Saúde e qualidade de vida de crianças com HIV/AIDS: o olhar da equipe de enfermagem e as repercussões para o cuidado.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEREIRA, Irys Karla Cosmo.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7656
Resumo: As crianças com HIV/aids vêm ganhando evidência no panorama da epidemia, seja pelo seu crescimento epidemiológico, em decorrência do processo de juvenização, ou pelo aumento da sobrevida daquelas que foram infectadas por meio da transmissão vertical. Estas crianças têm o seu cotidiano modificado, devido à necessidade de um acompanhamento permanente em serviços de saúde, de uso contínuo de medicação e de possível debilidade imunológica, o que ocasiona um histórico de sucessivas internações hospitalares. Neste contexto, ressalta-se a participação do enfermeiro como um profissional atuante no cuidado das crianças com HIV/aids, e que deve engajar-se na luta pelo atendimento integralizado em todos os espaços de atenção à saúde. O presente estudo teve como objetivo geral compreender a visão da enfermagem acerca da saúde e da qualidade de vida das crianças com HIV/aids e suas repercussões para o cuidado ofertado. Trata-se de um estudo descritivo, transversal e de abordagem qualitativa. O estudo foi realizado nos hospitais de referência para Doenças Infectocontagiosas na cidade de João Pessoa, capital do estado da Paraíba. A amostra foi obtida por meio da técnica de saturação e foi constituída por 20 profissionais da enfermagem que prestam cuidado a crianças com HIV/aids no Complexo Hospitalar de Doenças Infectocontagiosas Doutor Clementino Fraga e no Hospital Universitário Lauro Wanderley. O instrumento utilizado para a produção do material empírico foi a entrevista semiestruturada. A técnica de análise do material empírico utilizada foi a análise de discurso de matriz francesa. Em cumprimento à Resolução do Conselho Nacional de Saúde 466/2012, o projeto foi submetido à apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa selecionado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, através da Plataforma Brasil, juntamente com os documentos obrigatórios para a submissão. A pesquisa foi iniciada apenas após aprovação dos Comitês de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Alcides Carneiro e do Hospital Universitário Lauro Wanderley, por meio dos pareceres de nº 1.469.821 e de nº 1.532.340. Neste estudo, foram descritas as condições de produção amplas e imediatas dos discursos, bem como foram analisadas as características dos participantes entrevistados. Os discursos foram agrupados em sequências discursivas por similaridades de significados e, por conseguinte, foram construídas as seguintes formações discursivas: Saúde da criança com HIV/aids na perspectiva da equipe de Enfermagem: uma visão fragmentada versus uma visão holística; Concepções da equipe de Enfermagem sobre a qualidade de vida de crianças com HIV/aids; Cuidados de Enfermagem à criança com HIV/aids: uma práxis reducionista; Entraves na prestação do cuidado de Enfermagem à criança com HIV/aids; O enfrentamento do estigma no cotidiano da criança com HIV/aids e a relação da equipe de Enfermagem com a família da criança com HIV/aids. Destarte, considera-se que a assistência de enfermagem afeta, diretamente ou indiretamente, a saúde e a qualidade de vida das crianças com HIV/aids, posto que estes profissionais atuam de perto, prestando um cuidado fundamental para a manutenção do bem-estar dessas crianças. Reitera-se a necessidade de transformações de concepções e de práticas destes profissionais, para que a partir da compreensão integral e sistêmica das múltiplas necessidades das crianças com HIV/aids, consideradas em suas dimensões biológica, psicológica, social e espiritual, oferte-se a estas um cuidado humanizado e resolutivo.
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Estas crianças têm o seu cotidiano modificado, devido à necessidade de um acompanhamento permanente em serviços de saúde, de uso contínuo de medicação e de possível debilidade imunológica, o que ocasiona um histórico de sucessivas internações hospitalares. Neste contexto, ressalta-se a participação do enfermeiro como um profissional atuante no cuidado das crianças com HIV/aids, e que deve engajar-se na luta pelo atendimento integralizado em todos os espaços de atenção à saúde. O presente estudo teve como objetivo geral compreender a visão da enfermagem acerca da saúde e da qualidade de vida das crianças com HIV/aids e suas repercussões para o cuidado ofertado. Trata-se de um estudo descritivo, transversal e de abordagem qualitativa. O estudo foi realizado nos hospitais de referência para Doenças Infectocontagiosas na cidade de João Pessoa, capital do estado da Paraíba. A amostra foi obtida por meio da técnica de saturação e foi constituída por 20 profissionais da enfermagem que prestam cuidado a crianças com HIV/aids no Complexo Hospitalar de Doenças Infectocontagiosas Doutor Clementino Fraga e no Hospital Universitário Lauro Wanderley. O instrumento utilizado para a produção do material empírico foi a entrevista semiestruturada. A técnica de análise do material empírico utilizada foi a análise de discurso de matriz francesa. Em cumprimento à Resolução do Conselho Nacional de Saúde 466/2012, o projeto foi submetido à apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa selecionado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, através da Plataforma Brasil, juntamente com os documentos obrigatórios para a submissão. A pesquisa foi iniciada apenas após aprovação dos Comitês de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Alcides Carneiro e do Hospital Universitário Lauro Wanderley, por meio dos pareceres de nº 1.469.821 e de nº 1.532.340. Neste estudo, foram descritas as condições de produção amplas e imediatas dos discursos, bem como foram analisadas as características dos participantes entrevistados. Os discursos foram agrupados em sequências discursivas por similaridades de significados e, por conseguinte, foram construídas as seguintes formações discursivas: Saúde da criança com HIV/aids na perspectiva da equipe de Enfermagem: uma visão fragmentada versus uma visão holística; Concepções da equipe de Enfermagem sobre a qualidade de vida de crianças com HIV/aids; Cuidados de Enfermagem à criança com HIV/aids: uma práxis reducionista; Entraves na prestação do cuidado de Enfermagem à criança com HIV/aids; O enfrentamento do estigma no cotidiano da criança com HIV/aids e a relação da equipe de Enfermagem com a família da criança com HIV/aids. Destarte, considera-se que a assistência de enfermagem afeta, diretamente ou indiretamente, a saúde e a qualidade de vida das crianças com HIV/aids, posto que estes profissionais atuam de perto, prestando um cuidado fundamental para a manutenção do bem-estar dessas crianças. Reitera-se a necessidade de transformações de concepções e de práticas destes profissionais, para que a partir da compreensão integral e sistêmica das múltiplas necessidades das crianças com HIV/aids, consideradas em suas dimensões biológica, psicológica, social e espiritual, oferte-se a estas um cuidado humanizado e resolutivo.Children with HIV/sida are gaining evidence in the panorama of the epidemic, either by its growth of epidemiology, due to the process of juvenização, or by the increase in the survival of those who were infected through vertical transmission. These children have their ordinary lives modified, due to the need for a permanent monitoring in health services, continued use of medication and possible Immune weakness, which leads to a history of repeated hospitalizations. In this context, the figure of the nurse comes up as a professional active in the care of children with HIV/sida, and that must engage in the struggle for customer service stock in all areas of health care. The objective of this study was understand the vision of the nursing staff about health and quality of life of children with HIV/sida and its consequences for the care provided. It is a descriptive study, cross-sectional and qualitative approach. The study was carried out in reference hospitals for contagious diseases in the city of João Pessoa, capital of the state of Paraiba. The sample was obtained by the technique of saturation and consisted of 20 nursing professionals providing care to children with HIV/aids in the Hospital Complex of contagious diseases Dr. Clementino Fraga and the Lauro Wanderley University Hospital. The instrument used for the production of empirical material was the semi-structured interview. The technique of analysis of the empirical material used was the analysis of discourse of French matrix. In compliance with the CNS Resolution 466/2012, the project was submitted to the Committee for Ethics in Research selected by the National Committee for Ethics in Research (CONEP), through the Platform, along with the required documents for submission. The research was initiated only after approval of the CEP the University Hospital Alcides Ram and of the Lauro Wanderley University Hospital, by means of seem 1.469.821 and no 1.532.340. In this study, we described the conditions large of productions and immediate of speeches, as well as were analyzed the characteristics of the interviewed subjects. The speeches were grouped into discursive sequences by similarities of meanings and therefore the following discursive formations were built: Child health with HIV/sida from the perspective of nursing staff: a fragmented view versus a holistic view; Conceptions of nursing team about the quality of life of children with HIV/sida; Nursing care to children with HIV/sida: a reductionist praxis; Obstacles in the provision of nursing care to children with HIV/sida; The coping stigma in the child's daily life with HIV/sida and the relationship of the nursing staff with the family of the child with HIV/sida. At the end of this study, it is considered that the nursing care affects, directly or indirectly, health and quality of life of children with HIV/sida, since these professionals work closely, providing a fundamental care for the maintenance of good -being these children. In this context, we reiterate the need for concepts of transformation and practices of these professionals, so that from the comprehensive and systemic understanding of the multiple needs of children with HIV/sida, considered in their biological, psychological, social and spiritual dimensions, oferte himself to these humanized and decisive care.Los niños con VIH / SIDA están ganando evidencia en el panorama de la epidemia, ya sea por su crecimiento epidemiológico, como consecuencia del proceso juvenil, o por el aumento de la supervivencia de los infectados por transmisión vertical. Estos niños tienen su vida diaria alterada, debido a la necesidad de un seguimiento permanente en los servicios de salud, el uso continuo de medicamentos y la posible debilidad inmunológica, lo que lleva a un historial de sucesivas hospitalizaciones. En este contexto, se destaca la participación del enfermero como profesional que trabaja en el cuidado de los niños con VIH / SIDA, y que debe comprometerse en la lucha por la atención integral en todos los espacios de atención de la salud. El presente estudio tuvo como objetivo general comprender la visión de la enfermería sobre la salud y la calidad de vida de los niños con VIH / SIDA y sus repercusiones en la atención brindada. Se trata de un estudio descriptivo, transversal con enfoque cualitativo. El estudio se realizó en hospitales de referencia para Enfermedades Infecciosas de la ciudad de João Pessoa, capital del estado de Paraíba. La muestra se obtuvo mediante la técnica de saturación y estuvo compuesta por 20 profesionales de enfermería que atienden a niños con VIH / SIDA en el Complejo Hospitalario de Enfermedades Infecciosas Doctor Clementino Fraga y en el Hospital Universitario Lauro Wanderley. El instrumento utilizado para producir el material empírico fue la entrevista semiestructurada. La técnica de análisis del material empírico utilizada fue el análisis del discurso matricial francés. En cumplimiento de la Resolución 466/2012 del Consejo Nacional de Salud, el proyecto fue presentado al Comité de Ética en Investigación seleccionado por el Comité Nacional de Ética en Investigación, a través de Plataforma Brasil, junto con los documentos obligatorios para su presentación. La investigación se inició sólo después de la aprobación de los Comités de Ética en Investigación del Hospital Universitário Alcides Carneiro y del Hospital Universitário Lauro Wanderley, a través de los dictámenes nº 1.469.821 y nº 1.532.340. En este estudio se describieron las amplias e inmediatas condiciones de producción de los discursos, así como se analizaron las características de los participantes entrevistados. Los discursos se agruparon en secuencias discursivas por similitudes de significado y, por lo tanto, se construyeron las siguientes formaciones discursivas: Salud infantil con VIH / SIDA desde la perspectiva del equipo de Enfermería: una mirada fragmentada versus una visión holística; Concepciones del equipo de Enfermería sobre la calidad de vida de los niños con VIH / SIDA; Atención de enfermería para niños con VIH / SIDA: una praxis reduccionista; Obstáculos en la prestación de cuidados de enfermería a los niños con VIH / SIDA; Afrontar el estigma en la vida diaria de los niños con VIH / SIDA y la relación entre el equipo de Enfermería y la familia de los niños con VIH / SIDA. Así, se considera que los cuidados de enfermería inciden directa o indirectamente en la salud y calidad de vida de los niños con VIH / SIDA, ya que estos profesionales trabajan de manera cercana, brindando cuidados fundamentales para el mantenimiento de su bienestar. Se reitera la necesidad de transformaciones en las concepciones y prácticas de estos profesionales, para que, a partir de la comprensión integral y sistémica de las múltiples necesidades de los niños con VIH / SIDA, consideradas en sus dimensiones biológica, psicológica, social y espiritual, estas un cuidado humanizado y decidido.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGOLIVEIRA, Luana Carla Santana.OLIVEIRA, L. C. S.http://lattes.cnpq.br/8546057415907151LIMA, Edija Anália Rodrigues de.FERRE, Jocelly de Araújo.PEREIRA, Irys Karla Cosmo.20162019-10-03T09:16:39Z2019-10-032019-10-03T09:16:39Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7656PEREIRA, Irys Karla Cosmo. Saúde e qualidade de vida de crianças com HIV/AIDS: o olhar da equipe de enfermagem e as repercussões para o cuidado. 2016. 94 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-03-14T23:53:54Zoai:localhost:riufcg/7656Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-03-14T23:53:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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