Análise do conteúdo de Evolução em livros didáticos do Ensino Fundamental brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tomotani, João Vitor
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Salvador, Rodrigo Brincalepe
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza
Texto Completo: https://cfp.revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/RPECEN/article/view/163
Resumo: A Teoria da Evolução é um dos conceitos científicos mais importantes, possuindo caráter central na Biologia como teoria unificadora. Entretanto, verifica-se que, de modo geral, o tema tem sido negligenciado ou mal apresentado ao público, sendo que atualmente grande parte da população, em todos os níveis de formação, não compreende ou mesmo não acredita na Evolução. Este trabalho teve como objetivo analisar livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e utilizados no Ensino Fundamental II, visando identificar erros conceituais, questões de linguagem, a presença do “Lamarckismo” e do Criacionismo, que possam se constituir em obstáculos no ensino da Evolução. Os autores reconheceram diversos problemas nos livros didáticos capazes de gerar confusão conceitual em estudantes; dentre estes, o mais problemático é não tratar a Evolução como tema central da Biologia. Ainda assim, verifica-se que é possível expor o tema de forma coerente, sem necessariamente recorrer a simplificações que gerem erros conceituais.Palavras chave: Criacionismo, Lamarckismo, Darwinismo, scala naturae, Ensino de Ciências, PNLD.Abstract: The Theory of Evolution is not only the unifying force in Biology, but also one of the most important scientific concepts ever developed. However, the topic has always been neglected or misrepresented, resulting in a population that do not understand (or outright do not believe in) Evolution. The present work consists in a content analysis of Evolution in Brazilian Middle School textbooks. Its aims included the search for obstacles to the understanding of Evolution, such as: conceptual errors, language problems, “Lamarckism” and Creationism. We conclude that many of these obstacles are indeed present in textbooks, hampering the students’ grasp on Evolution; among these, the gravest is not representing Evolution as Biology’s central theory. Nevertheless, we also observed that it is indeed possible to develop the theme in a coherent manner, without recourse to over-simplifications (“dumbing down”) which may result in conceptual mistakes.Key words: Creationism, Lamarckism, Darwinism, scala naturae, Science education, PNLD.
id UFCG-5_4fce72f3893ff25643b8704941036805
oai_identifier_str oai:ojs.cfp.revistas.ufcg.edu.br:article/163
network_acronym_str UFCG-5
network_name_str Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza
repository_id_str
spelling Análise do conteúdo de Evolução em livros didáticos do Ensino Fundamental brasileiroA Teoria da Evolução é um dos conceitos científicos mais importantes, possuindo caráter central na Biologia como teoria unificadora. Entretanto, verifica-se que, de modo geral, o tema tem sido negligenciado ou mal apresentado ao público, sendo que atualmente grande parte da população, em todos os níveis de formação, não compreende ou mesmo não acredita na Evolução. Este trabalho teve como objetivo analisar livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e utilizados no Ensino Fundamental II, visando identificar erros conceituais, questões de linguagem, a presença do “Lamarckismo” e do Criacionismo, que possam se constituir em obstáculos no ensino da Evolução. Os autores reconheceram diversos problemas nos livros didáticos capazes de gerar confusão conceitual em estudantes; dentre estes, o mais problemático é não tratar a Evolução como tema central da Biologia. Ainda assim, verifica-se que é possível expor o tema de forma coerente, sem necessariamente recorrer a simplificações que gerem erros conceituais.Palavras chave: Criacionismo, Lamarckismo, Darwinismo, scala naturae, Ensino de Ciências, PNLD.Abstract: The Theory of Evolution is not only the unifying force in Biology, but also one of the most important scientific concepts ever developed. However, the topic has always been neglected or misrepresented, resulting in a population that do not understand (or outright do not believe in) Evolution. The present work consists in a content analysis of Evolution in Brazilian Middle School textbooks. Its aims included the search for obstacles to the understanding of Evolution, such as: conceptual errors, language problems, “Lamarckism” and Creationism. We conclude that many of these obstacles are indeed present in textbooks, hampering the students’ grasp on Evolution; among these, the gravest is not representing Evolution as Biology’s central theory. Nevertheless, we also observed that it is indeed possible to develop the theme in a coherent manner, without recourse to over-simplifications (“dumbing down”) which may result in conceptual mistakes.Key words: Creationism, Lamarckism, Darwinism, scala naturae, Science education, PNLD.Unidade Acadêmica de Ciências Exatas e da Natureza/CFP/UFCGTomotani, João VitorSalvador, Rodrigo Brincalepe2017-05-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://cfp.revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/RPECEN/article/view/16310.29215/pecen.v1i1.163Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza; v. 1, n. 1 (2017): Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza2526-823610.29215/pecen.v1i1reponame:Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Naturezainstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://cfp.revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/RPECEN/article/view/163/132/*ref*/Allmon W.D. (2011) Why Don’t People Think Evolution Is True? Implications for Teaching, In and Out of the Classroom. Evolution: Education and Outreach, 4(1): 648–665./*ref*/Almeida A.V. & Falcão J.T.R. (2005) A estrutura histórico-conceitual dos programas de pesquisa de Darwin e Lamarck e sua transposição para o ambiente escolar. Ciência & Educação, 11(1): 17–32./*ref*/Almeida A.V. & Falcão J.T.R. (2010) As teorias de Lamarck e Darwin nos livros didáticos de Biologia no Brasil. Ciência & Educação, 16(3): 649–665./*ref*/Almeida D.F. (2012) Concepções de Alunos do Ensino Médio Sobre a Origem das Espécies. Ciência & Educação, 18(1): 143–154./*ref*/Amaral I.A. & Megid Neto J. (1997) Qualidade do Livro Didático de Ciências: o que define e quem define? Ciência & Ensino, 2: 13–14./*ref*/Beard J. (1986) Comment on “Evolution in High School Biology Textbooks: 1963–1983” by Dorothy B. Rosenthal, Science Education 69(5): 637–648. 1985. Science Education, 70(5): 501–502./*ref*/Berkman M.B. & Plutzer E. (2010) Evolution, Creationism, and the Battle to Control America’s Classrooms. Cambridge: Cambridge University Press. 304 p./*ref*/Berkman M.B. & Plutzer E. (2011) Defeating Creationism in the Courtroom, But Not in the Classroom. Science, 331(6016): 404–405./*ref*/Bizzo N.M.V. (1994) From Down House Landlord to Brazilian High School Students: What Has Happened to Evolutionary Knowledge on the Way? Journal of Research in Science Teaching, 31(5): 537–556./*ref*/Bizzo N.M.V. & El-Hani C.N. (2009) O arranjo curricular do ensino de evolução e as relações entre os trabalhos de Charles Darwin e Gregor Mendel. Filosofia e História da Biologia, 4: 235–257. Bloom J.W. (1989) Preservice elementary teachers’ conceptions of science: science, theories and evolution. International Journal of Science Education, 11(4): 401–415./*ref*/Borges R.M.R. & Lima V.M.R. (2007) Tendências contemporâneas no ensino de Biologia no Brasil. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias , 6(1): 165–175./*ref*/BRASIL. MEC/SEB. (2013) Guia de livros didáticos: PNLD 2014: ciências: ensino fundamental: anos finais. Brasília: SEB/FNDE. 40 p./*ref*/Bröckelmann R.H. (2008) Observatório de Ciências 7. São Paulo: Moderna. 272 p. Canto E.L. (2009a) Ciências Naturais. Aprendendo com o Cotidiano. 7º ano. 3° edição. São Paulo: Moderna. 272 p./*ref*/Canto E.L. (2009b) Ciências Naturais. Aprendendo com o Cotidiano. 9º ano. 3° edição. São Paulo: Moderna. 215 p./*ref*/Carey R.L. & Stauss N.G. (1970) An analysis of experienced science teachers’ understanding of the nature of science. School Science and Mathematics , 70(5): 366–376./*ref*/Catley K.M., Novick L.R. & Shade C.K. (2010) Interpreting evolutionary diagrams: when topology and process conflict. Journal of Research in Science Teaching, 47(7): 861–882./*ref*/Costa L.O., Melo P.L.C. & Teixeira F.M. (2011) Reflexões acerca das diferentes visões de alunos do Ensino Médio sobre a origem da diversidade biológica. Ciência & Educação, 17(1): 115–128./*ref*/Dalapicolla J., Silva V.A. & Garcia J.F.M.G. (2015) Evolução biológica como eixo integrador da biologia em livros didáticos do ensino médio. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências , 17(1): 150–172./*ref*/De Assis J.E., Christoffersen M.L., Alonso C. & Araújo-De-Almeida E. (2008) Avaliando o conceito de evolução biológica dos professores de Biologia do Ensino Médio de João Pessoa, Paraíba, Brasil. Gaia Scientia, 2(1): 97–105./*ref*/Department for Education (2015) National Curriculum in England: Science Programmes of Study. Disponível em: https://www.gov.uk/government/publications/national-curriculum-in-england-science-programmes-of-study (Acessado em 24.07.2015)./*ref*/Dobzhansky T. (1973) Nothing in Biology Makes Sense except in the Light of Evolution. The American Biology Teacher, 35(3): 125–129./*ref*/Freire P. (1996) Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 92 p./*ref*/Gewandsznajder F. (2012) Ciências. Vida na Terra. Projeto Teláris. São Paulo: Ática. 352 p./*ref*/Godoy L.P. & Ogo M.Y. (2012) Vontade de Saber Ciências 7. São Paulo: FTD. 306 p./*ref*/Goldston M.J. & Kyzer P. (2009) Teaching evolution: narratives with a view from three southern biology teachers in the USA. Journal of Research in Science Teaching, 46(7): 762–790./*ref*/Good R. (1992) Evolution education: an area of needed research. Journal of Research in Science Teaching, 29(10): 1019./*ref*/Gould S.J. (1983a) Evolution as a fact and theory (p. 253–262). In: Gould S.J. Hen’s Teeth and Horse’s Toes. Further Reflections in Natural History. W.W. New York: Norton & Company. 416 p./*ref*/Gould S.J. (1983b) Moon, Mann and Otto (p. 280-290). In: Gould S.J. Hen’s Teeth and Horse’s Toes. Further Reflections in Natural History. W.W. New York: Norton & Company. 416 p./*ref*/Gould S.J. (1991) The case of the creeping fox terrier clone (p. 155–167). In: Gould S.J. Bully for Brontosaurus. W.W. New York: Norton & Company. 544 p./*ref*/Gould S.J. (1995) Dinosaur in a Haystack: Reflections in Natural History. New York: Harmony Books. 409 p./*ref*/Henderson M. (2012) The Geek Manifesto: Why Science Matters. London: Bantam Press. 416 p./*ref*/Hokayem H. & Boujaoude S. (2008) College students’ perceptions of the theory of evolution. Journal of Research in Science Teaching, 45(4): 395–419./*ref*/IBOPE. (2004) Pesquisa de opinião pública sobre o criacionismo, 2004. Disponível em: http://www.ibope.com.br/pt-br/conhecimento/relatoriospesquisas/lists/relatoriospesquisaeleitor al/opp%20040992%20-%20criacionismo.pdf. (Acessado em 23.07.2015)./*ref*/Instituto Abramundo (2014). Indicador de Letramento Científico. Relatório Técnico da Edição 2014. Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/2014/08/imagens/Indice- Letramento-Cientifico.pdf. (Acessado em 26.07.2015)./*ref*/Jeffery, K.R. & Roach L.E. (1994) A study of the presence of evolutionary protoconcepts in pre-high school textbooks. Journal of Research in Science Teaching, 31(5): 507–518./*ref*/Jensen M.S. & Finley F.N. (1996) Changes in students’ understanding of evolution resulting from different curricular and instructional strategies. Journal of Research in Science Teaching, 33(8): 879–900./*ref*/Jiménez-Aleixandre M.P. (1992) Thinking about theories or thinking with theories?: a classroom study with natural selection. International Journal of Science Education, 14(1): 51–61./*ref*/Jiménez-Aleixandre M.P. (1994) Teaching evolution and natural selection: a look at textbooks and teachers. Journal of Research in Science Teaching, 31(5): 519–535./*ref*/Krippendorff K. (2013) Content analysis: An introduction to its methodology. 3° edition. Los Angeles: Sage. 456 p./*ref*/Levin F.S. & Lindbeck J.S. (1979) An analysis of selected biology textbooks for the treatment of controversial issues and biosocial problems. Journal of Research in Science Teaching, 16(3): 199–203./*ref*/Long D.E. (2012) The Politics of Teaching Evolution, Science Education Standards, and Being a Creationist. Journal of Research in Science Teaching, 49(1): 122–139./*ref*/Maclure S. (1986) Educational Documents: England and Wales, 1816 to the Present Day. 5° edition. London: Methuen. 448 p./*ref*/Martins, I. (2006) Analisando livros didáticos na perspectiva dos Estudos do Discurso: compartilhando reflexões e sugerindo uma agenda para a pesquisa. Pro-Posições, 17(1): 117– 136./*ref*/Mazur A. (2005) Believers and disbelievers in evolution. Politics and Life Sciences , 23(2): 55–61./*ref*/Megid Neto J. & Fracalanza H. (2003) O Livro Didático de Ciências: Problemas e Soluções. Ciência & Educação, 9(2): 147–157./*ref*/Millar R. & Osborne J. (1998) Beyond 2000: Science education for the future. London: King’s College. 32 p./*ref*/Miller J.D., Scott E.C. & Okamoto S. (2006) Public Acceptance of Evolution. Science, 313(5788): 765–766./*ref*/Moody D.E. (1996) Evolution and the Textbook Structure of Biology. Science Education, 80(4): 395–418./*ref*/Moore R., Mitchell G., Bally R., Inglis M., Day J. & Jacobs D. (2002) Undergraduates’ understanding of evolution: ascriptions of agency as a problem for student learning. Journal of Biological Education, 36(2): 65–71./*ref*/Oliveira G.S. & Bizzo N. (2011) Aceitação da evolução biológica: atitudes de estudantes do ensino médio de duas regiões brasileiras. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências , 11(1): 57–79./*ref*/Penteado P.R., Kavalco K.F. & PAZZA, R. (2012) Influence of sociocultural factors and acceptance of Creationism in the comprehension of evolutionary biology in freshman Brazilian students. Evolution: Education and Outreach, 5: 589–594./*ref*/Rist R.C. (1982) On the application of ethnographic inquiry to education: procedures and possibilities. Journal of Research in Science Teaching, 19(6): 439–450./*ref*/Rosenthal D.B. (1985) Evolution in High School Biology Textbooks: 1963-1983. Science Education, 69(5): 637–648./*ref*/Ross A. (2000) Curriculum. Construction and Critique. London: Falmer Press. 204 p./*ref*/Rutledge M.L. & Mitchell M.A. (2002) High School Biology teachers' knowledge structure, acceptance & teaching of evolution. The American Biology Teacher , 64(1): 21–28./*ref*/Rutledge M.L. & Warden M.A. (2000) Evolutionary Theory, the Nature of Science & High School Biology Teachers: Critical Relationships. The American Biology Teacher , 62(1): 23–32./*ref*/Santana O.A. (2012) Ciências Naturais. 7º ano. São Paulo: Saraiva. 320 p./*ref*/Santana O.A. & Mozena E. (2012) Ciências Naturais. 9º ano. São Paulo: Saraiva. 336 p./*ref*/Scharmann L.C. & Harris W.M. (1992) Teaching evolution: understanding and applying the nature of Science. Journal of Research in Science Teaching, 29(4): 375–388./*ref*/Sinatra G.M., Southerland S.A., Mcconaughy F. & Demastes J.W. (2003) Intentions and beliefs in students’ understanding and acceptance of biological evolution. Journal of Research in Science Teaching, 40(5): 510–528./*ref*/Skoog G. (1979) Topics of Evolution in Secondary School Biology Textbooks: 1900-1977. Science Education, 63(5): 621–640./*ref*/Skoog G. (1984) The Coverage of Evolution in High School Biology Textbooks Published in the 1980s. Science Education, 68(2): 117–128./*ref*/Skoog G. (2005) The Coverage of Human Evolution in High School Biology Textbooks in the 20th Century and in Current State Science Standards. Science & Education, 14(3-5): 395–422./*ref*/Skoog G. & Bilica K. (2002) The emphasis given to evolution in state Science standards: a lever for change in evolution education? Science Education, 86(4): 445–462./*ref*/Smith M.U. (2010a) Current Status of Research in Teaching and Learning Evolution: I. Philosophical/Epistemological Issues. Science & Education, 19(6-8): 523–538./*ref*/Smith M.U. (2010b) Current Status of Research in Teaching and Learning Evolution: II. Pedagogical Issues. Science & Education, 19(6-8): 539–571./*ref*/Smith M.U., Siegel H. & Mcinerney J.D. (1995) Foundational issues in evolution education. Science & Education, 4(1): 23–46./*ref*/Stern I. (2009) Ciências no Século XXI. Seres Vivos. 7º ano / 6ª série. São Paulo: Atual. 295 p./*ref*/Swarts F.A., Anderson O.R. & Swetz F.J. (1994) Evolution in Secondary School Biology Textbooks of the PRC, the USA, and the Latter Stages of the USSR. Journal of Research in Science Teaching, 31(5): 475–505./*ref*/Trivellato J., Trivellato S., Motokane M., Lisboa J.F. & Kantor C. (2008) Ciências. Natureza & Cotidiano. Criatividade, Pesquisa, Conhecimento. 7º ano / 6ª série. São Paulo: FTD. 234 p./*ref*/Usberco J., Martins J.M., Schechtmann E., Ferrer L.C. & Velloso H.M. (2012) Companhia das Ciências 7. São Paulo: Saraiva. 277 p./*ref*/Yates T.B. & Marek E.A. (2013) Is Oklahoma really OK? A regional study of the prevalence of biological evolution-related misconceptions held by introductory biology teachers. Evolution: Education and Outreach, 6(1): 1–20./*ref*/Zimmerman M. (1987) The evolution–creation controversy: Opinions of Ohio high school biology teachers. Ohio Journal of Science, 87(4): 115–125.Direitos autorais 2017 Autor e Revista mantêm os direitos da publicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-31T14:44:57Zoai:ojs.cfp.revistas.ufcg.edu.br:article/163Revistahttps://cfp.revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/RPECENPUBhttps://cfp.revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/RPECEN/oai||cienciasexatasenatureza@gmail.com2526-82362526-8236opendoar:2022-08-31T14:44:57Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise do conteúdo de Evolução em livros didáticos do Ensino Fundamental brasileiro
title Análise do conteúdo de Evolução em livros didáticos do Ensino Fundamental brasileiro
spellingShingle Análise do conteúdo de Evolução em livros didáticos do Ensino Fundamental brasileiro
Tomotani, João Vitor
title_short Análise do conteúdo de Evolução em livros didáticos do Ensino Fundamental brasileiro
title_full Análise do conteúdo de Evolução em livros didáticos do Ensino Fundamental brasileiro
title_fullStr Análise do conteúdo de Evolução em livros didáticos do Ensino Fundamental brasileiro
title_full_unstemmed Análise do conteúdo de Evolução em livros didáticos do Ensino Fundamental brasileiro
title_sort Análise do conteúdo de Evolução em livros didáticos do Ensino Fundamental brasileiro
author Tomotani, João Vitor
author_facet Tomotani, João Vitor
Salvador, Rodrigo Brincalepe
author_role author
author2 Salvador, Rodrigo Brincalepe
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Tomotani, João Vitor
Salvador, Rodrigo Brincalepe
description A Teoria da Evolução é um dos conceitos científicos mais importantes, possuindo caráter central na Biologia como teoria unificadora. Entretanto, verifica-se que, de modo geral, o tema tem sido negligenciado ou mal apresentado ao público, sendo que atualmente grande parte da população, em todos os níveis de formação, não compreende ou mesmo não acredita na Evolução. Este trabalho teve como objetivo analisar livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e utilizados no Ensino Fundamental II, visando identificar erros conceituais, questões de linguagem, a presença do “Lamarckismo” e do Criacionismo, que possam se constituir em obstáculos no ensino da Evolução. Os autores reconheceram diversos problemas nos livros didáticos capazes de gerar confusão conceitual em estudantes; dentre estes, o mais problemático é não tratar a Evolução como tema central da Biologia. Ainda assim, verifica-se que é possível expor o tema de forma coerente, sem necessariamente recorrer a simplificações que gerem erros conceituais.Palavras chave: Criacionismo, Lamarckismo, Darwinismo, scala naturae, Ensino de Ciências, PNLD.Abstract: The Theory of Evolution is not only the unifying force in Biology, but also one of the most important scientific concepts ever developed. However, the topic has always been neglected or misrepresented, resulting in a population that do not understand (or outright do not believe in) Evolution. The present work consists in a content analysis of Evolution in Brazilian Middle School textbooks. Its aims included the search for obstacles to the understanding of Evolution, such as: conceptual errors, language problems, “Lamarckism” and Creationism. We conclude that many of these obstacles are indeed present in textbooks, hampering the students’ grasp on Evolution; among these, the gravest is not representing Evolution as Biology’s central theory. Nevertheless, we also observed that it is indeed possible to develop the theme in a coherent manner, without recourse to over-simplifications (“dumbing down”) which may result in conceptual mistakes.Key words: Creationism, Lamarckism, Darwinism, scala naturae, Science education, PNLD.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-26
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://cfp.revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/RPECEN/article/view/163
10.29215/pecen.v1i1.163
url https://cfp.revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/RPECEN/article/view/163
identifier_str_mv 10.29215/pecen.v1i1.163
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://cfp.revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/RPECEN/article/view/163/132
/*ref*/Allmon W.D. (2011) Why Don’t People Think Evolution Is True? Implications for Teaching, In and Out of the Classroom. Evolution: Education and Outreach, 4(1): 648–665.
/*ref*/Almeida A.V. & Falcão J.T.R. (2005) A estrutura histórico-conceitual dos programas de pesquisa de Darwin e Lamarck e sua transposição para o ambiente escolar. Ciência & Educação, 11(1): 17–32.
/*ref*/Almeida A.V. & Falcão J.T.R. (2010) As teorias de Lamarck e Darwin nos livros didáticos de Biologia no Brasil. Ciência & Educação, 16(3): 649–665.
/*ref*/Almeida D.F. (2012) Concepções de Alunos do Ensino Médio Sobre a Origem das Espécies. Ciência & Educação, 18(1): 143–154.
/*ref*/Amaral I.A. & Megid Neto J. (1997) Qualidade do Livro Didático de Ciências: o que define e quem define? Ciência & Ensino, 2: 13–14.
/*ref*/Beard J. (1986) Comment on “Evolution in High School Biology Textbooks: 1963–1983” by Dorothy B. Rosenthal, Science Education 69(5): 637–648. 1985. Science Education, 70(5): 501–502.
/*ref*/Berkman M.B. & Plutzer E. (2010) Evolution, Creationism, and the Battle to Control America’s Classrooms. Cambridge: Cambridge University Press. 304 p.
/*ref*/Berkman M.B. & Plutzer E. (2011) Defeating Creationism in the Courtroom, But Not in the Classroom. Science, 331(6016): 404–405.
/*ref*/Bizzo N.M.V. (1994) From Down House Landlord to Brazilian High School Students: What Has Happened to Evolutionary Knowledge on the Way? Journal of Research in Science Teaching, 31(5): 537–556.
/*ref*/Bizzo N.M.V. & El-Hani C.N. (2009) O arranjo curricular do ensino de evolução e as relações entre os trabalhos de Charles Darwin e Gregor Mendel. Filosofia e História da Biologia, 4: 235–257. Bloom J.W. (1989) Preservice elementary teachers’ conceptions of science: science, theories and evolution. International Journal of Science Education, 11(4): 401–415.
/*ref*/Borges R.M.R. & Lima V.M.R. (2007) Tendências contemporâneas no ensino de Biologia no Brasil. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias , 6(1): 165–175.
/*ref*/BRASIL. MEC/SEB. (2013) Guia de livros didáticos: PNLD 2014: ciências: ensino fundamental: anos finais. Brasília: SEB/FNDE. 40 p.
/*ref*/Bröckelmann R.H. (2008) Observatório de Ciências 7. São Paulo: Moderna. 272 p. Canto E.L. (2009a) Ciências Naturais. Aprendendo com o Cotidiano. 7º ano. 3° edição. São Paulo: Moderna. 272 p.
/*ref*/Canto E.L. (2009b) Ciências Naturais. Aprendendo com o Cotidiano. 9º ano. 3° edição. São Paulo: Moderna. 215 p.
/*ref*/Carey R.L. & Stauss N.G. (1970) An analysis of experienced science teachers’ understanding of the nature of science. School Science and Mathematics , 70(5): 366–376.
/*ref*/Catley K.M., Novick L.R. & Shade C.K. (2010) Interpreting evolutionary diagrams: when topology and process conflict. Journal of Research in Science Teaching, 47(7): 861–882.
/*ref*/Costa L.O., Melo P.L.C. & Teixeira F.M. (2011) Reflexões acerca das diferentes visões de alunos do Ensino Médio sobre a origem da diversidade biológica. Ciência & Educação, 17(1): 115–128.
/*ref*/Dalapicolla J., Silva V.A. & Garcia J.F.M.G. (2015) Evolução biológica como eixo integrador da biologia em livros didáticos do ensino médio. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências , 17(1): 150–172.
/*ref*/De Assis J.E., Christoffersen M.L., Alonso C. & Araújo-De-Almeida E. (2008) Avaliando o conceito de evolução biológica dos professores de Biologia do Ensino Médio de João Pessoa, Paraíba, Brasil. Gaia Scientia, 2(1): 97–105.
/*ref*/Department for Education (2015) National Curriculum in England: Science Programmes of Study. Disponível em: https://www.gov.uk/government/publications/national-curriculum-in-england-science-programmes-of-study (Acessado em 24.07.2015).
/*ref*/Dobzhansky T. (1973) Nothing in Biology Makes Sense except in the Light of Evolution. The American Biology Teacher, 35(3): 125–129.
/*ref*/Freire P. (1996) Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 92 p.
/*ref*/Gewandsznajder F. (2012) Ciências. Vida na Terra. Projeto Teláris. São Paulo: Ática. 352 p.
/*ref*/Godoy L.P. & Ogo M.Y. (2012) Vontade de Saber Ciências 7. São Paulo: FTD. 306 p.
/*ref*/Goldston M.J. & Kyzer P. (2009) Teaching evolution: narratives with a view from three southern biology teachers in the USA. Journal of Research in Science Teaching, 46(7): 762–790.
/*ref*/Good R. (1992) Evolution education: an area of needed research. Journal of Research in Science Teaching, 29(10): 1019.
/*ref*/Gould S.J. (1983a) Evolution as a fact and theory (p. 253–262). In: Gould S.J. Hen’s Teeth and Horse’s Toes. Further Reflections in Natural History. W.W. New York: Norton & Company. 416 p.
/*ref*/Gould S.J. (1983b) Moon, Mann and Otto (p. 280-290). In: Gould S.J. Hen’s Teeth and Horse’s Toes. Further Reflections in Natural History. W.W. New York: Norton & Company. 416 p.
/*ref*/Gould S.J. (1991) The case of the creeping fox terrier clone (p. 155–167). In: Gould S.J. Bully for Brontosaurus. W.W. New York: Norton & Company. 544 p.
/*ref*/Gould S.J. (1995) Dinosaur in a Haystack: Reflections in Natural History. New York: Harmony Books. 409 p.
/*ref*/Henderson M. (2012) The Geek Manifesto: Why Science Matters. London: Bantam Press. 416 p.
/*ref*/Hokayem H. & Boujaoude S. (2008) College students’ perceptions of the theory of evolution. Journal of Research in Science Teaching, 45(4): 395–419.
/*ref*/IBOPE. (2004) Pesquisa de opinião pública sobre o criacionismo, 2004. Disponível em: http://www.ibope.com.br/pt-br/conhecimento/relatoriospesquisas/lists/relatoriospesquisaeleitor al/opp%20040992%20-%20criacionismo.pdf. (Acessado em 23.07.2015).
/*ref*/Instituto Abramundo (2014). Indicador de Letramento Científico. Relatório Técnico da Edição 2014. Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/2014/08/imagens/Indice- Letramento-Cientifico.pdf. (Acessado em 26.07.2015).
/*ref*/Jeffery, K.R. & Roach L.E. (1994) A study of the presence of evolutionary protoconcepts in pre-high school textbooks. Journal of Research in Science Teaching, 31(5): 507–518.
/*ref*/Jensen M.S. & Finley F.N. (1996) Changes in students’ understanding of evolution resulting from different curricular and instructional strategies. Journal of Research in Science Teaching, 33(8): 879–900.
/*ref*/Jiménez-Aleixandre M.P. (1992) Thinking about theories or thinking with theories?: a classroom study with natural selection. International Journal of Science Education, 14(1): 51–61.
/*ref*/Jiménez-Aleixandre M.P. (1994) Teaching evolution and natural selection: a look at textbooks and teachers. Journal of Research in Science Teaching, 31(5): 519–535.
/*ref*/Krippendorff K. (2013) Content analysis: An introduction to its methodology. 3° edition. Los Angeles: Sage. 456 p.
/*ref*/Levin F.S. & Lindbeck J.S. (1979) An analysis of selected biology textbooks for the treatment of controversial issues and biosocial problems. Journal of Research in Science Teaching, 16(3): 199–203.
/*ref*/Long D.E. (2012) The Politics of Teaching Evolution, Science Education Standards, and Being a Creationist. Journal of Research in Science Teaching, 49(1): 122–139.
/*ref*/Maclure S. (1986) Educational Documents: England and Wales, 1816 to the Present Day. 5° edition. London: Methuen. 448 p.
/*ref*/Martins, I. (2006) Analisando livros didáticos na perspectiva dos Estudos do Discurso: compartilhando reflexões e sugerindo uma agenda para a pesquisa. Pro-Posições, 17(1): 117– 136.
/*ref*/Mazur A. (2005) Believers and disbelievers in evolution. Politics and Life Sciences , 23(2): 55–61.
/*ref*/Megid Neto J. & Fracalanza H. (2003) O Livro Didático de Ciências: Problemas e Soluções. Ciência & Educação, 9(2): 147–157.
/*ref*/Millar R. & Osborne J. (1998) Beyond 2000: Science education for the future. London: King’s College. 32 p.
/*ref*/Miller J.D., Scott E.C. & Okamoto S. (2006) Public Acceptance of Evolution. Science, 313(5788): 765–766.
/*ref*/Moody D.E. (1996) Evolution and the Textbook Structure of Biology. Science Education, 80(4): 395–418.
/*ref*/Moore R., Mitchell G., Bally R., Inglis M., Day J. & Jacobs D. (2002) Undergraduates’ understanding of evolution: ascriptions of agency as a problem for student learning. Journal of Biological Education, 36(2): 65–71.
/*ref*/Oliveira G.S. & Bizzo N. (2011) Aceitação da evolução biológica: atitudes de estudantes do ensino médio de duas regiões brasileiras. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências , 11(1): 57–79.
/*ref*/Penteado P.R., Kavalco K.F. & PAZZA, R. (2012) Influence of sociocultural factors and acceptance of Creationism in the comprehension of evolutionary biology in freshman Brazilian students. Evolution: Education and Outreach, 5: 589–594.
/*ref*/Rist R.C. (1982) On the application of ethnographic inquiry to education: procedures and possibilities. Journal of Research in Science Teaching, 19(6): 439–450.
/*ref*/Rosenthal D.B. (1985) Evolution in High School Biology Textbooks: 1963-1983. Science Education, 69(5): 637–648.
/*ref*/Ross A. (2000) Curriculum. Construction and Critique. London: Falmer Press. 204 p.
/*ref*/Rutledge M.L. & Mitchell M.A. (2002) High School Biology teachers' knowledge structure, acceptance & teaching of evolution. The American Biology Teacher , 64(1): 21–28.
/*ref*/Rutledge M.L. & Warden M.A. (2000) Evolutionary Theory, the Nature of Science & High School Biology Teachers: Critical Relationships. The American Biology Teacher , 62(1): 23–32.
/*ref*/Santana O.A. (2012) Ciências Naturais. 7º ano. São Paulo: Saraiva. 320 p.
/*ref*/Santana O.A. & Mozena E. (2012) Ciências Naturais. 9º ano. São Paulo: Saraiva. 336 p.
/*ref*/Scharmann L.C. & Harris W.M. (1992) Teaching evolution: understanding and applying the nature of Science. Journal of Research in Science Teaching, 29(4): 375–388.
/*ref*/Sinatra G.M., Southerland S.A., Mcconaughy F. & Demastes J.W. (2003) Intentions and beliefs in students’ understanding and acceptance of biological evolution. Journal of Research in Science Teaching, 40(5): 510–528.
/*ref*/Skoog G. (1979) Topics of Evolution in Secondary School Biology Textbooks: 1900-1977. Science Education, 63(5): 621–640.
/*ref*/Skoog G. (1984) The Coverage of Evolution in High School Biology Textbooks Published in the 1980s. Science Education, 68(2): 117–128.
/*ref*/Skoog G. (2005) The Coverage of Human Evolution in High School Biology Textbooks in the 20th Century and in Current State Science Standards. Science & Education, 14(3-5): 395–422.
/*ref*/Skoog G. & Bilica K. (2002) The emphasis given to evolution in state Science standards: a lever for change in evolution education? Science Education, 86(4): 445–462.
/*ref*/Smith M.U. (2010a) Current Status of Research in Teaching and Learning Evolution: I. Philosophical/Epistemological Issues. Science & Education, 19(6-8): 523–538.
/*ref*/Smith M.U. (2010b) Current Status of Research in Teaching and Learning Evolution: II. Pedagogical Issues. Science & Education, 19(6-8): 539–571.
/*ref*/Smith M.U., Siegel H. & Mcinerney J.D. (1995) Foundational issues in evolution education. Science & Education, 4(1): 23–46.
/*ref*/Stern I. (2009) Ciências no Século XXI. Seres Vivos. 7º ano / 6ª série. São Paulo: Atual. 295 p.
/*ref*/Swarts F.A., Anderson O.R. & Swetz F.J. (1994) Evolution in Secondary School Biology Textbooks of the PRC, the USA, and the Latter Stages of the USSR. Journal of Research in Science Teaching, 31(5): 475–505.
/*ref*/Trivellato J., Trivellato S., Motokane M., Lisboa J.F. & Kantor C. (2008) Ciências. Natureza & Cotidiano. Criatividade, Pesquisa, Conhecimento. 7º ano / 6ª série. São Paulo: FTD. 234 p.
/*ref*/Usberco J., Martins J.M., Schechtmann E., Ferrer L.C. & Velloso H.M. (2012) Companhia das Ciências 7. São Paulo: Saraiva. 277 p.
/*ref*/Yates T.B. & Marek E.A. (2013) Is Oklahoma really OK? A regional study of the prevalence of biological evolution-related misconceptions held by introductory biology teachers. Evolution: Education and Outreach, 6(1): 1–20.
/*ref*/Zimmerman M. (1987) The evolution–creation controversy: Opinions of Ohio high school biology teachers. Ohio Journal of Science, 87(4): 115–125.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Autor e Revista mantêm os direitos da publicação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Autor e Revista mantêm os direitos da publicação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unidade Acadêmica de Ciências Exatas e da Natureza/CFP/UFCG
publisher.none.fl_str_mv Unidade Acadêmica de Ciências Exatas e da Natureza/CFP/UFCG
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza; v. 1, n. 1 (2017): Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza
2526-8236
10.29215/pecen.v1i1
reponame:Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza
collection Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza
repository.name.fl_str_mv Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv ||cienciasexatasenatureza@gmail.com
_version_ 1797688386726658048