Argumentação e práticas de letramento no livro didático do 9º ano: uma análise de textos e atividades de leitura e produção do gênero artigo de opinião.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Lucas Cesar de.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24301
Resumo: O Livro Didático (LD) é um instrumento indispensável no processo de ensino aprendizagem de conteúdos na escola. Em relação à Língua Portuguesa (LP), ele precisa se adequar ao contexto social em que vivemos para promover, assim, um aprendizado real e significativo na vida do discente, que deve se tornar um cidadão ativo e participativo em suas práticas sociais. Nessa ótica, apresentamos uma pesquisa sobre o trabalho com a argumentação ligado a essas práticas em um manual didático. Com isso, nosso objetivo principal com esta pesquisa é analisar como um LD do 9º ano do Ensino Fundamental II trabalha a argumentação através da leitura e produção do gênero artigo de opinião, sob a perspectiva do Letramento. Para isso, como forma de análise, descrevemos a estrutura do corpus e da unidade onde se encontra o trabalho com o gênero argumentativo selecionado, verificamos se os textos desse trabalho com a argumentação trazem variados pontos de vista sobre o tema da unidade e averiguamos como as atividades preparam o aluno para a criação do artigo de opinião através do Letramento. Como fundamentação teórica, embasamo-nos principalmente em Freitag, Motta e Costa (1997), Lajolo (1996) e Santos (2007), que abordam o LD no país em um contexto histórico e atual; em Kleiman (2012), Rojo (2006, 2009), Soares (2004, 2012, 2013) e Street (2012), que discutem as questões dos significados do Letramento; e em Bakhtin (1997), Bronckart (2012), Citelli (1994), Koch (2011) e Marcuschi (2010, 2011), que falam sobre os gêneros iscursivos/textuais, tanto na abordagem da Linguística Textual como na da Análise do Discurso, além de explanarem sobre a argumentação baseados, também, na Semântica Argumentativa. No que diz respeito à metodologia, esta é uma pesquisa de cunho documental, descritiva e de abordagem quanti-qualitativa, que tem, como universo de pesquisa, quatro LDs da coleção Singular & Plural: Leitura, produção e estudos de linguagem, em que selecionamos, como corpus, o LD do 9º ano, pelo motivo de ser o último manual didático dela, focando na Unidade 1, do Caderno de Leitura e produção, onde encontramos o trabalho com o gênero argumentativo artigo de opinião. Diante disso, nossas categorias de análise se apoiam nas teorias abordadas sobre os gêneros e a argumentação, ligados às práticas de Letramento no LD. Os resultados apontaram para o fato de que, no tocante aos pontos de vista dos textos do tema da produção textual requerida, apenas 26% deles abordam o assunto, restando 74% que exploram temas aleatórios. O problema é que dos 26% que discutem o tema central da unidade, 100% possuem um ponto de vista único, o que se torna negativo em um trabalho de produção de gêneros argumentativos. Em referência às atividades, 84% possuem uma abordagem que se baseia no Letramento Ideológico, visto que os textos são devidamente explorados de forma contextualizada e, 16% delas, estão ligadas ao Letramento Autônomo, pois os textos aparecem apenas como pretextos para o ensino de algum aspecto argumentativo da língua.
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spelling Argumentação e práticas de letramento no livro didático do 9º ano: uma análise de textos e atividades de leitura e produção do gênero artigo de opinião.Argumentation and literacy practices in the 9th grade textbook: an analysis of texts and reading activities and production of the opinion article genre.Livro didáticoLetramentoGêneros Discursivos/TextuaisArgumentaçãoArtigo de opiniãoTextbookLiteracyDiscursive/Textual GenresArgumentationOpinion articleLetras - Língua Portuguesa.O Livro Didático (LD) é um instrumento indispensável no processo de ensino aprendizagem de conteúdos na escola. Em relação à Língua Portuguesa (LP), ele precisa se adequar ao contexto social em que vivemos para promover, assim, um aprendizado real e significativo na vida do discente, que deve se tornar um cidadão ativo e participativo em suas práticas sociais. Nessa ótica, apresentamos uma pesquisa sobre o trabalho com a argumentação ligado a essas práticas em um manual didático. Com isso, nosso objetivo principal com esta pesquisa é analisar como um LD do 9º ano do Ensino Fundamental II trabalha a argumentação através da leitura e produção do gênero artigo de opinião, sob a perspectiva do Letramento. Para isso, como forma de análise, descrevemos a estrutura do corpus e da unidade onde se encontra o trabalho com o gênero argumentativo selecionado, verificamos se os textos desse trabalho com a argumentação trazem variados pontos de vista sobre o tema da unidade e averiguamos como as atividades preparam o aluno para a criação do artigo de opinião através do Letramento. Como fundamentação teórica, embasamo-nos principalmente em Freitag, Motta e Costa (1997), Lajolo (1996) e Santos (2007), que abordam o LD no país em um contexto histórico e atual; em Kleiman (2012), Rojo (2006, 2009), Soares (2004, 2012, 2013) e Street (2012), que discutem as questões dos significados do Letramento; e em Bakhtin (1997), Bronckart (2012), Citelli (1994), Koch (2011) e Marcuschi (2010, 2011), que falam sobre os gêneros iscursivos/textuais, tanto na abordagem da Linguística Textual como na da Análise do Discurso, além de explanarem sobre a argumentação baseados, também, na Semântica Argumentativa. No que diz respeito à metodologia, esta é uma pesquisa de cunho documental, descritiva e de abordagem quanti-qualitativa, que tem, como universo de pesquisa, quatro LDs da coleção Singular & Plural: Leitura, produção e estudos de linguagem, em que selecionamos, como corpus, o LD do 9º ano, pelo motivo de ser o último manual didático dela, focando na Unidade 1, do Caderno de Leitura e produção, onde encontramos o trabalho com o gênero argumentativo artigo de opinião. Diante disso, nossas categorias de análise se apoiam nas teorias abordadas sobre os gêneros e a argumentação, ligados às práticas de Letramento no LD. Os resultados apontaram para o fato de que, no tocante aos pontos de vista dos textos do tema da produção textual requerida, apenas 26% deles abordam o assunto, restando 74% que exploram temas aleatórios. O problema é que dos 26% que discutem o tema central da unidade, 100% possuem um ponto de vista único, o que se torna negativo em um trabalho de produção de gêneros argumentativos. Em referência às atividades, 84% possuem uma abordagem que se baseia no Letramento Ideológico, visto que os textos são devidamente explorados de forma contextualizada e, 16% delas, estão ligadas ao Letramento Autônomo, pois os textos aparecem apenas como pretextos para o ensino de algum aspecto argumentativo da língua.The textbook is an indispensable instrument in the teaching and learning process of content in the school. In relation to Portuguese Language, the textbook needs to adapt to current social context to promote, thus, a significant and real learning in the student’s life, which must become an active and present in they own social practices. In this perspective, we approached a research about the work with argumentation linked to these practices in a textbook. With this, the main objective of this research is to analyze how the textbook, in the 9th grade of elementary school, works the argumentation through the reading and production of opinion article genre, through Literacy perspective. For this, as analyzes form, we describing the corpus structure and the unit where is the work with the selected argumentative genre, we checked the texts of that work with the argument bring varied point of view on the theme of the unit and we discovered how the activities prepare the student for the creation of the opinion article through Literacy. Therefore, this research has as its theoretical support the authors such as Freitag, Motta and Costa (1997), Lajolo (1996) and Santos (2007), that they approach the text book in the country in a historical and current context; Kleiman (2012), Rojo (2006, 2009), Soares (2004, 2012, 2013) and Street (2012), that discuss the subjects of the meanings of Literacy; Bakhtin (1997), Bronckart (2012), Citelli (1994), Koch (2011) and Marcuschi (2010, 2011), who talk about the discursive/textual genres, both in the approach of Textual Linguistics and in Discourse Analysis, besides explaining about the argumentation based, also, on Argumentative Semantics. In relation to the methodology, it is a character research documental, descriptive and of quantitative/qualitative approach, it has as research field, four text books of the collection Singular & Plural: Leitura, produção e estudos de linguagem in that we selected, as corpus, the 9th grade of elementary school text book, focusing in the Unidade 1 of the Caderno de Leitura e produção, where we found the work with the genre opinion article. On this basis, our categories of analysis are based on theories about genres and an argument, related to the practices of Literacy in the Textbook. The results pointed to the fact that, with regard to the textual points of view of the required textual production, only 26% of them deal with the subject, remaining 74% that explore random themes. The problem is that of the 26% that discuss the central theme of the unit, 100% have a unique point of view, which becomes negative in a work of producing argumentative genres. Regarding the activities, 84% have an approach that is based on Ideological Literacy, since the texts are properly explored in a contextualized way, and 16% of them are linked to Autonomous Literacy, since the texts appear only as pretexts for the teaching of some argumentative aspect of the language.CapesUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPEREIRA, Hérica Paiva.PEREIRA, Hérica Paiva.http://lattes.cnpq.br/0140741349526284OLIVEIRA, Rose Maria Leite de.SILVA, Abdoral Inácio da.OLIVEIRA, Lucas Cesar de.2018-03-132022-04-04T18:33:48Z2022-04-042022-04-04T18:33:48Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24301OLIVEIRA, Lucas Cesar de. Argumentação e práticas de letramento no livro didático do 9º ano: uma análise de textos e atividades de leitura e produção do gênero artigo de opinião. 2018. 84f. 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