Workshop como uma metodologia para o ensino-aprendizagem de ciências: um estudo de caso com o grupo Bioinorganic Chemistry Environment and Medicine (BIOMET)
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Data de Publicação: | 2021 |
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Título da fonte: | Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza |
Texto Completo: | https://cfp.revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/RPECEN/article/view/1699 |
Resumo: | A busca por metodologias educacionais, como os workshops, é constante para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Dessa maneira, o objetivo do estudo foi analisar o workshop BIOMET 2017 como um evento de difusão científica e ferramenta metodológica para o aprendizado significativo dos participantes. O evento ocorreu em 3 dias, sendo o primeiro dia teórico (palestras sobre bioindicadores marinhos), o segundo prático (minicurso) e o terceiro dia de análise e discussão de dados. Ao final do terceiro dia, um formulário de satisfação foi dado para cada participante para avaliação do evento. De maneira geral, o evento apresentou grande participação masculina de estudantes de graduação, das áreas de Química e Biologia, com pouca experiência em laboratório, e classificado como “bom ou muito bom” pelos participantes. O minicurso avaliou estatisticamente a morte de artêmias, ao longo do tempo, em crescentes concentrações de cloreto de cádmio. A morte de artêmias ocorreu a partir de 10 mmol L-1, após 1 hora de experimento, os quais contrastaram com a literatura, possivelmente devido às dificuldades relacionadas a execução do experimento. Com esse intuito, eventos como BIOMET 2017 são importantes ferramentas de aprimoração, aproximando o conteúdo teórico da prática laboratorial, desenvolvendo profissionais mais críticos e reflexivos.Palavras chave: Educação, minicurso, artêmias, contaminantes. |
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Com esse intuito, eventos como BIOMET 2017 são importantes ferramentas de aprimoração, aproximando o conteúdo teórico da prática laboratorial, desenvolvendo profissionais mais críticos e reflexivos.Palavras chave: Educação, minicurso, artêmias, contaminantes.Unidade Acadêmica de Ciências Exatas e da Natureza/CFP/UFCGVitorino, Hector AguilarAlta, Roxana Yesenia PastranaOrtega, Priscila2021-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://cfp.revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/RPECEN/article/view/169910.29215/pecen.v5i0.1699Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza; v. 5 (2021): Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza; e16992526-823610.29215/pecen.v5i0reponame:Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Naturezainstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://cfp.revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/RPECEN/article/view/1699/pdf/*ref*/Alberts B. (2009) Redefining science education. 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