Projetos de intervenção em Educomunicação.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALMEIDA, Ligia Beatriz Carvalho de.
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35804
Resumo: As práticas educomunicativas integram um fenômeno presente na sociedade desde meados do século XX. O campo de conhecimento da educomunicação nasce com a observação sistemática dessas atividades educativas e com a constatação de sua relevância para as comunidades latino-americanas. Para que o campo pudesse ser legitimado e sua existência epistemologicamente reconhecida, nos anos finais da década de 1990, foi realizada, pelo Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo, uma pesquisa com ampla amostra de especialistas, alocados em 12 países do continente. A pesquisa demonstrou o potencial da Educomunicação e do Educomunicador para a sociedade latino-americana. No Brasil, a Universidade Federal de Campina Grande e a Universidade de São Paulo identificaram a pertinência da formação desses profissionais e, no início da década de 2010, passaram a oferecer cursos de graduação em Educomunicação. Além disso, outras instituições de ensino superior também vêm ofertando cursos de pós-graduação na área. Este livro preenche importante lacuna de material didático para a formação conceitual e prática desses profissionais, reunindo informações sobre o surgimento do campo, além de conceitos e valores que norteiam as ações educomunicativas. Como a intervenção social é a principal ferramenta de trabalho do educomunicador, as características das áreas de intervenção são apresentadas, assim como percursos metodológicos para o desenvolvimento de intervenções educomunicativas.
id UFCG_02a46565161e2e7d323e25004ecadcb5
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/35804
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Projetos de intervenção em Educomunicação.Intervention projects in Educommunication.EducomunicaçãoEducação midiáticaIntervenções educomunicativasPedagogia da comunicaçãoTecnologia na EducaçãoEducomunicadorProfissional da EducomunicaçãoEducommunicationMedia educationEducommunicative interventionsCommunication pedagogyTechnology in EducationEducommunicatorEducommunication ProfessionalEducação.Comunicação.As práticas educomunicativas integram um fenômeno presente na sociedade desde meados do século XX. O campo de conhecimento da educomunicação nasce com a observação sistemática dessas atividades educativas e com a constatação de sua relevância para as comunidades latino-americanas. Para que o campo pudesse ser legitimado e sua existência epistemologicamente reconhecida, nos anos finais da década de 1990, foi realizada, pelo Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo, uma pesquisa com ampla amostra de especialistas, alocados em 12 países do continente. A pesquisa demonstrou o potencial da Educomunicação e do Educomunicador para a sociedade latino-americana. No Brasil, a Universidade Federal de Campina Grande e a Universidade de São Paulo identificaram a pertinência da formação desses profissionais e, no início da década de 2010, passaram a oferecer cursos de graduação em Educomunicação. Além disso, outras instituições de ensino superior também vêm ofertando cursos de pós-graduação na área. Este livro preenche importante lacuna de material didático para a formação conceitual e prática desses profissionais, reunindo informações sobre o surgimento do campo, além de conceitos e valores que norteiam as ações educomunicativas. Como a intervenção social é a principal ferramenta de trabalho do educomunicador, as características das áreas de intervenção são apresentadas, assim como percursos metodológicos para o desenvolvimento de intervenções educomunicativas.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20242024-05-28T10:10:08Z2024-05-282024-05-28T10:10:08Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35804ALMEIDA, Ligia Beatriz Carvalho de. Projetos de intervenção em Educomunicação. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2024. ISBN: 978-85-8001-284-2. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35804porALMEIDA, Ligia Beatriz Carvalho de.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-05-28T10:10:32Zoai:localhost:riufcg/35804Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-05-28T10:10:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Projetos de intervenção em Educomunicação.
Intervention projects in Educommunication.
title Projetos de intervenção em Educomunicação.
spellingShingle Projetos de intervenção em Educomunicação.
ALMEIDA, Ligia Beatriz Carvalho de.
Educomunicação
Educação midiática
Intervenções educomunicativas
Pedagogia da comunicação
Tecnologia na Educação
Educomunicador
Profissional da Educomunicação
Educommunication
Media education
Educommunicative interventions
Communication pedagogy
Technology in Education
Educommunicator
Educommunication Professional
Educação.
Comunicação.
title_short Projetos de intervenção em Educomunicação.
title_full Projetos de intervenção em Educomunicação.
title_fullStr Projetos de intervenção em Educomunicação.
title_full_unstemmed Projetos de intervenção em Educomunicação.
title_sort Projetos de intervenção em Educomunicação.
author ALMEIDA, Ligia Beatriz Carvalho de.
author_facet ALMEIDA, Ligia Beatriz Carvalho de.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ALMEIDA, Ligia Beatriz Carvalho de.
dc.subject.por.fl_str_mv Educomunicação
Educação midiática
Intervenções educomunicativas
Pedagogia da comunicação
Tecnologia na Educação
Educomunicador
Profissional da Educomunicação
Educommunication
Media education
Educommunicative interventions
Communication pedagogy
Technology in Education
Educommunicator
Educommunication Professional
Educação.
Comunicação.
topic Educomunicação
Educação midiática
Intervenções educomunicativas
Pedagogia da comunicação
Tecnologia na Educação
Educomunicador
Profissional da Educomunicação
Educommunication
Media education
Educommunicative interventions
Communication pedagogy
Technology in Education
Educommunicator
Educommunication Professional
Educação.
Comunicação.
description As práticas educomunicativas integram um fenômeno presente na sociedade desde meados do século XX. O campo de conhecimento da educomunicação nasce com a observação sistemática dessas atividades educativas e com a constatação de sua relevância para as comunidades latino-americanas. Para que o campo pudesse ser legitimado e sua existência epistemologicamente reconhecida, nos anos finais da década de 1990, foi realizada, pelo Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo, uma pesquisa com ampla amostra de especialistas, alocados em 12 países do continente. A pesquisa demonstrou o potencial da Educomunicação e do Educomunicador para a sociedade latino-americana. No Brasil, a Universidade Federal de Campina Grande e a Universidade de São Paulo identificaram a pertinência da formação desses profissionais e, no início da década de 2010, passaram a oferecer cursos de graduação em Educomunicação. Além disso, outras instituições de ensino superior também vêm ofertando cursos de pós-graduação na área. Este livro preenche importante lacuna de material didático para a formação conceitual e prática desses profissionais, reunindo informações sobre o surgimento do campo, além de conceitos e valores que norteiam as ações educomunicativas. Como a intervenção social é a principal ferramenta de trabalho do educomunicador, as características das áreas de intervenção são apresentadas, assim como percursos metodológicos para o desenvolvimento de intervenções educomunicativas.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024
2024-05-28T10:10:08Z
2024-05-28
2024-05-28T10:10:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35804
ALMEIDA, Ligia Beatriz Carvalho de. Projetos de intervenção em Educomunicação. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2024. ISBN: 978-85-8001-284-2. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35804
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35804
identifier_str_mv ALMEIDA, Ligia Beatriz Carvalho de. Projetos de intervenção em Educomunicação. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2024. ISBN: 978-85-8001-284-2. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35804
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744622263468032