Vozes narrativas no romance epistolar As Ligações Perigosas, de Choderlos de Laclos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GUIMARÃES, Cinara Leite.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34125
Resumo: O romance setecentista se apresenta como um espaço para experimentações. Em sua estrutura, verificamos a mescla de gêneros diversos e, na temática, percebemos um direcionamento do coletivo para o individual, o que favorece a expansão de uma literatura confessional e intimista, que toma corpo em obras de cunho autobiográfico e romances epistolares. Interessa-nos aqui explorar, dentre as escritas do eu, o gênero carta, bastante utilizado em romances do século XVIII, tendo como corpus a obra As ligações perigosas (1782), de Chordelos de Laclos. Para isso, faremos uma breve consideração sobre este gênero, mostrando que, nos romances epistolares, as cartas podem exercer duas funções: diegética, quando se configuram como um elemento que dá coesão à narrativa, e mimética, quando utilizadas para produzir um efeito de imitação da realidade. Em seguida, analisaremos as vozes narrativas presentes na obra em questão, especialmente nos seus dois prefácios, Advertência do Editor e Prefácio do Redator. Nestes, temos a oposição de diferentes discursos, pois, enquanto o segundo reafirma o status de veracidade das cartas, característica de vários romances epistolares, o primeiro o nega, induzindo o leitor a ler a obra como ficção. Analisaremos as implicações desta divergência para a estrutura e temática do romance, apontando o Redator como um disfarce para a figura do narrador heterodiegético. Do embate entre a perspectiva do Redator e aquelas apresentadas pelos narradores personagens, questionaremos a predominância do primeiro como narrador da história do romance e dos outros como narradores da história dentro do romance, como indica Prado (1997). Dentre os personagens narradores, apresentaremos a Marquesa de Merteiul e o Visconde de Valmont como aqueles que direcionam as ações dos demais, tendo maior acesso aos fatos por meio da confissões trocadas entre si nas cartas. Como base teórica para análise, utilizaremos em nosso artigo os estudos de Mergulhão (2001), Valentim (2006) e Valverde (2001), entre outros.
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