QUALIDADE DA GOVERNANÇA CORPORATIVA, HONORÁRIOS DE AUDITORIA E NÃO-AUDITORIA DAS EMPRESAS BRASILEIRAS DE CAPITAL ABERTO DO ÍNDICE DE AÇÕES COM GOVERNANÇA CORPORATIVA DIFERENCIADA (IGCX)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kaveski, Itzhak David Simão
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Degenhart, Larissa, Fernandes, Marta Souza, Faria, Luiz Fernando Cândido de, Manuel Junior, Marcos Moreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (G_Cont)
Texto Completo: https://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/article/view/3834
Resumo: Este estudo objetivou examinar a influência dos mecanismos de Governança Corporativa nos gastos com honorários de auditoria e não-auditoria das empresas brasileiras de capital aberto pertencentes ao Índice de Ações com Governança Corporativa Diferenciada (IGCX) da BMFBovespa. A população de pesquisa é composta por 185 empresas brasileiras pertencentes ao Índice de Ações com Governança Corporativa Diferenciada (IGCX) e a amostra compreendeu 88 empresas que apresentaram todas variáveis necessárias para análise dos dados. Para o tratamento dos dados utilizou-se o teste estatístico regressão de dados em painel. Os honorários de auditoria e de não-auditoria foram utilizados de três formas, o gasto total, logaritmo natural e a relação com o ativo total. Foram utilizados seis mecanismos de Governança Corporativa, conselho de administração, membros independentes, dualidade do diretor, presença de comitê de auditoria, tamanho do comitê de auditoria e reputação da empresa de auditoria independente. Os resultados indicam que dentre os mecanismos de Governança Corporativa, apenas o tamanho do comitê de auditoria e a reputação da empresa de auditoria independente, ou seja se a empresa auditora é Big Four ou não, influência nos gastos com honorários de auditoria. Já para os honorários de não auditoria necessita-se de mais estudos, pois o coeficiente de determinação foi extremamente baixo.
id UFPI-4_d5b88ddb942368d61f3eb72c0e263b36
oai_identifier_str oai:ojs.10.22.15.19:article/3834
network_acronym_str UFPI-4
network_name_str Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (G_Cont)
repository_id_str
spelling QUALIDADE DA GOVERNANÇA CORPORATIVA, HONORÁRIOS DE AUDITORIA E NÃO-AUDITORIA DAS EMPRESAS BRASILEIRAS DE CAPITAL ABERTO DO ÍNDICE DE AÇÕES COM GOVERNANÇA CORPORATIVA DIFERENCIADA (IGCX)Ciências Contábeis; Governança Corporativa.Honorários de Auditoria; Honorários de Não-Auditoria; Governança Corporativa.Este estudo objetivou examinar a influência dos mecanismos de Governança Corporativa nos gastos com honorários de auditoria e não-auditoria das empresas brasileiras de capital aberto pertencentes ao Índice de Ações com Governança Corporativa Diferenciada (IGCX) da BMFBovespa. A população de pesquisa é composta por 185 empresas brasileiras pertencentes ao Índice de Ações com Governança Corporativa Diferenciada (IGCX) e a amostra compreendeu 88 empresas que apresentaram todas variáveis necessárias para análise dos dados. Para o tratamento dos dados utilizou-se o teste estatístico regressão de dados em painel. Os honorários de auditoria e de não-auditoria foram utilizados de três formas, o gasto total, logaritmo natural e a relação com o ativo total. Foram utilizados seis mecanismos de Governança Corporativa, conselho de administração, membros independentes, dualidade do diretor, presença de comitê de auditoria, tamanho do comitê de auditoria e reputação da empresa de auditoria independente. Os resultados indicam que dentre os mecanismos de Governança Corporativa, apenas o tamanho do comitê de auditoria e a reputação da empresa de auditoria independente, ou seja se a empresa auditora é Big Four ou não, influência nos gastos com honorários de auditoria. Já para os honorários de não auditoria necessita-se de mais estudos, pois o coeficiente de determinação foi extremamente baixo.Universidade Federal do PiauíKaveski, Itzhak David SimãoDegenhart, LarissaFernandes, Marta SouzaFaria, Luiz Fernando Cândido deManuel Junior, Marcos Moreira2016-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDescritiva; Documental; Quantitativa.application/pdfhttps://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/article/view/383410.26694/2358.1735.2016.v3ed13834Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI; v. 3, n. 1 (2016): Número 1; p.166-1802358-1735reponame:Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (G_Cont)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/article/view/3834/2940info:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-06T21:07:29Zoai:ojs.10.22.15.19:article/3834Revistahttps://revistas.ufpi.br/index.php/gecontPUBhttps://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/oairodrigosantos@ufpi.edu.br||submissao.gecont@ufpi.edu.br2358-17352358-1735opendoar:2016-07-06T21:07:29Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (G_Cont) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv QUALIDADE DA GOVERNANÇA CORPORATIVA, HONORÁRIOS DE AUDITORIA E NÃO-AUDITORIA DAS EMPRESAS BRASILEIRAS DE CAPITAL ABERTO DO ÍNDICE DE AÇÕES COM GOVERNANÇA CORPORATIVA DIFERENCIADA (IGCX)
title QUALIDADE DA GOVERNANÇA CORPORATIVA, HONORÁRIOS DE AUDITORIA E NÃO-AUDITORIA DAS EMPRESAS BRASILEIRAS DE CAPITAL ABERTO DO ÍNDICE DE AÇÕES COM GOVERNANÇA CORPORATIVA DIFERENCIADA (IGCX)
spellingShingle QUALIDADE DA GOVERNANÇA CORPORATIVA, HONORÁRIOS DE AUDITORIA E NÃO-AUDITORIA DAS EMPRESAS BRASILEIRAS DE CAPITAL ABERTO DO ÍNDICE DE AÇÕES COM GOVERNANÇA CORPORATIVA DIFERENCIADA (IGCX)
Kaveski, Itzhak David Simão
Ciências Contábeis; Governança Corporativa.
Honorários de Auditoria; Honorários de Não-Auditoria; Governança Corporativa.
title_short QUALIDADE DA GOVERNANÇA CORPORATIVA, HONORÁRIOS DE AUDITORIA E NÃO-AUDITORIA DAS EMPRESAS BRASILEIRAS DE CAPITAL ABERTO DO ÍNDICE DE AÇÕES COM GOVERNANÇA CORPORATIVA DIFERENCIADA (IGCX)
title_full QUALIDADE DA GOVERNANÇA CORPORATIVA, HONORÁRIOS DE AUDITORIA E NÃO-AUDITORIA DAS EMPRESAS BRASILEIRAS DE CAPITAL ABERTO DO ÍNDICE DE AÇÕES COM GOVERNANÇA CORPORATIVA DIFERENCIADA (IGCX)
title_fullStr QUALIDADE DA GOVERNANÇA CORPORATIVA, HONORÁRIOS DE AUDITORIA E NÃO-AUDITORIA DAS EMPRESAS BRASILEIRAS DE CAPITAL ABERTO DO ÍNDICE DE AÇÕES COM GOVERNANÇA CORPORATIVA DIFERENCIADA (IGCX)
title_full_unstemmed QUALIDADE DA GOVERNANÇA CORPORATIVA, HONORÁRIOS DE AUDITORIA E NÃO-AUDITORIA DAS EMPRESAS BRASILEIRAS DE CAPITAL ABERTO DO ÍNDICE DE AÇÕES COM GOVERNANÇA CORPORATIVA DIFERENCIADA (IGCX)
title_sort QUALIDADE DA GOVERNANÇA CORPORATIVA, HONORÁRIOS DE AUDITORIA E NÃO-AUDITORIA DAS EMPRESAS BRASILEIRAS DE CAPITAL ABERTO DO ÍNDICE DE AÇÕES COM GOVERNANÇA CORPORATIVA DIFERENCIADA (IGCX)
author Kaveski, Itzhak David Simão
author_facet Kaveski, Itzhak David Simão
Degenhart, Larissa
Fernandes, Marta Souza
Faria, Luiz Fernando Cândido de
Manuel Junior, Marcos Moreira
author_role author
author2 Degenhart, Larissa
Fernandes, Marta Souza
Faria, Luiz Fernando Cândido de
Manuel Junior, Marcos Moreira
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Kaveski, Itzhak David Simão
Degenhart, Larissa
Fernandes, Marta Souza
Faria, Luiz Fernando Cândido de
Manuel Junior, Marcos Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Contábeis; Governança Corporativa.
Honorários de Auditoria; Honorários de Não-Auditoria; Governança Corporativa.
topic Ciências Contábeis; Governança Corporativa.
Honorários de Auditoria; Honorários de Não-Auditoria; Governança Corporativa.
description Este estudo objetivou examinar a influência dos mecanismos de Governança Corporativa nos gastos com honorários de auditoria e não-auditoria das empresas brasileiras de capital aberto pertencentes ao Índice de Ações com Governança Corporativa Diferenciada (IGCX) da BMFBovespa. A população de pesquisa é composta por 185 empresas brasileiras pertencentes ao Índice de Ações com Governança Corporativa Diferenciada (IGCX) e a amostra compreendeu 88 empresas que apresentaram todas variáveis necessárias para análise dos dados. Para o tratamento dos dados utilizou-se o teste estatístico regressão de dados em painel. Os honorários de auditoria e de não-auditoria foram utilizados de três formas, o gasto total, logaritmo natural e a relação com o ativo total. Foram utilizados seis mecanismos de Governança Corporativa, conselho de administração, membros independentes, dualidade do diretor, presença de comitê de auditoria, tamanho do comitê de auditoria e reputação da empresa de auditoria independente. Os resultados indicam que dentre os mecanismos de Governança Corporativa, apenas o tamanho do comitê de auditoria e a reputação da empresa de auditoria independente, ou seja se a empresa auditora é Big Four ou não, influência nos gastos com honorários de auditoria. Já para os honorários de não auditoria necessita-se de mais estudos, pois o coeficiente de determinação foi extremamente baixo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Descritiva; Documental; Quantitativa.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/article/view/3834
10.26694/2358.1735.2016.v3ed13834
url https://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/article/view/3834
identifier_str_mv 10.26694/2358.1735.2016.v3ed13834
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpi.br/index.php/gecont/article/view/3834/2940
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI; v. 3, n. 1 (2016): Número 1; p.166-180
2358-1735
reponame:Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (G_Cont)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (G_Cont)
collection Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (G_Cont)
repository.name.fl_str_mv Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (G_Cont) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv rodrigosantos@ufpi.edu.br||submissao.gecont@ufpi.edu.br
_version_ 1799756146048761856