu todas as empresas listadas na BM&FBOVESPA, e a amostra foi composta por 214 empresas, as quais detinham todas as informações necessárias para a realização do estudo no período analisado, que correspondeu ao ano de 2013. Pela abordagem quantitativa do problema, para a análise dos dados utilizou-se de técnicas estatísticas como análise descritiva e regressão linear múltipla. Os resultados demonstraram que quanto maior o tamanho da empresa, maiores os honorários de auditoria e que o saldo de contas a receber não impactou no aumento dos honorários de auditoria, por não representar risco empresarial, demonstrando efeito significativo para a redução dos honorários de auditoria. Desta forma, a hipótese 2 formulada foi aceita parcialmente e quanto a hipótese 1, sobre o efeito da governança corporativa nos honorários de auditoria, não pode-se confirmá-la, visto que a governança corporativa não apresentou influência significativa nos honorários de auditoria, porém demonstrou relação positiva, corroborando em parte sobre a inferência da Teoria da Sinalização.
id UFCG-4_cb0977e3db53668fed5771acf0aa9c31
oai_identifier_str oai:ojs.150.165.111.246:article/707
network_acronym_str UFCG-4
network_name_str REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
repository_id_str
spelling EFEITO DA GOVERNANÇA CORPORATIVA NOS HONORÁRIOS DE AUDITORIA EM EMPRESAS BRASILEIRASGovernança corporativaHonorários de auditoriaTeoria da Sinalização.O presente estudo teve por objetivo verificar o efeito da governança corporativa nos honorários de auditoria em empresas brasileiras. Para analisar esta relação de influência utilizou-se da Teoria da Sinalização. A metodologia utilizada quanto aos objetivos configurou-se como descritiva, em relação aos procedimentos como documental e referente à abordagem é quantitativa. A população compreendeu todas as empresas listadas na BM&FBOVESPA, e a amostra foi composta por 214 empresas, as quais detinham todas as informações necessárias para a realização do estudo no período analisado, que correspondeu ao ano de 2013. Pela abordagem quantitativa do problema, para a análise dos dados utilizou-se de técnicas estatísticas como análise descritiva e regressão linear múltipla. Os resultados demonstraram que quanto maior o tamanho da empresa, maiores os honorários de auditoria e que o saldo de contas a receber não impactou no aumento dos honorários de auditoria, por não representar risco empresarial, demonstrando efeito significativo para a redução dos honorários de auditoria. Desta forma, a hipótese 2 formulada foi aceita parcialmente e quanto a hipótese 1, sobre o efeito da governança corporativa nos honorários de auditoria, não pode-se confirmá-la, visto que a governança corporativa não apresentou influência significativa nos honorários de auditoria, porém demonstrou relação positiva, corroborando em parte sobre a inferência da Teoria da Sinalização.Universidade Federal de Campina Grande2019-02-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/70710.18696/reunir.v8i3.707REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade; v. 8 n. 3 (2018): REUNIR; 12-212237-366710.18696/reunir.v8i3reponame:REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidadeinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/707/495Copyright (c) 2019 Alini da Silva, Caroline Sulzbach Pletsch, Paulo Roberto da Cunhainfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, AliniPletsch, Caroline Sulzbachda Cunha, Paulo Roberto2020-09-03T18:24:08Zoai:ojs.150.165.111.246:article/707Revistahttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/indexPUBhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/oairevistareunir2021@gmail.com |2237-36672237-3667opendoar:2020-09-03T18:24:08REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv EFEITO DA GOVERNANÇA CORPORATIVA NOS HONORÁRIOS DE AUDITORIA EM EMPRESAS BRASILEIRAS
title EFEITO DA GOVERNANÇA CORPORATIVA NOS HONORÁRIOS DE AUDITORIA EM EMPRESAS BRASILEIRAS
spellingShingle EFEITO DA GOVERNANÇA CORPORATIVA NOS HONORÁRIOS DE AUDITORIA EM EMPRESAS BRASILEIRAS
da Silva, Alini
Governança corporativa
Honorários de auditoria
Teoria da Sinalização.
title_short EFEITO DA GOVERNANÇA CORPORATIVA NOS HONORÁRIOS DE AUDITORIA EM EMPRESAS BRASILEIRAS
title_full EFEITO DA GOVERNANÇA CORPORATIVA NOS HONORÁRIOS DE AUDITORIA EM EMPRESAS BRASILEIRAS
title_fullStr EFEITO DA GOVERNANÇA CORPORATIVA NOS HONORÁRIOS DE AUDITORIA EM EMPRESAS BRASILEIRAS
title_full_unstemmed EFEITO DA GOVERNANÇA CORPORATIVA NOS HONORÁRIOS DE AUDITORIA EM EMPRESAS BRASILEIRAS
title_sort EFEITO DA GOVERNANÇA CORPORATIVA NOS HONORÁRIOS DE AUDITORIA EM EMPRESAS BRASILEIRAS
author da Silva, Alini
author_facet da Silva, Alini
Pletsch, Caroline Sulzbach
da Cunha, Paulo Roberto
author_role author
author2 Pletsch, Caroline Sulzbach
da Cunha, Paulo Roberto
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Alini
Pletsch, Caroline Sulzbach
da Cunha, Paulo Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Governança corporativa
Honorários de auditoria
Teoria da Sinalização.
topic Governança corporativa
Honorários de auditoria
Teoria da Sinalização.
description O presente estudo teve por objetivo verificar o efeito da governança corporativa nos honorários de auditoria em empresas brasileiras. Para analisar esta relação de influência utilizou-se da Teoria da Sinalização. A metodologia utilizada quanto aos objetivos configurou-se como descritiva, em relação aos procedimentos como documental e referente à abordagem é quantitativa. A população compreendeu todas as empresas listadas na BM&FBOVESPA, e a amostra foi composta por 214 empresas, as quais detinham todas as informações necessárias para a realização do estudo no período analisado, que correspondeu ao ano de 2013. Pela abordagem quantitativa do problema, para a análise dos dados utilizou-se de técnicas estatísticas como análise descritiva e regressão linear múltipla. Os resultados demonstraram que quanto maior o tamanho da empresa, maiores os honorários de auditoria e que o saldo de contas a receber não impactou no aumento dos honorários de auditoria, por não representar risco empresarial, demonstrando efeito significativo para a redução dos honorários de auditoria. Desta forma, a hipótese 2 formulada foi aceita parcialmente e quanto a hipótese 1, sobre o efeito da governança corporativa nos honorários de auditoria, não pode-se confirmá-la, visto que a governança corporativa não apresentou influência significativa nos honorários de auditoria, porém demonstrou relação positiva, corroborando em parte sobre a inferência da Teoria da Sinalização.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/707
10.18696/reunir.v8i3.707
url https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/707
identifier_str_mv 10.18696/reunir.v8i3.707
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/707/495
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Alini da Silva, Caroline Sulzbach Pletsch, Paulo Roberto da Cunha
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Alini da Silva, Caroline Sulzbach Pletsch, Paulo Roberto da Cunha
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.source.none.fl_str_mv REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade; v. 8 n. 3 (2018): REUNIR; 12-21
2237-3667
10.18696/reunir.v8i3
reponame:REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
collection REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
repository.name.fl_str_mv REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv revistareunir2021@gmail.com |
_version_ 1799319823968108544