Leitura literária no 9º ano do Ensino Fundamental: caminhos para o letramento.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/193 |
Resumo: | O presente trabalho versa sobre as implicações teóricas e práticas da leitura literária no ensino fundamental, especificamente no 9º ano deste nível de ensino, leitura esta encarada como um caminho possível para o letramento. A análise teórica baseou-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) – documento norteador oficial das práticas pedagógicas da escola brasileira – e em outros autores, tais como Frantz (2011), Kleiman (1989, 1993, 2013), Lajolo (2009), Martins (1982), Oliveira (2013), Orlandi (2012), Soares (2006), Terra (2014), etc. A proposição prática desta dissertação buscou ofertar aos professores do 9º ano do ensino fundamental possíveis meios facilitadores para implementar a leitura literária em sala de aula. A proposição apresenta-se sob a forma de uma sequência didática para o gênero conto de mistério, suspense e terror, elaborada a partir das perspectivas adotadas por Oliveira (2013), Schneuwly & Dolz (2004) e, principalmente, Cosson (2012). Para desenvolver e ampliar o letramento literário junto aos alunos, foram escolhidos os textos “O gato preto”, barril de “O gato preto”, barril de “O gato preto”, barril de “O gato preto”, barril de “O gato preto”, barril de “O gato preto”, barril de “O gato preto”, barril de “O gato preto”, barril de “O gato preto”, barril de “O gato preto”, barril de “O gato preto”, barril de “O gato preto”, barril de “O gato preto”, barril de “O gato preto”, barril de “O gato preto”, " O barril de Amontillado" e "Berenice" de Edgar Allan Poe; "Venha ver o pôr do sol", de Lygia Fagundes Telles; "Dentes tão brancos" e "Crianças à venda. Tratar aqui", de Rosa Amanda Strauz. Através das leituras elencadas, foram propostas atividades concernentes aos campos da leitura e da produção escrita, perpassando por atividades metalinguísticas e intertextuais, visando o letramento literário dos alunos. |
id |
UFCG_74b2f2d4d0885a15b0683888916181fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/193 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Leitura literária no 9º ano do Ensino Fundamental: caminhos para o letramento.Literary reading in the 9th grade of elementary school: ways to literacy.LeituraEnsino fundamentalLetramentoLeitura literáriaLiteraturaContoReadingElementary schoolLiteracyReading literaryLiteratureTaleLetras.O presente trabalho versa sobre as implicações teóricas e práticas da leitura literária no ensino fundamental, especificamente no 9º ano deste nível de ensino, leitura esta encarada como um caminho possível para o letramento. A análise teórica baseou-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) – documento norteador oficial das práticas pedagógicas da escola brasileira – e em outros autores, tais como Frantz (2011), Kleiman (1989, 1993, 2013), Lajolo (2009), Martins (1982), Oliveira (2013), Orlandi (2012), Soares (2006), Terra (2014), etc. A proposição prática desta dissertação buscou ofertar aos professores do 9º ano do ensino fundamental possíveis meios facilitadores para implementar a leitura literária em sala de aula. A proposição apresenta-se sob a forma de uma sequência didática para o gênero conto de mistério, suspense e terror, elaborada a partir das perspectivas adotadas por Oliveira (2013), Schneuwly & Dolz (2004) e, principalmente, Cosson (2012). Para desenvolver e ampliar o letramento literário junto aos alunos, foram escolhidos os textos “O gato preto”, barril de “O gato preto”, barril de “O gato preto”, barril de “O gato preto”, barril de “O gato preto”, barril de “O gato preto”, barril de “O gato preto”, barril de “O gato preto”, barril de “O gato preto”, barril de “O gato preto”, barril de “O gato preto”, barril de “O gato preto”, barril de “O gato preto”, barril de “O gato preto”, barril de “O gato preto”, " O barril de Amontillado" e "Berenice" de Edgar Allan Poe; "Venha ver o pôr do sol", de Lygia Fagundes Telles; "Dentes tão brancos" e "Crianças à venda. Tratar aqui", de Rosa Amanda Strauz. Através das leituras elencadas, foram propostas atividades concernentes aos campos da leitura e da produção escrita, perpassando por atividades metalinguísticas e intertextuais, visando o letramento literário dos alunos.This research aims at discussing theoretical and practical aspects about practices of reading the literary text in Elementary School, most specifically those related to the 9th school year, since it is seen as a way to literacy. The theoretical support was taken from Parâmetros Curriculares Nacionais [National Syllabus Guidelines – our translation], a set of documents which rule over the pedagogical practices in the Brazilian schools. It is also based on the works of Frantz (2011), Kleiman (1989, 1993, 2013), Lajolo (2009), Martins (1982), Oliveira (2013), Orlandi (2012), Soares (2006), Terra (2014), among others. The practical proposition of this dissertation has a one of its objectives to offer teachers of the 9th school year ways to facilitate better literary reading practices in classes. It was designed in the form of a didactic sequence for the genre mystery, suspense and terror short story, designed from the perspectives of Oliveira (2013), Schneuwly & Dolz (2004), but specially Cosson (2012). In order to develop and enrich students literary literacy, it was chosen a set of texts, such as “The black cat”, “The cask of Amontillado” and “Bernice” by Edgar Allan Poe; “Venha ver o pôr “Venha ver o pôr “Venha ver o pôr “Venha ver o pôr “Venha ver o pôr “Venha ver o pôr “Venha ver o pôr “Venha ver o pôr “Venha ver o pôr do sol" [Come and see the sunset - our translation], by Lygia Fagundes Telles; "Dentes tão brancos" [Teeth so white - our translation" and "Crianças à venda. Tratar aqui" [Kaids for sale. Information here - our translation], by Strauz. Through these readings, activities were proposed related to reading and writing, as well as metalinguistic and intertextual ones, aiming studentents literay literacy.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)UFCGDIAS, Dais Lilian Fonseca.DIAS, D. L. F.http://lattes.cnpq.br/4229082666899564MOURA, Alessandro Alencar de.20152017-12-28T13:01:07Z2017-12-282017-12-28T13:01:07Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/193MOURA, Alessandro Alencar de. Leitura literária no 9º ano do ensino fundamental: caminhos para o letramento. 2015. 123f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-07-12T18:07:23Zoai:localhost:riufcg/193Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-12T18:07:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leitura literária no 9º ano do Ensino Fundamental: caminhos para o letramento. Literary reading in the 9th grade of elementary school: ways to literacy. |
title |
Leitura literária no 9º ano do Ensino Fundamental: caminhos para o letramento. |
spellingShingle |
Leitura literária no 9º ano do Ensino Fundamental: caminhos para o letramento. MOURA, Alessandro Alencar de. Leitura Ensino fundamental Letramento Leitura literária Literatura Conto Reading Elementary school Literacy Reading literary Literature Tale Letras. |
title_short |
Leitura literária no 9º ano do Ensino Fundamental: caminhos para o letramento. |
title_full |
Leitura literária no 9º ano do Ensino Fundamental: caminhos para o letramento. |
title_fullStr |
Leitura literária no 9º ano do Ensino Fundamental: caminhos para o letramento. |
title_full_unstemmed |
Leitura literária no 9º ano do Ensino Fundamental: caminhos para o letramento. |
title_sort |
Leitura literária no 9º ano do Ensino Fundamental: caminhos para o letramento. |
author |
MOURA, Alessandro Alencar de. |
author_facet |
MOURA, Alessandro Alencar de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
DIAS, Dais Lilian Fonseca. DIAS, D. L. F. http://lattes.cnpq.br/4229082666899564 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MOURA, Alessandro Alencar de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Ensino fundamental Letramento Leitura literária Literatura Conto Reading Elementary school Literacy Reading literary Literature Tale Letras. |
topic |
Leitura Ensino fundamental Letramento Leitura literária Literatura Conto Reading Elementary school Literacy Reading literary Literature Tale Letras. |
description |
O presente trabalho versa sobre as implicações teóricas e práticas da leitura literária no ensino fundamental, especificamente no 9º ano deste nível de ensino, leitura esta encarada como um caminho possível para o letramento. A análise teórica baseou-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) – documento norteador oficial das práticas pedagógicas da escola brasileira – e em outros autores, tais como Frantz (2011), Kleiman (1989, 1993, 2013), Lajolo (2009), Martins (1982), Oliveira (2013), Orlandi (2012), Soares (2006), Terra (2014), etc. A proposição prática desta dissertação buscou ofertar aos professores do 9º ano do ensino fundamental possíveis meios facilitadores para implementar a leitura literária em sala de aula. A proposição apresenta-se sob a forma de uma sequência didática para o gênero conto de mistério, suspense e terror, elaborada a partir das perspectivas adotadas por Oliveira (2013), Schneuwly & Dolz (2004) e, principalmente, Cosson (2012). Para desenvolver e ampliar o letramento literário junto aos alunos, foram escolhidos os textos “O gato preto”, barril de “O gato preto”, barril de “O gato preto”, barril de “O gato preto”, barril de “O gato preto”, barril de “O gato preto”, barril de “O gato preto”, barril de “O gato preto”, barril de “O gato preto”, barril de “O gato preto”, barril de “O gato preto”, barril de “O gato preto”, barril de “O gato preto”, barril de “O gato preto”, barril de “O gato preto”, " O barril de Amontillado" e "Berenice" de Edgar Allan Poe; "Venha ver o pôr do sol", de Lygia Fagundes Telles; "Dentes tão brancos" e "Crianças à venda. Tratar aqui", de Rosa Amanda Strauz. Através das leituras elencadas, foram propostas atividades concernentes aos campos da leitura e da produção escrita, perpassando por atividades metalinguísticas e intertextuais, visando o letramento literário dos alunos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2017-12-28T13:01:07Z 2017-12-28 2017-12-28T13:01:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/193 MOURA, Alessandro Alencar de. Leitura literária no 9º ano do ensino fundamental: caminhos para o letramento. 2015. 123f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/193 |
identifier_str_mv |
MOURA, Alessandro Alencar de. Leitura literária no 9º ano do ensino fundamental: caminhos para o letramento. 2015. 123f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744347885731840 |