A inclusão escolar na Escola Estadual José Gonçalves de Queiroz em Sumé-PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAÚJO, Maria José de Farias.
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2013.tccmon.araujo
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5757
Resumo: O presente estudo tem como foco, conhecer o processo de inclusão de alunos com necessidades especiais, em uma escola Estadual de ensino regular, nesse caso a escola Professor José Gonçalves de Queiros, na cidade de Sumé no Cariri Paraibano. Portanto, o objetivo foi conhecer as dificuldades encontradas na prática da inclusão de alunos com necessidades educativas especiais no ensino regular, bem como, averiguar se os professores estão preparados para receber esses alunos e como se dá essa preparação. Tendo em vista, que a inclusão é um tema de destaque nos dias atuais, damos uma breve introduzida em seu conceito, como também, no conceito de exclusão, pois é a partir deste que podemos falam em inclusão. Assim, adentramos um pouco na historia da educação inclusiva, e como ocorre o processo inclusivo nas escolas. Para isso, usamos uma pesquisa exploratória, ou seja, aquela que tem como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito ou a construir hipóteses, de abordagem qualitativa, com a utilização de questionário que continha perguntas fechadas e abertas. Cabe salientar, que com resultado, foi percebido que o processo de inclusão na Escola estudada ainda é pouco explorado e desconhecido por alguns, isso fica comprovado através das respostas obtidas nos questionários, e através dos gráficos mostrados no decorrer do trabalho. Dessa forma, podemos observar a importância de abordamos tal tema para a nossa cidade.
id UFCG_010594aa7fe3526b2b4e3555bd77e678
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/5757
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A inclusão escolar na Escola Estadual José Gonçalves de Queiroz em Sumé-PB.School inclusion at José Gonçalves de Queiroz State School in Sumé-PB.Inclusão escolarExclusão escolarEducação inclusivaEducação especialSchool inclusionSchool Exclusioninclusive educationspecial educationO presente estudo tem como foco, conhecer o processo de inclusão de alunos com necessidades especiais, em uma escola Estadual de ensino regular, nesse caso a escola Professor José Gonçalves de Queiros, na cidade de Sumé no Cariri Paraibano. Portanto, o objetivo foi conhecer as dificuldades encontradas na prática da inclusão de alunos com necessidades educativas especiais no ensino regular, bem como, averiguar se os professores estão preparados para receber esses alunos e como se dá essa preparação. Tendo em vista, que a inclusão é um tema de destaque nos dias atuais, damos uma breve introduzida em seu conceito, como também, no conceito de exclusão, pois é a partir deste que podemos falam em inclusão. Assim, adentramos um pouco na historia da educação inclusiva, e como ocorre o processo inclusivo nas escolas. Para isso, usamos uma pesquisa exploratória, ou seja, aquela que tem como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito ou a construir hipóteses, de abordagem qualitativa, com a utilização de questionário que continha perguntas fechadas e abertas. Cabe salientar, que com resultado, foi percebido que o processo de inclusão na Escola estudada ainda é pouco explorado e desconhecido por alguns, isso fica comprovado através das respostas obtidas nos questionários, e através dos gráficos mostrados no decorrer do trabalho. Dessa forma, podemos observar a importância de abordamos tal tema para a nossa cidade.The present study focuses, know the process of inclusion of students with special needs in a mainstream school State, in this case schoolteacher José Gonçalves de Queiros in the city of Sumé Cariri Paraiba. Therefore, the objective was to understand the difficulties encountered in the practice of inclusion of pupils with special educational needs in mainstream education as well as to ascertain whether teachers are prepared to receive these students and how is this preparation. Given that inclusion is a prominent issue today, we briefly introduced in concept , but also the concept of exclusion, it is from this that we can talk about inclusion , so we entered a bit in history inclusive education and inclusive process as occurs in schools . For this, we use an exploratory research, one that aims to provide greater awareness of the problem in order to make it more explicit or build hypotheses, qualitative approach, using a questionnaire with closed questions and open. It is worth mentioning that with the result, it was realized that the process of inclusion in school is still largely unexplored and unknown to some, this is proven by the responses from the questionnaire, and through the graphics shown in this work. Thus, we can see the importance of this approach theme for our city.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGBARBOSA, Vilma Soares de Lima.BARBOSA, V. S. L.http://lattes.cnpq.br/4226302751696391SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.ARAÚJO, Maria José de Farias.2013-04-152019-08-13T17:16:53Z2019-08-132019-08-13T17:16:53Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2013.tccmon.araujohttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5757ARAÚJO, Maria José de Farias. A inclusão escolar na Escola Estadual José Gonçalves de Queiroz em Sumé-PB. 2013. 56f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5757porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-27T17:03:35Zoai:localhost:riufcg/5757Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-27T17:03:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A inclusão escolar na Escola Estadual José Gonçalves de Queiroz em Sumé-PB.
School inclusion at José Gonçalves de Queiroz State School in Sumé-PB.
title A inclusão escolar na Escola Estadual José Gonçalves de Queiroz em Sumé-PB.
spellingShingle A inclusão escolar na Escola Estadual José Gonçalves de Queiroz em Sumé-PB.
ARAÚJO, Maria José de Farias.
Inclusão escolar
Exclusão escolar
Educação inclusiva
Educação especial
School inclusion
School Exclusion
inclusive education
special education
title_short A inclusão escolar na Escola Estadual José Gonçalves de Queiroz em Sumé-PB.
title_full A inclusão escolar na Escola Estadual José Gonçalves de Queiroz em Sumé-PB.
title_fullStr A inclusão escolar na Escola Estadual José Gonçalves de Queiroz em Sumé-PB.
title_full_unstemmed A inclusão escolar na Escola Estadual José Gonçalves de Queiroz em Sumé-PB.
title_sort A inclusão escolar na Escola Estadual José Gonçalves de Queiroz em Sumé-PB.
author ARAÚJO, Maria José de Farias.
author_facet ARAÚJO, Maria José de Farias.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv BARBOSA, Vilma Soares de Lima.
BARBOSA, V. S. L.
http://lattes.cnpq.br/4226302751696391
SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.
dc.contributor.author.fl_str_mv ARAÚJO, Maria José de Farias.
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão escolar
Exclusão escolar
Educação inclusiva
Educação especial
School inclusion
School Exclusion
inclusive education
special education
topic Inclusão escolar
Exclusão escolar
Educação inclusiva
Educação especial
School inclusion
School Exclusion
inclusive education
special education
description O presente estudo tem como foco, conhecer o processo de inclusão de alunos com necessidades especiais, em uma escola Estadual de ensino regular, nesse caso a escola Professor José Gonçalves de Queiros, na cidade de Sumé no Cariri Paraibano. Portanto, o objetivo foi conhecer as dificuldades encontradas na prática da inclusão de alunos com necessidades educativas especiais no ensino regular, bem como, averiguar se os professores estão preparados para receber esses alunos e como se dá essa preparação. Tendo em vista, que a inclusão é um tema de destaque nos dias atuais, damos uma breve introduzida em seu conceito, como também, no conceito de exclusão, pois é a partir deste que podemos falam em inclusão. Assim, adentramos um pouco na historia da educação inclusiva, e como ocorre o processo inclusivo nas escolas. Para isso, usamos uma pesquisa exploratória, ou seja, aquela que tem como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito ou a construir hipóteses, de abordagem qualitativa, com a utilização de questionário que continha perguntas fechadas e abertas. Cabe salientar, que com resultado, foi percebido que o processo de inclusão na Escola estudada ainda é pouco explorado e desconhecido por alguns, isso fica comprovado através das respostas obtidas nos questionários, e através dos gráficos mostrados no decorrer do trabalho. Dessa forma, podemos observar a importância de abordamos tal tema para a nossa cidade.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-15
2019-08-13T17:16:53Z
2019-08-13
2019-08-13T17:16:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2013.tccmon.araujo
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5757
ARAÚJO, Maria José de Farias. A inclusão escolar na Escola Estadual José Gonçalves de Queiroz em Sumé-PB. 2013. 56f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5757
url https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2013.tccmon.araujo
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5757
identifier_str_mv ARAÚJO, Maria José de Farias. A inclusão escolar na Escola Estadual José Gonçalves de Queiroz em Sumé-PB. 2013. 56f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5757
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1823892118430547968