A TV mais em branco do que em preto: a delimitação do espaço do negro em “A Cabana do Pai Tomás” (1969).
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
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Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
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Resumo: | Esta comunicação tem como objeto de análise as justificativas dadas para o uso do blackface (recurso que pinta pessoas brancas de preto) na telenovela A cabana do pai Tomás e os sentidos que essa prática teve para o grupo que defendia um ator negro para protagonizar essa obra. Montada em 1969 pela Rede Globo, nessa telenovela o ator branco Sérgio Cardoso foi contratado para interpretar o personagem principal, o escravo negro pai Tomás, a despeito de todos os atores negros experientes da época. Na ocasião, o teatrólogo Plínio Marcos protestou contra o blackface, no intuito de fazer com que a emissora contratasse um ator negro. A partir disso, a Rede Globo se preocupou em se defender lançando justificativas para a contratação do ator branco e não de um ator negro. Do outro lado, um grupo de atores negros também se manteve contra a posição da emissora, inclusive o ator Milton Gonçalves, sob contratação da emissora. Essa pesquisa visa entender como as justificativas serviram de legitimação da divisão do espaço do negro e do branco na telenovela em si, influenciando até no pensamento de alguns atores negros; bem como contextualizar o racismo existente que figura numa sociedade que muitas vezes mascara manifestações de preconceito racial, seja negando-o, omitindo-o ou reelaborando-o. Ao mesmo tempo, busca-se analisar também o que o blackface significou para os atores negros, não apenas no sentido social, mas profissional, abrindo mais um espaço de trabalho para o branco que sempre esteve a frente de uma telenovela em personagens principais, enquanto os negros interpretaram personagens de pouca ou nenhuma importância no enredo. Dentre alguns resultados, está a naturalização da prática do blackface, que permeia são só o discurso da emissora, mas também o da atriz negra Ruth de Souza, egressa do Teatro Experimental do Negro. Com isso, a força da legitimação do espaço do branco no lugar do negro, naturalizando e dissimulando a prática, é tão forte que influenciou o pensamento da atriz militante contra o preconceito racial. Dessa forma, o blackface em A cabana do pai Tomás oferece uma discussão das diversas facetas do racismo no Brasil, especialmente aquele delimita espaços na televisão. |
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