A temática “produção de sal” nos livros didáticos de Química do PNLD 2018 utilizados no campus Macau do IFRN: análise de conteúdo
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza |
Texto Completo: | https://cfp.revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/RPECEN/article/view/1862 |
Resumo: | O livro didático é instrumento essencial dentro do âmbito escolar, sendo a principal referência para que o professor ou professora realize a preparação do que vai ser ensinado, e subsequentemente aprendido pelos estudantes. Neste trabalho, foi realizado uma análise de conteúdo sob a ótica da BNCC, de duas coleções de livros didáticos do PNLD, tendo como referência a temática “produção de sal marinho”. Essa temática foi escolhida, porque o município de Macau, cidade onde os estudantes estão inseridos, é o maior produtor de sal do país. Constatou-se a partir dos critérios analisados sob a ótica da BNCC, que um tema relevante como a produção de sal marinho não foi abordado de forma significativa, mostrando que o livro didático é feito para um estudante genérico, e que o papel do professor é fundamental para escolher o que deve ser ensinado, valorizando os saberes locais e regionais. |
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A temática “produção de sal” nos livros didáticos de Química do PNLD 2018 utilizados no campus Macau do IFRN: análise de conteúdoO livro didático é instrumento essencial dentro do âmbito escolar, sendo a principal referência para que o professor ou professora realize a preparação do que vai ser ensinado, e subsequentemente aprendido pelos estudantes. Neste trabalho, foi realizado uma análise de conteúdo sob a ótica da BNCC, de duas coleções de livros didáticos do PNLD, tendo como referência a temática “produção de sal marinho”. Essa temática foi escolhida, porque o município de Macau, cidade onde os estudantes estão inseridos, é o maior produtor de sal do país. Constatou-se a partir dos critérios analisados sob a ótica da BNCC, que um tema relevante como a produção de sal marinho não foi abordado de forma significativa, mostrando que o livro didático é feito para um estudante genérico, e que o papel do professor é fundamental para escolher o que deve ser ensinado, valorizando os saberes locais e regionais. Unidade Acadêmica de Ciências Exatas e da Natureza/CFP/UFCGEsse trabalho não teve financiamento.Pereira, Luciana ArrudaNascimento, Alian Paiva de ArrudaNascimento, Jarley Fagner Silva do2022-04-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://cfp.revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/RPECEN/article/view/186210.29215/pecen.v6i0.1862Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza; v. 6 (2022): Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza; e18622526-823610.29215/pecen.v6i0reponame:Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Naturezainstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://cfp.revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/RPECEN/article/view/1862/pdf/*ref*/Albuquerque Junior E.B. (2018) Análise e controle de qualidade na produção do sal e salmora na Salinor-salinas do nordeste S/A. Mossoró: UFERSA. 38 p./*ref*/Da Silva G.M.B., De Moura Sena J. & Galvão B.H.A. (2017) Jogos no Ensino de Ciências: uma proposta para o desenvolvimento de práticas de investigação científica em Ecologia. João Pessoa: Realize. 12 p./*ref*/Gomes A.S. & Clavico E. (2005) Propriedades físico-químicas da água. Rio de Janeiro: Universidade Federal Fluminense. 15 p./*ref*/Mortimer E.F. & Machado A.H. (2017) Química. São Paulo: Scipione./*ref*/Novais V.L.D. & Tissoni M. (2016) Química. Curitiba: Positivo./*ref*/Nuñez I.B., Ramalho B.L., Silva I.K.P. & Campos A.P.N. (2003) A seleção dos livros didáticos: um saber necessário ao professor. O caso do ensino de Ciências. Revista Iberoamericana de Educación, 33(1): 1–11. https://doi.org/10.35362/rie3312889/*ref*/Ramalho B.L. & Núñez I.B. (2011) Aprendendo com o ENEM: reflexões para melhor pensar o ensino e a aprendizagem das ciências naturais e da matemática. São Paulo: Liber Livro. 240 p./*ref*/Rocha I.B.S. (2019) Análise do conteúdo atomística nos livros didáticos de química do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD 2018). Santa Catarina: IFSC. 42 p./*ref*/Santos D. (2016) Sobre a Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC. 25 p./*ref*/Santos V.A. & Martins L. (2011) A importância do livro didático. Candombá–Revista Virtual, 7(1): 20–33./*ref*/Verceze R.M.A.N. & Silvino E.F.M. (2008) O livro didático e suas implicações na prática do professor nas escolas públicas de Guajará-Mirim. Práxis Educacional, 4(4): 83–102.Direitos autorais 2022 Autor e Revista mantêm os direitos da publicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-31T13:00:37Zoai:ojs.cfp.revistas.ufcg.edu.br:article/1862Revistahttps://cfp.revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/RPECENPUBhttps://cfp.revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/RPECEN/oai||cienciasexatasenatureza@gmail.com2526-82362526-8236opendoar:2022-10-31T13:00:37Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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