Relacionamentos interorganizacionais: analise do setor calçadista de Campina Grande - PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CUNHA, Alisson Souza de.
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5903
Resumo: O mundo corporativo ao longo dos anos vem adotando estratégias em busca de garantir relacionamentos interorganizacionais de longo prazo e capacidade de agregação de valor. O presente estudo consiste em uma pesquisa realizada no FABRICÃO – Cooperativa calçadista da cidade de Campina Grande-PB e no POLO CALÇADISTA também localizada na cidade de Campina Grande que são estruturas organizacionais que matem relações entre os membros participantes. O objetivo principal desse estudo foi analisar a percepção dos empresários quanto as relações interorganizacionais. Em relação à metodologia utilizada, realizou-se uma pesquisa descritiva. Como referencial teórico foi utilizado o modelo teórico de Balestrin, Verchoore (2008) que serviu como base analítica para o tratamento quantitativo dos dados obtidos. Os resultados alcançados mostraram as características das redes, motivação dos empresários para participação nas mesmas, além de observação a percepção dos empresários sobre a geração de valor e alcance de objetivos competitivos por parte das suas empresas pela participação no FABRICÃO e POLO CALÇADISTA e por fim a percepção dos desafios a serem enfrentados por esse grupo de empresas, confirmando pressupostos teóricos relativo à geração de vantagem competitiva através dos relacionamentos interorganizacionais.
id UFCG_055975700524657d40734165003efd85
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/5903
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Relacionamentos interorganizacionais: analise do setor calçadista de Campina Grande - PB.Interorganizational relationships as a strategy for achieving competitive advantage: the footwear sector analysis of Campina Grande- PB.Relacionamento interorganizacionaisVantagem competitivaEstratégiaRelationship inter-organizationalCompetitive advantageStrategyO mundo corporativo ao longo dos anos vem adotando estratégias em busca de garantir relacionamentos interorganizacionais de longo prazo e capacidade de agregação de valor. O presente estudo consiste em uma pesquisa realizada no FABRICÃO – Cooperativa calçadista da cidade de Campina Grande-PB e no POLO CALÇADISTA também localizada na cidade de Campina Grande que são estruturas organizacionais que matem relações entre os membros participantes. O objetivo principal desse estudo foi analisar a percepção dos empresários quanto as relações interorganizacionais. Em relação à metodologia utilizada, realizou-se uma pesquisa descritiva. Como referencial teórico foi utilizado o modelo teórico de Balestrin, Verchoore (2008) que serviu como base analítica para o tratamento quantitativo dos dados obtidos. Os resultados alcançados mostraram as características das redes, motivação dos empresários para participação nas mesmas, além de observação a percepção dos empresários sobre a geração de valor e alcance de objetivos competitivos por parte das suas empresas pela participação no FABRICÃO e POLO CALÇADISTA e por fim a percepção dos desafios a serem enfrentados por esse grupo de empresas, confirmando pressupostos teóricos relativo à geração de vantagem competitiva através dos relacionamentos interorganizacionais.The corporate world over the years has been adopting strategies seeking to ensure long-term interorganizational relationships and ability to add value. The present study consists of a survey conducted in manufacture - footwear Cooperative of Campina Grande-PB and POLO FOOTWEAR also located in the city of Campina Grande that are organizational structures that kill relationships among participating members. The main objective of this study was to analyze the perception of entrepreneurs as interorganizational relations. Regarding methodology, we carried out a descriptive study. As a theoretical model was used theoretical Balestrin, Verchoore (2008) which served as the basis for analytical treatment of quantitative data. The results showed the characteristics of networks, motivating entrepreneurs to participate in them, and observing the perception of entrepreneurs on creating value and achieving competitive goals for their companies for participation in the manufacture and POLO FOOTWEAR and finally view challenges faced by these group of companies, confirming theoretical assumptions concerning the generation of competitive advantage through interorganizational relationships. Keywords: relationship inter-organizational, competitive advantage, strategy.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGBANDEIRA, Lucilene Klênia Rodrigues.BANDEIRA, L.K.R.http://lattes.cnpq.br/0287372115692478CÂNDIDO, Gesinaldo Ataíde.CÂNDIDO, G.A.http://lattes.cnpq.br/2771934125977891LEAL, Francisco Nery.LEAL, F.N.http://lattes.cnpq.br/9480406503625125CUNHA, Alisson Souza de.20122019-08-17T23:06:31Z2019-08-172019-08-17T23:06:31Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5903SOUZA, Alisson Cunha de. Relacionamentos interorganizacionais como estratégia para alcance de vantagem competitiva: analise do setor calçadista de Campina Grande-PB. 2012. 81f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5903porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-01-24T13:21:13Zoai:localhost:riufcg/5903Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-01-24T13:21:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Relacionamentos interorganizacionais: analise do setor calçadista de Campina Grande - PB.
Interorganizational relationships as a strategy for achieving competitive advantage: the footwear sector analysis of Campina Grande- PB.
title Relacionamentos interorganizacionais: analise do setor calçadista de Campina Grande - PB.
spellingShingle Relacionamentos interorganizacionais: analise do setor calçadista de Campina Grande - PB.
CUNHA, Alisson Souza de.
Relacionamento interorganizacionais
Vantagem competitiva
Estratégia
Relationship inter-organizational
Competitive advantage
Strategy
title_short Relacionamentos interorganizacionais: analise do setor calçadista de Campina Grande - PB.
title_full Relacionamentos interorganizacionais: analise do setor calçadista de Campina Grande - PB.
title_fullStr Relacionamentos interorganizacionais: analise do setor calçadista de Campina Grande - PB.
title_full_unstemmed Relacionamentos interorganizacionais: analise do setor calçadista de Campina Grande - PB.
title_sort Relacionamentos interorganizacionais: analise do setor calçadista de Campina Grande - PB.
author CUNHA, Alisson Souza de.
author_facet CUNHA, Alisson Souza de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv BANDEIRA, Lucilene Klênia Rodrigues.
BANDEIRA, L.K.R.
http://lattes.cnpq.br/0287372115692478
CÂNDIDO, Gesinaldo Ataíde.
CÂNDIDO, G.A.
http://lattes.cnpq.br/2771934125977891
LEAL, Francisco Nery.
LEAL, F.N.
http://lattes.cnpq.br/9480406503625125
dc.contributor.author.fl_str_mv CUNHA, Alisson Souza de.
dc.subject.por.fl_str_mv Relacionamento interorganizacionais
Vantagem competitiva
Estratégia
Relationship inter-organizational
Competitive advantage
Strategy
topic Relacionamento interorganizacionais
Vantagem competitiva
Estratégia
Relationship inter-organizational
Competitive advantage
Strategy
description O mundo corporativo ao longo dos anos vem adotando estratégias em busca de garantir relacionamentos interorganizacionais de longo prazo e capacidade de agregação de valor. O presente estudo consiste em uma pesquisa realizada no FABRICÃO – Cooperativa calçadista da cidade de Campina Grande-PB e no POLO CALÇADISTA também localizada na cidade de Campina Grande que são estruturas organizacionais que matem relações entre os membros participantes. O objetivo principal desse estudo foi analisar a percepção dos empresários quanto as relações interorganizacionais. Em relação à metodologia utilizada, realizou-se uma pesquisa descritiva. Como referencial teórico foi utilizado o modelo teórico de Balestrin, Verchoore (2008) que serviu como base analítica para o tratamento quantitativo dos dados obtidos. Os resultados alcançados mostraram as características das redes, motivação dos empresários para participação nas mesmas, além de observação a percepção dos empresários sobre a geração de valor e alcance de objetivos competitivos por parte das suas empresas pela participação no FABRICÃO e POLO CALÇADISTA e por fim a percepção dos desafios a serem enfrentados por esse grupo de empresas, confirmando pressupostos teóricos relativo à geração de vantagem competitiva através dos relacionamentos interorganizacionais.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2019-08-17T23:06:31Z
2019-08-17
2019-08-17T23:06:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5903
SOUZA, Alisson Cunha de. Relacionamentos interorganizacionais como estratégia para alcance de vantagem competitiva: analise do setor calçadista de Campina Grande-PB. 2012. 81f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5903
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5903
identifier_str_mv SOUZA, Alisson Cunha de. Relacionamentos interorganizacionais como estratégia para alcance de vantagem competitiva: analise do setor calçadista de Campina Grande-PB. 2012. 81f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5903
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744387006005248