Relacionamentos interorganizacionais: analise do setor calçadista de Campina Grande - PB.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5903 |
Resumo: | O mundo corporativo ao longo dos anos vem adotando estratégias em busca de garantir relacionamentos interorganizacionais de longo prazo e capacidade de agregação de valor. O presente estudo consiste em uma pesquisa realizada no FABRICÃO – Cooperativa calçadista da cidade de Campina Grande-PB e no POLO CALÇADISTA também localizada na cidade de Campina Grande que são estruturas organizacionais que matem relações entre os membros participantes. O objetivo principal desse estudo foi analisar a percepção dos empresários quanto as relações interorganizacionais. Em relação à metodologia utilizada, realizou-se uma pesquisa descritiva. Como referencial teórico foi utilizado o modelo teórico de Balestrin, Verchoore (2008) que serviu como base analítica para o tratamento quantitativo dos dados obtidos. Os resultados alcançados mostraram as características das redes, motivação dos empresários para participação nas mesmas, além de observação a percepção dos empresários sobre a geração de valor e alcance de objetivos competitivos por parte das suas empresas pela participação no FABRICÃO e POLO CALÇADISTA e por fim a percepção dos desafios a serem enfrentados por esse grupo de empresas, confirmando pressupostos teóricos relativo à geração de vantagem competitiva através dos relacionamentos interorganizacionais. |
id |
UFCG_055975700524657d40734165003efd85 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/5903 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Relacionamentos interorganizacionais: analise do setor calçadista de Campina Grande - PB.Interorganizational relationships as a strategy for achieving competitive advantage: the footwear sector analysis of Campina Grande- PB.Relacionamento interorganizacionaisVantagem competitivaEstratégiaRelationship inter-organizationalCompetitive advantageStrategyO mundo corporativo ao longo dos anos vem adotando estratégias em busca de garantir relacionamentos interorganizacionais de longo prazo e capacidade de agregação de valor. O presente estudo consiste em uma pesquisa realizada no FABRICÃO – Cooperativa calçadista da cidade de Campina Grande-PB e no POLO CALÇADISTA também localizada na cidade de Campina Grande que são estruturas organizacionais que matem relações entre os membros participantes. O objetivo principal desse estudo foi analisar a percepção dos empresários quanto as relações interorganizacionais. Em relação à metodologia utilizada, realizou-se uma pesquisa descritiva. Como referencial teórico foi utilizado o modelo teórico de Balestrin, Verchoore (2008) que serviu como base analítica para o tratamento quantitativo dos dados obtidos. Os resultados alcançados mostraram as características das redes, motivação dos empresários para participação nas mesmas, além de observação a percepção dos empresários sobre a geração de valor e alcance de objetivos competitivos por parte das suas empresas pela participação no FABRICÃO e POLO CALÇADISTA e por fim a percepção dos desafios a serem enfrentados por esse grupo de empresas, confirmando pressupostos teóricos relativo à geração de vantagem competitiva através dos relacionamentos interorganizacionais.The corporate world over the years has been adopting strategies seeking to ensure long-term interorganizational relationships and ability to add value. The present study consists of a survey conducted in manufacture - footwear Cooperative of Campina Grande-PB and POLO FOOTWEAR also located in the city of Campina Grande that are organizational structures that kill relationships among participating members. The main objective of this study was to analyze the perception of entrepreneurs as interorganizational relations. Regarding methodology, we carried out a descriptive study. As a theoretical model was used theoretical Balestrin, Verchoore (2008) which served as the basis for analytical treatment of quantitative data. The results showed the characteristics of networks, motivating entrepreneurs to participate in them, and observing the perception of entrepreneurs on creating value and achieving competitive goals for their companies for participation in the manufacture and POLO FOOTWEAR and finally view challenges faced by these group of companies, confirming theoretical assumptions concerning the generation of competitive advantage through interorganizational relationships. Keywords: relationship inter-organizational, competitive advantage, strategy.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGBANDEIRA, Lucilene Klênia Rodrigues.BANDEIRA, L.K.R.http://lattes.cnpq.br/0287372115692478CÂNDIDO, Gesinaldo Ataíde.CÂNDIDO, G.A.http://lattes.cnpq.br/2771934125977891LEAL, Francisco Nery.LEAL, F.N.http://lattes.cnpq.br/9480406503625125CUNHA, Alisson Souza de.20122019-08-17T23:06:31Z2019-08-172019-08-17T23:06:31Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5903SOUZA, Alisson Cunha de. Relacionamentos interorganizacionais como estratégia para alcance de vantagem competitiva: analise do setor calçadista de Campina Grande-PB. 2012. 81f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5903porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-01-24T13:21:13Zoai:localhost:riufcg/5903Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-01-24T13:21:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relacionamentos interorganizacionais: analise do setor calçadista de Campina Grande - PB. Interorganizational relationships as a strategy for achieving competitive advantage: the footwear sector analysis of Campina Grande- PB. |
title |
Relacionamentos interorganizacionais: analise do setor calçadista de Campina Grande - PB. |
spellingShingle |
Relacionamentos interorganizacionais: analise do setor calçadista de Campina Grande - PB. CUNHA, Alisson Souza de. Relacionamento interorganizacionais Vantagem competitiva Estratégia Relationship inter-organizational Competitive advantage Strategy |
title_short |
Relacionamentos interorganizacionais: analise do setor calçadista de Campina Grande - PB. |
title_full |
Relacionamentos interorganizacionais: analise do setor calçadista de Campina Grande - PB. |
title_fullStr |
Relacionamentos interorganizacionais: analise do setor calçadista de Campina Grande - PB. |
title_full_unstemmed |
Relacionamentos interorganizacionais: analise do setor calçadista de Campina Grande - PB. |
title_sort |
Relacionamentos interorganizacionais: analise do setor calçadista de Campina Grande - PB. |
author |
CUNHA, Alisson Souza de. |
author_facet |
CUNHA, Alisson Souza de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
BANDEIRA, Lucilene Klênia Rodrigues. BANDEIRA, L.K.R. http://lattes.cnpq.br/0287372115692478 CÂNDIDO, Gesinaldo Ataíde. CÂNDIDO, G.A. http://lattes.cnpq.br/2771934125977891 LEAL, Francisco Nery. LEAL, F.N. http://lattes.cnpq.br/9480406503625125 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CUNHA, Alisson Souza de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relacionamento interorganizacionais Vantagem competitiva Estratégia Relationship inter-organizational Competitive advantage Strategy |
topic |
Relacionamento interorganizacionais Vantagem competitiva Estratégia Relationship inter-organizational Competitive advantage Strategy |
description |
O mundo corporativo ao longo dos anos vem adotando estratégias em busca de garantir relacionamentos interorganizacionais de longo prazo e capacidade de agregação de valor. O presente estudo consiste em uma pesquisa realizada no FABRICÃO – Cooperativa calçadista da cidade de Campina Grande-PB e no POLO CALÇADISTA também localizada na cidade de Campina Grande que são estruturas organizacionais que matem relações entre os membros participantes. O objetivo principal desse estudo foi analisar a percepção dos empresários quanto as relações interorganizacionais. Em relação à metodologia utilizada, realizou-se uma pesquisa descritiva. Como referencial teórico foi utilizado o modelo teórico de Balestrin, Verchoore (2008) que serviu como base analítica para o tratamento quantitativo dos dados obtidos. Os resultados alcançados mostraram as características das redes, motivação dos empresários para participação nas mesmas, além de observação a percepção dos empresários sobre a geração de valor e alcance de objetivos competitivos por parte das suas empresas pela participação no FABRICÃO e POLO CALÇADISTA e por fim a percepção dos desafios a serem enfrentados por esse grupo de empresas, confirmando pressupostos teóricos relativo à geração de vantagem competitiva através dos relacionamentos interorganizacionais. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2019-08-17T23:06:31Z 2019-08-17 2019-08-17T23:06:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5903 SOUZA, Alisson Cunha de. Relacionamentos interorganizacionais como estratégia para alcance de vantagem competitiva: analise do setor calçadista de Campina Grande-PB. 2012. 81f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5903 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5903 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Alisson Cunha de. Relacionamentos interorganizacionais como estratégia para alcance de vantagem competitiva: analise do setor calçadista de Campina Grande-PB. 2012. 81f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5903 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744387006005248 |