Estratégias de estudo e de aprendizagem e crenças de autoeficácia de estudantes de licenciatura : caracterização e intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arcoverde, Ângela Regina dos Reis, 1973-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2933
Resumo: Orientador: Evely Boruchovitch
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spelling Estratégias de estudo e de aprendizagem e crenças de autoeficácia de estudantes de licenciatura : caracterização e intervençãoStudy and learning strategies and self-efficacy beliefs of undergraduate students : characterization and interventionEstratégias de aprendizagemAutorregulação - AprendizagemLearning strategiesSelf-regulation of learningOrientador: Evely BoruchovitchTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Os cursos que visam a formar docentes devem oportunizar aos alunos meios para que fortaleçam a autorregulação e as crenças de autoeficácia desde o início de sua formação. A aprendizagem autorregulada se refere ao uso proativo e intencional de estratégias, pelos alunos, para exercerem controle executivo sobre seu pensamento, seu sentimento e seu comportamento na busca de metas de aprendizagem e de realização. Já as crenças de autoeficácia estão relacionadas ao julgamento dos alunos sobre sua capacidade de realizar uma determinada tarefa. O presente estudo foi dividido em dois, um de caracterização e outro de intervenção. O estudo 1 foi um delineamento descritivo correlacional que visou a conhecer as estratégias de estudo e de aprendizagem e as crenças de autoeficácia para aprendizagem dos estudantes dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Química, Física e Matemática de uma Instituição de Ensino Superior do Estado do Piauí. A coleta de dados ocorreu com a aplicação do Inventário de estratégias de estudo e de aprendizagem (LASSI – 3.ed) e da Escala de autoeficácia para a aprendizagem. A amostra desta pesquisa foi composta de 220 estudantes dos cursos de Licenciatura. Em linhas gerais, os resultados revelaram que os estudantes, usualmente, utilizam estratégias de estudo e de aprendizagem, apresentam crenças moderadas de autoeficácia para a aprendizagem e diferenças estatisticamente significativas foram encontradas no LASSI em relação ao gênero, ao curso e ao semestre letivo. O estudo 2 seguiu um delineamento quase experimental com etapas de pré-teste, intervenção, pós-teste e teve como objetivos: a) construir e avaliar a eficácia de um programa de intervenção teórico autorreflexivo voltado para o fortalecimento das habilidades autorregulatórias em estudantes de Licenciatura do terceiro semestre dos cursos de Ciências Biológicas, de Química e de Física; b) ampliar o conhecimento dos estudantes acerca do conceito de autorregulação da aprendizagem, melhorar as percepções sobre si mesmos, como estudantes, como futuros professores e avaliar se a intervenção contribuiu para o aumento na intenção de seguirem a carreira docente. Foram comparadas as habilidades autorregulatórias apresentadas pelo GEI, GEII e pelo GC antes e após o programa de intervenção. A amostra foi composta por 53 estudantes e as turmas foram escolhidas aleatoriamente. O GEI participou da disciplina no formato de Programa de Intervenção (aulas teóricas autorreflexivas). O GEII teve apenas aulas teóricas sobre os mesmos temas trabalhados no GEI e o GC não passou por intervenção. Os resultados revelaram que, ao se comparar o GEI com o GEII, não foi verificada diferença estatisticamente significante para a interação dos grupos nos diferentes tempos. Contudo, quando comparado com GC, o GEI apresentou ganhos estatisticamente significativos em cinco escalas, enquanto GEII revelou ganhos estatisticamente significativos em três. A análise qualitativa evidenciou também a eficácia da intervenção no aumento da compreensão do conceito de autorregulação da aprendizagem entre os estudantes dos grupos experimentais. Espera-se ter contribuido para a ampliação das discussões acerca da eficácia de um programa de intervenção teórico autorreflexivo e apenas teóricos na promoção do desenvolvimento de habilidades autorregulatóriasAbstract: The courses aimed at training teachers should provide students with the means to strengthen self-regulation from the beginning of their training. Self-regulated learning refers to the proactive and intentional use of strategies used by students in order to exercise executive control over their thinking, feeling and behavior in pursuit of learning and achievement goals. Self-efficacy beliefs, on the other hand, are related to the students' judgment about their ability to perform a certain task. The present study was divided into two, one for characterization and the other for intervention. Study 1 was a descriptive-correlational design that aimed to understand the study and learning strategies and the self-efficacy beliefs for learning of students in Biological Sciences, Chemistry, Physics and Mathematics Degree courses of a State Higher Education Institution from the Brazilian state of Piauí-PI. Data collection occurred with the application of the Study and Learning Strategies Inventory (LASSI – 3.ed) and the Self-Efficacy Scale for Learning. The sample was composed of 220 undergraduate students. In general, the results revealed that students usually use study and learning strategies, have moderate self-efficacy beliefs for learning and statistically significant differences were found in the LASSI concerning to gender, course and academic semestre. Study 2 followed a quasi-experimental design with pre-test, intervention, post-test stages and aimed to build and evaluate the effectiveness of a self-reflective theoretical intervention program aimed at strengthening self-regulatory skills in third semester undergraduate students of the Biological Sciences, Chemistry and Physics courses. It also aimed to favoring undergraduate students a greater understanding of the concept of self-regulation of learning, better perceptions of themselves, as students, as future teachers, in addition to increasing their intention to pursue a teaching career after the intervention program. The self-regulatory skills presented by the GEI, GEII and by the CG were compared before and after the intervention program. The sample consisted of 53 students and the classes were randomly chosen. The GEI participated in the course in the Intervention Program format (self-reflective theoretical classes. GEII had only theoretical classes on the same topics worked in the GEI and CG did not undergo intervention. The results revealed that, when comparing the GEI with However, when compared to CG, GEI showed statistically significant gains in five scales, while GEII showed statistically significant gains in three.GEII, there was no statistically significant difference for the interaction of the groups at different times. However, when compared to CG, GEI showed statistically significant gains in five scales, while GEII showed statistically significant gains in three ones. Qualitative analysis also showed the effectiveness of the intervention in increasing the understanding of the concept of self-regulation learning among students in the experimental groups. We expect to have contributed to the expansion of discussions about the effectiveness of a self-reflective theoretical intervention program and only theoretical in promoting the development of self-regulatory skillsDoutoradoEducaçãoDoutora em Educação[s.n.]Boruchovitch, Evely, 1961-Ganda, Danielle RibeiroUtsumi, Miriam CardosoBzuneck, José AloyseoFior, Camila AlvesUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASArcoverde, Ângela Regina dos Reis, 1973-20212021-10-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (208 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/2933ARCOVERDE, Ângela Regina dos Reis. Estratégias de estudo e de aprendizagem e crenças de autoeficácia de estudantes de licenciatura: caracterização e intervenção. 2021. 1 recurso online (208 p.) 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