O novo ENEM: análise de questões com ênfase na microbiologia e revisão sobre a importância na reformulação do currículo escolar.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25895 |
Resumo: | O ENEM (exame nacional do ensino médio) é uma avaliação nacional criada em 1998 com a finalidade de avaliar o aluno no fim da educação básica, para possíveis melhorias e ajustes no âmbito educacional. Em 2009 o exame passou por uma reformulação, servindo como forma de ingresso ao ensino superior. Desde então, o ENEM veio ao longo dos anos substituindo os antigos vestibulares, por apresentar princípios norteados com questões interdisciplinares e contextualizadas, estimulando o desenvolvimento das práticas de ensino-aprendizagem voltadas para a resolução de situações-problema. Nesta perspectiva, este trabalho objetivou fazer uma revisão da literatura, a fim de verificar o possível efeito indutor do exame na reformulação do ensino-aprendizagem de microbiologia, bem como analisar as questões que se referem à microbiologia nas provas do ENEM entre 2009 e 2015, com o intuito de saber se a interdisciplinaridade e contextualização dos conteúdos estão de fato presentes no exame. Para a realização deste trabalho foram utilizados artigos pesquisados em periódicos de circulação nacional e internacional destacados no Qualis da Capes 2015, além dos documentos oficiais educacionais brasileiros para a discussão sobre a interferência do ENEM no processo de ensino-aprendizagem. As questões de microbiologia, presentes na área de Ciências da Natureza e suas tecnologias, foram lidas e analisadas a partir de um quadro que identificava aspectos de: linguagem; contextualização; conhecimentos abordados e exigidos para resolução da questão. A partir dos resultados observou-se que os princípios aplicados no exame estão aos poucos interferindo significativamente na prática do professor em sala de aula e consequentemente na aprendizagem dos estudantes. Apesar do tradicionalismo presente no ensino de microbiologia, muitas são as metodologias que podem aproximar o aluno de seu cotidiano e promover a aprendizagem dos mesmos. Nas questões analisadas, a contextualização e a interdisciplinaridade estiveram presentes na maior parte das mesmas e a microbiologia se apresentou articulada com muitas subáreas da biologia como: Fisiologia humana, botânica, biotecnologia, saúde humana, entre outras. Sugere-se, portanto que o ENEM está cumprindo com seus objetivos possibilitando uma maior chance de modificações no processo de ensino-aprendizagem de microbiologia. |
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O novo ENEM: análise de questões com ênfase na microbiologia e revisão sobre a importância na reformulação do currículo escolar.The new ENEM: analysis of issues with emphasis on microbiology and review on the importance of reformulating of the school curriculum.El nuevo ENEM: análisis de temas con énfasis en microbiología y revisión sobre la importancia de reformular del currículo escolar. 2017. 57 fl.ENEMContextualizaçãoInterdisciplinaridadeAND EITHERContextualizaciónInterdisciplinariedadEnseñanza-aprendizajeInterdisciplinarityTeaching-learningEnsino-aprendizagemO ENEM (exame nacional do ensino médio) é uma avaliação nacional criada em 1998 com a finalidade de avaliar o aluno no fim da educação básica, para possíveis melhorias e ajustes no âmbito educacional. Em 2009 o exame passou por uma reformulação, servindo como forma de ingresso ao ensino superior. Desde então, o ENEM veio ao longo dos anos substituindo os antigos vestibulares, por apresentar princípios norteados com questões interdisciplinares e contextualizadas, estimulando o desenvolvimento das práticas de ensino-aprendizagem voltadas para a resolução de situações-problema. Nesta perspectiva, este trabalho objetivou fazer uma revisão da literatura, a fim de verificar o possível efeito indutor do exame na reformulação do ensino-aprendizagem de microbiologia, bem como analisar as questões que se referem à microbiologia nas provas do ENEM entre 2009 e 2015, com o intuito de saber se a interdisciplinaridade e contextualização dos conteúdos estão de fato presentes no exame. Para a realização deste trabalho foram utilizados artigos pesquisados em periódicos de circulação nacional e internacional destacados no Qualis da Capes 2015, além dos documentos oficiais educacionais brasileiros para a discussão sobre a interferência do ENEM no processo de ensino-aprendizagem. As questões de microbiologia, presentes na área de Ciências da Natureza e suas tecnologias, foram lidas e analisadas a partir de um quadro que identificava aspectos de: linguagem; contextualização; conhecimentos abordados e exigidos para resolução da questão. A partir dos resultados observou-se que os princípios aplicados no exame estão aos poucos interferindo significativamente na prática do professor em sala de aula e consequentemente na aprendizagem dos estudantes. Apesar do tradicionalismo presente no ensino de microbiologia, muitas são as metodologias que podem aproximar o aluno de seu cotidiano e promover a aprendizagem dos mesmos. Nas questões analisadas, a contextualização e a interdisciplinaridade estiveram presentes na maior parte das mesmas e a microbiologia se apresentou articulada com muitas subáreas da biologia como: Fisiologia humana, botânica, biotecnologia, saúde humana, entre outras. Sugere-se, portanto que o ENEM está cumprindo com seus objetivos possibilitando uma maior chance de modificações no processo de ensino-aprendizagem de microbiologia.The ENEM (National High School Exam) is a national assessment created in 1998 with the purpose of evaluating the student at the end of basic education, for possible improvements and adjustments in the educational scope. In 2009, the exam underwent a reformulation, serving as a admission to higher education. Since then, the ENEM came over the years replacing the old college entrance exams, for presenting principles guided by interdisciplinary questions and contextualized, stimulating the development of teaching-learning practices aimed at solving problem situations. In this perspective, this work aimed to review the literature in order to verify the possible inducing effect of the test on the reformulation of microbiology teaching and learning, as well as analyzing the issues that refer to microbiology in ENEM tests between 2009 and 2015, in order to know if the interdisciplinarity and contextualization of the contents are in fact present in the exam. For the accomplishment of this work, articles researched in journals of national and international circulation highlighted in Qualis da Capes 2015, in addition to the official Brazilian educational documents for the discussion about the interference of ENEM in the teaching-learning process. The microbiology issues, present in the area of Natural Sciences and its technologies, were read and analyzed from a framework that identified aspects of: language; contextualization; knowledge covered and required to resolve the issue. From the results it was observed that the principles applied in the exam are gradually interfering significantly in the teacher's practice in the classroom. class and consequently in student learning. Despite the present traditionalism In the teaching of microbiology, there are many methodologies that can bring the student closer to his everyday life and promote their learning. In the analyzed questions, the contextualization and interdisciplinarity were present in most of them and the microbiology was articulated with many subareas of biology such as: Physiology human health, botany, biotechnology, human health, among others. It is therefore suggested that the ENEM is fulfilling its objectives, allowing a greater chance of changes in the microbiology teaching-learning process.El ENEM (Examen Nacional de Bachillerato) es una evaluación nacional creada en 1998 con el propósito de evaluar al estudiante al término de la educación básica, para posibles mejoras y ajustes en la ámbito educativo. En 2009, el examen sufrió una reformulación, sirviendo como admisión a la educación superior. Desde entonces, el ENEM vino reemplazando a lo largo de los años al antiguos exámenes de ingreso, para presentar principios guiados por preguntas interdisciplinarias y contextualizados, estimulando el desarrollo de prácticas de enseñanza-aprendizaje orientado a la solución de situaciones problema. En esta perspectiva, este trabajo tuvo como objetivo revisar la literatura con el fin de verificar el posible efecto inductor de la prueba sobre la reformulación de la enseñanza y el aprendizaje de la microbiología, así como el análisis de las cuestiones que referirse a la microbiología en las pruebas ENEM entre 2009 y 2015, con el fin de saber si la interdisciplinariedad y la contextualización de los contenidos están de hecho presentes en el examen. Para la realización de este trabajo, se investigaron artículos en revistas de circulación nacional e internacional destacada en Qualis da Capes 2015, además de la documentos educativos oficiales brasileños para la discusión sobre la injerencia del ENEM en el proceso de enseanza-aprendizaje. Las cuestiones de microbiología, presentes en el área de Ciencias Naturales y sus tecnologías, fueron leídos y analizados desde un marco que aspectos identificados de: lenguaje; contextualización; conocimiento cubierto y requerido para resolver el problema. De los resultados se observó que los principios aplicados en el paulatinamente están interfiriendo significativamente en la práctica del docente en el aula. clase y consecuentemente en el aprendizaje de los estudiantes. A pesar del tradicionalismo actual En la enseñanza de la microbiología existen muchas metodologías que pueden acercar al alumno a su vida cotidiana y promover su aprendizaje. En las preguntas analizadas, el la contextualización y la interdisciplinariedad estuvieron presentes en la mayoría de ellos y la la microbiología se articuló con muchas subáreas de la biología tales como: Fisiología salud humana, botánica, biotecnología, salud humana, entre otros. Por lo tanto, se sugiere que el ENEM está cumpliendo sus objetivos, permitiendo una mayor posibilidad de cambios en el proceso de enseñanza-aprendizaje de la microbiología.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGSODRÉ NETO, Luiz.SODRÉ NETO, L.http://lattes.cnpq.br/8809866931227584ATAÍDE, Jair Stefanini Pereira de.ATAÍDE, J. S. 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