Educação popular e saúde: o trabalho educativo dos agentes comunitários de saúde em Damião – PB – elos entre o saber científico e o saber cotidiano.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MOTA, Cristiane Gomes.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9760
Resumo: O processo de educação e saúde, desde muito tempo, tem sido motivo de estudos por muitos pesquisadores que buscam entender de que forma essa relação pode estar presente em nossas vidas. Compreendemos que as comunidades inseridas nos serviços públicos precisam ter ação participativa no processo de desenvolvimento das políticas, não basta apenas ouvir e estar presente, mas construir, colaborar e fazer das ações públicas mediadoras do conhecimento cotidiano. É nesse sentido que sentimos a necessidade de desenvolver um trabalho de pesquisa que pudesse analisar o sujeito como um ser capaz de conhecer e entender seu cotidiano na relação com as políticas de assistência à saúde. Para isso nos propomos metodologicamente a uma revisão de literatura sobre o tema, como também uma pesquisa de campo numa abordagem de observação participante, para compreendermos a dinâmica de trabalho dos agentes comunitários de saúde da cidade de Damião – PB e as relações que se estabelecem entre as proposições de políticas de atenção básica a saúde e as dinâmicas comunitárias do cotidiano. A partir da análise das anotações realizadas no caderno de campo constatamos que os ACSs desempenham um papel educativo de suma importância e de forma espontânea conseguem realizar uma abordagem de educação em saúde dentro do cotidiano das famílias.
id UFCG_0196239f5589f237667129c37ea3c176
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/9760
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Educação popular e saúde: o trabalho educativo dos agentes comunitários de saúde em Damião – PB – elos entre o saber científico e o saber cotidiano.Popular education and health: the educational work of community health agents in Damião - PB - links between scientific knowledge and everyday knowledge.Educación popular y salud: el trabajo educativo de los agentes comunitarios de salud en Damião - PB - vínculos entre el conocimiento científico y el conocimiento cotidiano.Educação Popular e SaúdeAgentes ComunitáriosAções EducativasPopular Education and HealthCommunity AgentsEducational ActivitiesEducación Popular y SaludAcciones EducativasCiências BiológicasO processo de educação e saúde, desde muito tempo, tem sido motivo de estudos por muitos pesquisadores que buscam entender de que forma essa relação pode estar presente em nossas vidas. Compreendemos que as comunidades inseridas nos serviços públicos precisam ter ação participativa no processo de desenvolvimento das políticas, não basta apenas ouvir e estar presente, mas construir, colaborar e fazer das ações públicas mediadoras do conhecimento cotidiano. É nesse sentido que sentimos a necessidade de desenvolver um trabalho de pesquisa que pudesse analisar o sujeito como um ser capaz de conhecer e entender seu cotidiano na relação com as políticas de assistência à saúde. Para isso nos propomos metodologicamente a uma revisão de literatura sobre o tema, como também uma pesquisa de campo numa abordagem de observação participante, para compreendermos a dinâmica de trabalho dos agentes comunitários de saúde da cidade de Damião – PB e as relações que se estabelecem entre as proposições de políticas de atenção básica a saúde e as dinâmicas comunitárias do cotidiano. A partir da análise das anotações realizadas no caderno de campo constatamos que os ACSs desempenham um papel educativo de suma importância e de forma espontânea conseguem realizar uma abordagem de educação em saúde dentro do cotidiano das famílias.The process of education and health, for a long time, has been the subject of studies by many researchers seeking to understand how this relationship may be present in our lives. We understand that communities embedded in public services need to have participatory action in the policy development process, not just simply listen and be present , but building , collaborating and mediating the actions of public everyday knowledge . That is why we feel the need to develop a research project that would examine the subject as a being able to know and understand their daily lives in relation to the politics of health care. For this we propose a methodological review of the literature on the subject, as well as a field survey of a participant observation approach to understanding the dynamics of work of community health workers from the city of Damião - PB and the relationships established between propositions of policies for primary health care and community dynamics of everyday life. From the analysis of notes taken in the field notebook found that ACHs play an educational role of paramount importance and can perform a spontaneous approach to health education into the daily lives of families.El proceso de educación y salud, desde hace mucho tiempo, es objeto de estudio de muchos investigadores que buscan comprender cómo esa relación puede estar presente en nuestras vidas. Entendemos que las comunidades incluidas en los servicios públicos necesitan tener una acción participativa en el proceso de elaboración de políticas, no basta con escuchar y estar presentes, sino con construir, colaborar y hacer de las acciones públicas mediadores del conocimiento cotidiano. Es en ese sentido que sentimos la necesidad de desarrollar un trabajo de investigación que pueda analizar al sujeto como un ser capaz de conocer y comprender su cotidiano en relación a las políticas de atención a la salud. Para ello, proponemos metodológicamente una revisión de la literatura sobre el tema, así como una investigación de campo con enfoque de observación participante, para comprender la dinámica de trabajo de los agentes comunitarios de salud en la ciudad de Damião - PB y las relaciones que se establecen entre las proposiciones de políticas de atención primaria de salud y dinámicas comunitarias cotidianas. Del análisis de los apuntes realizados en el cuaderno de campo, encontramos que los ACS cumplen un rol educativo sumamente importante y logran espontáneamente realizar un acercamiento a la educación en salud dentro del cotidiano de las familias.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGMARTINS, André Antunes.MARTINS, A. A.http://lattes.cnpq.br/3245581017989479LINHEIRA, Caroline Zabendzala.MEDEIROS, Maria Franco Trindade.MOTA, Cristiane Gomes.2014-03-282019-12-03T09:20:49Z2019-12-032019-12-03T09:20:49Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9760MOTA, Cristiane Gomes. Educação popular e saúde: o trabalho educativo dos agentes comunitários de saúde em Damião – PB – elos entre o saber científico e o saber cotidiano. 2014. 50 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-06-27T11:36:07Zoai:localhost:riufcg/9760Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-06-27T11:36:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação popular e saúde: o trabalho educativo dos agentes comunitários de saúde em Damião – PB – elos entre o saber científico e o saber cotidiano.
Popular education and health: the educational work of community health agents in Damião - PB - links between scientific knowledge and everyday knowledge.
Educación popular y salud: el trabajo educativo de los agentes comunitarios de salud en Damião - PB - vínculos entre el conocimiento científico y el conocimiento cotidiano.
title Educação popular e saúde: o trabalho educativo dos agentes comunitários de saúde em Damião – PB – elos entre o saber científico e o saber cotidiano.
spellingShingle Educação popular e saúde: o trabalho educativo dos agentes comunitários de saúde em Damião – PB – elos entre o saber científico e o saber cotidiano.
MOTA, Cristiane Gomes.
Educação Popular e Saúde
Agentes Comunitários
Ações Educativas
Popular Education and Health
Community Agents
Educational Activities
Educación Popular y Salud
Acciones Educativas
Ciências Biológicas
title_short Educação popular e saúde: o trabalho educativo dos agentes comunitários de saúde em Damião – PB – elos entre o saber científico e o saber cotidiano.
title_full Educação popular e saúde: o trabalho educativo dos agentes comunitários de saúde em Damião – PB – elos entre o saber científico e o saber cotidiano.
title_fullStr Educação popular e saúde: o trabalho educativo dos agentes comunitários de saúde em Damião – PB – elos entre o saber científico e o saber cotidiano.
title_full_unstemmed Educação popular e saúde: o trabalho educativo dos agentes comunitários de saúde em Damião – PB – elos entre o saber científico e o saber cotidiano.
title_sort Educação popular e saúde: o trabalho educativo dos agentes comunitários de saúde em Damião – PB – elos entre o saber científico e o saber cotidiano.
author MOTA, Cristiane Gomes.
author_facet MOTA, Cristiane Gomes.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MARTINS, André Antunes.
MARTINS, A. A.
http://lattes.cnpq.br/3245581017989479
LINHEIRA, Caroline Zabendzala.
MEDEIROS, Maria Franco Trindade.
dc.contributor.author.fl_str_mv MOTA, Cristiane Gomes.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Popular e Saúde
Agentes Comunitários
Ações Educativas
Popular Education and Health
Community Agents
Educational Activities
Educación Popular y Salud
Acciones Educativas
Ciências Biológicas
topic Educação Popular e Saúde
Agentes Comunitários
Ações Educativas
Popular Education and Health
Community Agents
Educational Activities
Educación Popular y Salud
Acciones Educativas
Ciências Biológicas
description O processo de educação e saúde, desde muito tempo, tem sido motivo de estudos por muitos pesquisadores que buscam entender de que forma essa relação pode estar presente em nossas vidas. Compreendemos que as comunidades inseridas nos serviços públicos precisam ter ação participativa no processo de desenvolvimento das políticas, não basta apenas ouvir e estar presente, mas construir, colaborar e fazer das ações públicas mediadoras do conhecimento cotidiano. É nesse sentido que sentimos a necessidade de desenvolver um trabalho de pesquisa que pudesse analisar o sujeito como um ser capaz de conhecer e entender seu cotidiano na relação com as políticas de assistência à saúde. Para isso nos propomos metodologicamente a uma revisão de literatura sobre o tema, como também uma pesquisa de campo numa abordagem de observação participante, para compreendermos a dinâmica de trabalho dos agentes comunitários de saúde da cidade de Damião – PB e as relações que se estabelecem entre as proposições de políticas de atenção básica a saúde e as dinâmicas comunitárias do cotidiano. A partir da análise das anotações realizadas no caderno de campo constatamos que os ACSs desempenham um papel educativo de suma importância e de forma espontânea conseguem realizar uma abordagem de educação em saúde dentro do cotidiano das famílias.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-28
2019-12-03T09:20:49Z
2019-12-03
2019-12-03T09:20:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9760
MOTA, Cristiane Gomes. Educação popular e saúde: o trabalho educativo dos agentes comunitários de saúde em Damião – PB – elos entre o saber científico e o saber cotidiano. 2014. 50 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9760
identifier_str_mv MOTA, Cristiane Gomes. Educação popular e saúde: o trabalho educativo dos agentes comunitários de saúde em Damião – PB – elos entre o saber científico e o saber cotidiano. 2014. 50 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744417968357376