DESEMPENHO E VOLATILIDADE DOS ÍNDICES DE GOVERNANÇA CORPORATIVA DA BM&FBOVESPA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Leandro Sanches Simplicio de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Santos, David Ferreira Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
Texto Completo: https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/28
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo observar o retorno e o risco dos dois índices de Governança Corporativa (IGC e IGCT) da BM&FBOVESPA, tendo como benchmarking o IBOVESPA no período entre 2007 e 2010. A hipótese central assumiu que em razão das práticas de governança o IGC e IGCT apresentariam menor volatilidade e desempenho superior ao IBOVESPA. Essa proposição é suportada pelo marco teórico utilizado, onde se postula a preeminência de um sistema de gestão que verse pela transparência, fidedignidade das informações e a homogeneidade no relacionamento com os stakeholders e shareholders. Os procedimentos metodológicos utilizados foram às técnicas estatísticas descritivas de análise de posição, dispersão e correlação das séries temporais. Ademais, utilizou-se o Índice de Sharpe Ajustado para mensurar a performance (risco x retorno) dos índices de governança em relação ao IBOVESPA. Os resultados empíricos alinham-se as pesquisas realizadas, onde os índices de governança apresentaram menor volatilidade e melhor desempenho em relação ao IBOVESPA, contudo, essa evidência não é consistente para todo o período em análise, em especial para a crise financeira de 2008. Desta forma, o trabalho pondera que a despeito do esforço em estimular as práticas de governança corporativa, o mercado, ainda, não demonstra plena segurança nesta ação, apesar dos indícios de que no longo prazo, as empresas que utilizam esse modelo institucional apresentam performance superior.
id UFCG-4_f9303daa056620bafcd47ac6966097f1
oai_identifier_str oai:ojs.150.165.111.246:article/28
network_acronym_str UFCG-4
network_name_str REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
repository_id_str
spelling DESEMPENHO E VOLATILIDADE DOS ÍNDICES DE GOVERNANÇA CORPORATIVA DA BM&FBOVESPAGovernança CorporativaVolatilidadeDesempenhoEsta pesquisa teve por objetivo observar o retorno e o risco dos dois índices de Governança Corporativa (IGC e IGCT) da BM&FBOVESPA, tendo como benchmarking o IBOVESPA no período entre 2007 e 2010. A hipótese central assumiu que em razão das práticas de governança o IGC e IGCT apresentariam menor volatilidade e desempenho superior ao IBOVESPA. Essa proposição é suportada pelo marco teórico utilizado, onde se postula a preeminência de um sistema de gestão que verse pela transparência, fidedignidade das informações e a homogeneidade no relacionamento com os stakeholders e shareholders. Os procedimentos metodológicos utilizados foram às técnicas estatísticas descritivas de análise de posição, dispersão e correlação das séries temporais. Ademais, utilizou-se o Índice de Sharpe Ajustado para mensurar a performance (risco x retorno) dos índices de governança em relação ao IBOVESPA. Os resultados empíricos alinham-se as pesquisas realizadas, onde os índices de governança apresentaram menor volatilidade e melhor desempenho em relação ao IBOVESPA, contudo, essa evidência não é consistente para todo o período em análise, em especial para a crise financeira de 2008. Desta forma, o trabalho pondera que a despeito do esforço em estimular as práticas de governança corporativa, o mercado, ainda, não demonstra plena segurança nesta ação, apesar dos indícios de que no longo prazo, as empresas que utilizam esse modelo institucional apresentam performance superior.Universidade Federal de Campina Grande2015-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos avaliado pelos paresArtigo, Pesquisa Quantitativaapplication/pdfhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/2810.18696/reunir.v1i2.28REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade; v. 1 n. 2 (2011): REUNIR; 52-642237-366710.18696/reunir.v1i2reponame:REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidadeinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/28/pdfCopyright (c) 2017 Leandro Sanches Simplicio de Oliveira, David Ferreira Lopes Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Leandro Sanches Simplicio deSantos, David Ferreira Lopes2017-07-01T18:58:42Zoai:ojs.150.165.111.246:article/28Revistahttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/indexPUBhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/oairevistareunir2021@gmail.com |2237-36672237-3667opendoar:2017-07-01T18:58:42REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv DESEMPENHO E VOLATILIDADE DOS ÍNDICES DE GOVERNANÇA CORPORATIVA DA BM&FBOVESPA
title DESEMPENHO E VOLATILIDADE DOS ÍNDICES DE GOVERNANÇA CORPORATIVA DA BM&FBOVESPA
spellingShingle DESEMPENHO E VOLATILIDADE DOS ÍNDICES DE GOVERNANÇA CORPORATIVA DA BM&FBOVESPA
Oliveira, Leandro Sanches Simplicio de
Governança Corporativa
Volatilidade
Desempenho
title_short DESEMPENHO E VOLATILIDADE DOS ÍNDICES DE GOVERNANÇA CORPORATIVA DA BM&FBOVESPA
title_full DESEMPENHO E VOLATILIDADE DOS ÍNDICES DE GOVERNANÇA CORPORATIVA DA BM&FBOVESPA
title_fullStr DESEMPENHO E VOLATILIDADE DOS ÍNDICES DE GOVERNANÇA CORPORATIVA DA BM&FBOVESPA
title_full_unstemmed DESEMPENHO E VOLATILIDADE DOS ÍNDICES DE GOVERNANÇA CORPORATIVA DA BM&FBOVESPA
title_sort DESEMPENHO E VOLATILIDADE DOS ÍNDICES DE GOVERNANÇA CORPORATIVA DA BM&FBOVESPA
author Oliveira, Leandro Sanches Simplicio de
author_facet Oliveira, Leandro Sanches Simplicio de
Santos, David Ferreira Lopes
author_role author
author2 Santos, David Ferreira Lopes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Leandro Sanches Simplicio de
Santos, David Ferreira Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Governança Corporativa
Volatilidade
Desempenho
topic Governança Corporativa
Volatilidade
Desempenho
description Esta pesquisa teve por objetivo observar o retorno e o risco dos dois índices de Governança Corporativa (IGC e IGCT) da BM&FBOVESPA, tendo como benchmarking o IBOVESPA no período entre 2007 e 2010. A hipótese central assumiu que em razão das práticas de governança o IGC e IGCT apresentariam menor volatilidade e desempenho superior ao IBOVESPA. Essa proposição é suportada pelo marco teórico utilizado, onde se postula a preeminência de um sistema de gestão que verse pela transparência, fidedignidade das informações e a homogeneidade no relacionamento com os stakeholders e shareholders. Os procedimentos metodológicos utilizados foram às técnicas estatísticas descritivas de análise de posição, dispersão e correlação das séries temporais. Ademais, utilizou-se o Índice de Sharpe Ajustado para mensurar a performance (risco x retorno) dos índices de governança em relação ao IBOVESPA. Os resultados empíricos alinham-se as pesquisas realizadas, onde os índices de governança apresentaram menor volatilidade e melhor desempenho em relação ao IBOVESPA, contudo, essa evidência não é consistente para todo o período em análise, em especial para a crise financeira de 2008. Desta forma, o trabalho pondera que a despeito do esforço em estimular as práticas de governança corporativa, o mercado, ainda, não demonstra plena segurança nesta ação, apesar dos indícios de que no longo prazo, as empresas que utilizam esse modelo institucional apresentam performance superior.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos avaliado pelos pares
Artigo, Pesquisa Quantitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/28
10.18696/reunir.v1i2.28
url https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/28
identifier_str_mv 10.18696/reunir.v1i2.28
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/28/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Leandro Sanches Simplicio de Oliveira, David Ferreira Lopes Santos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Leandro Sanches Simplicio de Oliveira, David Ferreira Lopes Santos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.source.none.fl_str_mv REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade; v. 1 n. 2 (2011): REUNIR; 52-64
2237-3667
10.18696/reunir.v1i2
reponame:REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
collection REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
repository.name.fl_str_mv REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv revistareunir2021@gmail.com |
_version_ 1799319823043264512