Crenças de autoeficácia e estratégias de aprendizagem: um estudo de caso dos ingressantes no curso de Licenciatura em Física

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Autor(a) principal: Rocha, Diego Marceli
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza
Texto Completo: https://cfp.revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/RPECEN/article/view/1462
Resumo: A etapa de ingresso dos estudantes nos cursos de licenciatura é uma fase de relevante análise a respeito dos processos que gerenciam as estratégias de aprendizagem dos futuros professores. A fim de compreendermos os fatores que se relacionam com as estratégias de aprendizagem dos alunos e com seu desempenho acadêmico, é que escolhemos as crenças de autoeficácia, propostas por Albert Bandura (1986), como constructo teórico para estudarmos tais relações, logo na etapa de ingresso dos estudantes no curso de licenciatura em Física. Assim, por meio de uma pesquisa qualitativa, em um estudo de caso, realizamos entrevistas, em momentos distintos do ingresso, de três alunos do curso de licenciatura em Física do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande (CFP/UFCG). O estudo revelou um incremento no nível de autoeficácia desses estudantes na passagem do primeiro para o segundo período do curso. Esse aumento em seus níveis de autoeficácia resultou em diferentes estratégias de aprendizagem que, por sua vez, possibilitaram um melhor desempenho acadêmico nessa fase do curso de graduação.  Palavras chave: Autoeficácia, Licenciatura em Física, desempenho acadêmico, estratégias de aprendizagem.
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O estudo revelou um incremento no nível de autoeficácia desses estudantes na passagem do primeiro para o segundo período do curso. Esse aumento em seus níveis de autoeficácia resultou em diferentes estratégias de aprendizagem que, por sua vez, possibilitaram um melhor desempenho acadêmico nessa fase do curso de graduação.  Palavras chave: Autoeficácia, Licenciatura em Física, desempenho acadêmico, estratégias de aprendizagem.Unidade Acadêmica de Ciências Exatas e da Natureza/CFP/UFCGRocha, Diego Marceli2020-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://cfp.revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/RPECEN/article/view/146210.29215/pecen.v4i0.1462Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza; v. 4 (2020): Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza; 01-162526-823610.29215/pecen.v4i0reponame:Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Naturezainstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://cfp.revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/RPECEN/article/view/1462/pdf/*ref*/Azzi R.G. & Polydoro S.A.J. 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description A etapa de ingresso dos estudantes nos cursos de licenciatura é uma fase de relevante análise a respeito dos processos que gerenciam as estratégias de aprendizagem dos futuros professores. A fim de compreendermos os fatores que se relacionam com as estratégias de aprendizagem dos alunos e com seu desempenho acadêmico, é que escolhemos as crenças de autoeficácia, propostas por Albert Bandura (1986), como constructo teórico para estudarmos tais relações, logo na etapa de ingresso dos estudantes no curso de licenciatura em Física. Assim, por meio de uma pesquisa qualitativa, em um estudo de caso, realizamos entrevistas, em momentos distintos do ingresso, de três alunos do curso de licenciatura em Física do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande (CFP/UFCG). O estudo revelou um incremento no nível de autoeficácia desses estudantes na passagem do primeiro para o segundo período do curso. Esse aumento em seus níveis de autoeficácia resultou em diferentes estratégias de aprendizagem que, por sua vez, possibilitaram um melhor desempenho acadêmico nessa fase do curso de graduação.  Palavras chave: Autoeficácia, Licenciatura em Física, desempenho acadêmico, estratégias de aprendizagem.
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