A caracterização de uma base orientadora para ensinar o conteúdo de mamíferos: contribuições da Teoria de P. Ya. Galperin

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Façanha, Alessandro Augusto de Barros
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Azevedo, Micarla Silva de, Souza, Nathany Morais de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza
Texto Completo: https://cfp.revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/RPECEN/article/view/1546
Resumo: Este estudo traz uma contribuição para o ensino de ciências e objetiva investigar uma base orientadora para o conteúdo de mamíferos. Metodologicamente se fundamenta na elaboração do esquema da base orientadora completa para o estudo dos mamíferos em enfoque sistêmico da Atividade e nos pressupostos da invariante da ação para assim caracterizar e elaborar um esquema da base orientadora completa da ação, o EBOCA para se identificar o conceito de mamíferos, a partir do qual se problematizam as questões de ensino sob a perspectiva da Teoria da Atividade. Como resultado se propõe esse modelo orientador como uma referência didático-metodológica para o ensino das ciências em função de se possibilitar um processo de aprendizagem pautado nos indicadores qualitativos da ação, cuja vantagem reside no fato de uma atividade consciente e com alto grau de transferência na resolução de problemas.Palavras chave: Conceitos científicos, ensino de mamíferos, orientação da ação.  
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Como resultado se propõe esse modelo orientador como uma referência didático-metodológica para o ensino das ciências em função de se possibilitar um processo de aprendizagem pautado nos indicadores qualitativos da ação, cuja vantagem reside no fato de uma atividade consciente e com alto grau de transferência na resolução de problemas.Palavras chave: Conceitos científicos, ensino de mamíferos, orientação da ação.  Unidade Acadêmica de Ciências Exatas e da Natureza/CFP/UFCGFaçanha, Alessandro Augusto de BarrosAzevedo, Micarla Silva deSouza, Nathany Morais de2020-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://cfp.revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/RPECEN/article/view/154610.29215/pecen.v4i0.1546Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza; v. 4 (2020): Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza; 01-142526-823610.29215/pecen.v4i0reponame:Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Naturezainstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://cfp.revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/RPECEN/article/view/1546/pdf/*ref*/BRASIL S. 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