Relatório de Sustentabilidade: proposta de aplicação em uma Instituição de Ensino Superior comunitária à luz da Global Reporting Initiative (GRI)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Souza, Tadeu Coelho Gonçalves
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: De Benedicto, Samuel Carvalho, da Silva, Luiz Henrique Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
Texto Completo: https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1022
Resumo: A sustentabilidade é vista como uma estratégia de negócios para as organizações, não sendo diferente para as Instituições de Ensino Superior (IES). Nesse contexto, os relatórios de sustentabilidade assumem grande importância como meio de divulgação das ações sustentáveis das IES. No entanto, há um importante desafio: como iniciar os relatos de sustentabilidade de uma maneira mais simples e fácil, permitindo que as IES tenham maior interesse em criar seus respectivos relatórios? Este estudo está ancorado nas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), considerada o principal instrumento de comunicação do desempenho ambiental, econômico e social das organizações. Objetivou-se realizar um estudo de caso qualitativo em uma IES Comunitária, situada no Estado de São Paulo, a fim de verificar a possibilidade de elaboração e implementação de um relatório de sustentabilidade, baseado nas diretrizes da GRI. O estudo revela que a IES estudada tem condições de elaborar o seu relatório de sustentabilidade, conforme instruções da cartilha GRI, ainda que, para tanto, precise realizar alterações no sentido de adequá-lo às particularidades do setor. A pesquisa concluiu que, ao elaborar o seu próprio relatório de sustentabilidade, a IES pode incrementar sua atuação no mercado, aumentando as chances de fidelização e realizando comparativos de desempenho junto às outras IES, além de contribuir para o atingimento do desenvolvimento sustentável.
id UFCG-4_e342c99a4f736891d5c2dab390533384
oai_identifier_str oai:ojs.150.165.111.246:article/1022
network_acronym_str UFCG-4
network_name_str REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
repository_id_str
spelling Relatório de Sustentabilidade: proposta de aplicação em uma Instituição de Ensino Superior comunitária à luz da Global Reporting Initiative (GRI)Relatório de SustentabilidadeIndicadoresDesenvolvimento SustentávelA sustentabilidade é vista como uma estratégia de negócios para as organizações, não sendo diferente para as Instituições de Ensino Superior (IES). Nesse contexto, os relatórios de sustentabilidade assumem grande importância como meio de divulgação das ações sustentáveis das IES. No entanto, há um importante desafio: como iniciar os relatos de sustentabilidade de uma maneira mais simples e fácil, permitindo que as IES tenham maior interesse em criar seus respectivos relatórios? Este estudo está ancorado nas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), considerada o principal instrumento de comunicação do desempenho ambiental, econômico e social das organizações. Objetivou-se realizar um estudo de caso qualitativo em uma IES Comunitária, situada no Estado de São Paulo, a fim de verificar a possibilidade de elaboração e implementação de um relatório de sustentabilidade, baseado nas diretrizes da GRI. O estudo revela que a IES estudada tem condições de elaborar o seu relatório de sustentabilidade, conforme instruções da cartilha GRI, ainda que, para tanto, precise realizar alterações no sentido de adequá-lo às particularidades do setor. A pesquisa concluiu que, ao elaborar o seu próprio relatório de sustentabilidade, a IES pode incrementar sua atuação no mercado, aumentando as chances de fidelização e realizando comparativos de desempenho junto às outras IES, além de contribuir para o atingimento do desenvolvimento sustentável.Universidade Federal de Campina Grande2022-05-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1022REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade; v. 11 n. 2 (2021): REUNIR; 76-892237-366710.18696/reunir.v11i2reponame:REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidadeinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1022/600de Souza, Tadeu Coelho GonçalvesDe Benedicto, Samuel Carvalhoda Silva, Luiz Henrique Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-30T13:17:12Zoai:ojs.150.165.111.246:article/1022Revistahttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/indexPUBhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/oairevistareunir2021@gmail.com |2237-36672237-3667opendoar:2022-07-30T13:17:12REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Sustentabilidade: proposta de aplicação em uma Instituição de Ensino Superior comunitária à luz da Global Reporting Initiative (GRI)
title Relatório de Sustentabilidade: proposta de aplicação em uma Instituição de Ensino Superior comunitária à luz da Global Reporting Initiative (GRI)
spellingShingle Relatório de Sustentabilidade: proposta de aplicação em uma Instituição de Ensino Superior comunitária à luz da Global Reporting Initiative (GRI)
de Souza, Tadeu Coelho Gonçalves
Relatório de Sustentabilidade
Indicadores
Desenvolvimento Sustentável
title_short Relatório de Sustentabilidade: proposta de aplicação em uma Instituição de Ensino Superior comunitária à luz da Global Reporting Initiative (GRI)
title_full Relatório de Sustentabilidade: proposta de aplicação em uma Instituição de Ensino Superior comunitária à luz da Global Reporting Initiative (GRI)
title_fullStr Relatório de Sustentabilidade: proposta de aplicação em uma Instituição de Ensino Superior comunitária à luz da Global Reporting Initiative (GRI)
title_full_unstemmed Relatório de Sustentabilidade: proposta de aplicação em uma Instituição de Ensino Superior comunitária à luz da Global Reporting Initiative (GRI)
title_sort Relatório de Sustentabilidade: proposta de aplicação em uma Instituição de Ensino Superior comunitária à luz da Global Reporting Initiative (GRI)
author de Souza, Tadeu Coelho Gonçalves
author_facet de Souza, Tadeu Coelho Gonçalves
De Benedicto, Samuel Carvalho
da Silva, Luiz Henrique Vieira
author_role author
author2 De Benedicto, Samuel Carvalho
da Silva, Luiz Henrique Vieira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Souza, Tadeu Coelho Gonçalves
De Benedicto, Samuel Carvalho
da Silva, Luiz Henrique Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Relatório de Sustentabilidade
Indicadores
Desenvolvimento Sustentável
topic Relatório de Sustentabilidade
Indicadores
Desenvolvimento Sustentável
description A sustentabilidade é vista como uma estratégia de negócios para as organizações, não sendo diferente para as Instituições de Ensino Superior (IES). Nesse contexto, os relatórios de sustentabilidade assumem grande importância como meio de divulgação das ações sustentáveis das IES. No entanto, há um importante desafio: como iniciar os relatos de sustentabilidade de uma maneira mais simples e fácil, permitindo que as IES tenham maior interesse em criar seus respectivos relatórios? Este estudo está ancorado nas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), considerada o principal instrumento de comunicação do desempenho ambiental, econômico e social das organizações. Objetivou-se realizar um estudo de caso qualitativo em uma IES Comunitária, situada no Estado de São Paulo, a fim de verificar a possibilidade de elaboração e implementação de um relatório de sustentabilidade, baseado nas diretrizes da GRI. O estudo revela que a IES estudada tem condições de elaborar o seu relatório de sustentabilidade, conforme instruções da cartilha GRI, ainda que, para tanto, precise realizar alterações no sentido de adequá-lo às particularidades do setor. A pesquisa concluiu que, ao elaborar o seu próprio relatório de sustentabilidade, a IES pode incrementar sua atuação no mercado, aumentando as chances de fidelização e realizando comparativos de desempenho junto às outras IES, além de contribuir para o atingimento do desenvolvimento sustentável.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1022
url https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1022
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1022/600
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.source.none.fl_str_mv REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade; v. 11 n. 2 (2021): REUNIR; 76-89
2237-3667
10.18696/reunir.v11i2
reponame:REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
collection REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
repository.name.fl_str_mv REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv revistareunir2021@gmail.com |
_version_ 1799319824420044800