A utilização da sequência didática para a construção da argumentação no artigo de opinião
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RevistaBrasileiradePós-Graduação |
Texto Completo: | http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/263 |
Resumo: | Neste trabalho, pretendemos analisar como a sequência didática pode ser utilizada para desenvolver o argumento crítico do aluno na produção de um artigo de opinião. Para tanto, buscamos embasamento nas teorias de Dolz e Schneuwly (2004) e apresentaremos resultados práticos dessa aplicação, a partir de cada módulo trabalhado com os alunos do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Liliosa Paiva Leite, na cidade de João Pessoa, Paraíba, como parte da atuação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid – Subprojeto Letras/Língua Portuguesa). Pensando nisso, a utilização da sequência didática é uma ótima ferramenta para desenvolver a construção da argumentação no gênero textual denominado artigo de opinião. |
id |
CAPES-1_b4b064b1fdf75574c1a50b8bf3c720f3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.0.141:article/263 |
network_acronym_str |
CAPES-1 |
network_name_str |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
spelling |
A utilização da sequência didática para a construção da argumentação no artigo de opiniãoThe use of the didactic sequence for argument construction in an opinion articleSequência Didática. Argumentação. Artigo de Opinião.Following Didactic. Argumentation. Opinion Article.Neste trabalho, pretendemos analisar como a sequência didática pode ser utilizada para desenvolver o argumento crítico do aluno na produção de um artigo de opinião. Para tanto, buscamos embasamento nas teorias de Dolz e Schneuwly (2004) e apresentaremos resultados práticos dessa aplicação, a partir de cada módulo trabalhado com os alunos do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Liliosa Paiva Leite, na cidade de João Pessoa, Paraíba, como parte da atuação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid – Subprojeto Letras/Língua Portuguesa). Pensando nisso, a utilização da sequência didática é uma ótima ferramenta para desenvolver a construção da argumentação no gênero textual denominado artigo de opinião.In this work, we intend to analyze how the didactic sequence can be used to develop the student’s critical argument in the production of an opinion article. To do so, we sought grounding in the theories of Schneuwly and Dolz (2004) and present practical results of this application, derived from each module developed with students in the 2nd year of Liliosa Paiva Leite State High School, in João Pessoa (PB), as part of activities undertaking within the Institutional Scholarship Program for Teacher Initiation (PIBID – subproject Letters - Portuguese Language). The article reveals that using the teaching sequence is an excellent tool to develop the construction of argumentation in the textual genre known as the opinion articleRevista Brasileira de Pós-Graduaçãodos Santos, Maíra CordeiroMelo, Maria de Fátima2012-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/26310.21713/2358-2332.2012.v8.263RBPG; v. 8, n. 2 (2012): Suplemento 2 - Ensino de Ciências e Matemática e a Iniciação à DocênciaRevista Brasileira de Pós-Graduação; v. 8, n. 2 (2012): Suplemento 2 - Ensino de Ciências e Matemática e a Iniciação à Docência2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/263/252http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/downloadSuppFile/263/23##submission.copyrightStatement##info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:51:52Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização da sequência didática para a construção da argumentação no artigo de opinião The use of the didactic sequence for argument construction in an opinion article |
title |
A utilização da sequência didática para a construção da argumentação no artigo de opinião |
spellingShingle |
A utilização da sequência didática para a construção da argumentação no artigo de opinião dos Santos, Maíra Cordeiro Sequência Didática. Argumentação. Artigo de Opinião. Following Didactic. Argumentation. Opinion Article. |
title_short |
A utilização da sequência didática para a construção da argumentação no artigo de opinião |
title_full |
A utilização da sequência didática para a construção da argumentação no artigo de opinião |
title_fullStr |
A utilização da sequência didática para a construção da argumentação no artigo de opinião |
title_full_unstemmed |
A utilização da sequência didática para a construção da argumentação no artigo de opinião |
title_sort |
A utilização da sequência didática para a construção da argumentação no artigo de opinião |
author |
dos Santos, Maíra Cordeiro |
author_facet |
dos Santos, Maíra Cordeiro Melo, Maria de Fátima |
author_role |
author |
author2 |
Melo, Maria de Fátima |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos, Maíra Cordeiro Melo, Maria de Fátima |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sequência Didática. Argumentação. Artigo de Opinião. Following Didactic. Argumentation. Opinion Article. |
topic |
Sequência Didática. Argumentação. Artigo de Opinião. Following Didactic. Argumentation. Opinion Article. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Neste trabalho, pretendemos analisar como a sequência didática pode ser utilizada para desenvolver o argumento crítico do aluno na produção de um artigo de opinião. Para tanto, buscamos embasamento nas teorias de Dolz e Schneuwly (2004) e apresentaremos resultados práticos dessa aplicação, a partir de cada módulo trabalhado com os alunos do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Liliosa Paiva Leite, na cidade de João Pessoa, Paraíba, como parte da atuação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid – Subprojeto Letras/Língua Portuguesa). Pensando nisso, a utilização da sequência didática é uma ótima ferramenta para desenvolver a construção da argumentação no gênero textual denominado artigo de opinião. In this work, we intend to analyze how the didactic sequence can be used to develop the student’s critical argument in the production of an opinion article. To do so, we sought grounding in the theories of Schneuwly and Dolz (2004) and present practical results of this application, derived from each module developed with students in the 2nd year of Liliosa Paiva Leite State High School, in João Pessoa (PB), as part of activities undertaking within the Institutional Scholarship Program for Teacher Initiation (PIBID – subproject Letters - Portuguese Language). The article reveals that using the teaching sequence is an excellent tool to develop the construction of argumentation in the textual genre known as the opinion article |
description |
Neste trabalho, pretendemos analisar como a sequência didática pode ser utilizada para desenvolver o argumento crítico do aluno na produção de um artigo de opinião. Para tanto, buscamos embasamento nas teorias de Dolz e Schneuwly (2004) e apresentaremos resultados práticos dessa aplicação, a partir de cada módulo trabalhado com os alunos do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Liliosa Paiva Leite, na cidade de João Pessoa, Paraíba, como parte da atuação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid – Subprojeto Letras/Língua Portuguesa). Pensando nisso, a utilização da sequência didática é uma ótima ferramenta para desenvolver a construção da argumentação no gênero textual denominado artigo de opinião. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-03-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/263 10.21713/2358-2332.2012.v8.263 |
url |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/263 |
identifier_str_mv |
10.21713/2358-2332.2012.v8.263 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/263/252 http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/downloadSuppFile/263/23 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
##submission.copyrightStatement## info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
##submission.copyrightStatement## |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pós-Graduação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pós-Graduação |
dc.source.none.fl_str_mv |
RBPG; v. 8, n. 2 (2012): Suplemento 2 - Ensino de Ciências e Matemática e a Iniciação à Docência Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 8, n. 2 (2012): Suplemento 2 - Ensino de Ciências e Matemática e a Iniciação à Docência 2358-2332 1806-8405 reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduação instname:CAPES instacron:CAPES |
reponame_str |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
collection |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
instname_str |
CAPES |
instacron_str |
CAPES |
institution |
CAPES |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1639987075828678656 |