Ensino da sociologia e a arte do diálogo como método.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALMEIDA, Ana Paula de Souza.
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23565
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo dialogar sobre o porquê estudar a Sociologia no Ensino Médio Integrado (EMI) em meio a um cenário de intensas mudanças de uma sociedade líquida que tem reflexos diretos na educação. E ainda contribuir na análise do debate sobre a finalidade e o sentido da disciplina de Sociologia no IFPB, Campus de Campina Grande. O aporte teórico que fundamenta esta pesquisa está alicerçado em conceitos que estão relacionados a determinados autores, como Mills (1965), Bauman (2015), Freire (2019), Leite (2014), Oliveira (2015), Pellizzer (2016) Gomes (2017), que oferecem uma importante linha de raciocínio para compreender a educação, a Sociologia e o currículo num contexto ampliado, oferecendo pistas conceituais significativas para responder as hipóteses dessa investigação. Trata-se de uma pesquisa do tipo participante, dialógica e colaborativa, no sentido da construção de conhecimento através de um processo em que professora e educando/as se debruçaram para refletir sobre as experiências que ambos vivenciaram durante três anos na sala de aula de Sociologia do IFPB – Campus de Campina Grande. A pesquisa foi planejada num contexto de normalidade, a investigação todavia efetivou-se de forma remota em virtude do período de pandemia do COVID-19 de forma alternativa através de Rodas de Diálogo, Cartas e Questionário do Google Forms. Essas ferramentas de aprendizagens foram adaptadas no sentido de garantir espaços colaborativos de construção de conhecimento, produzindo reflexões e sistematizações das experiências de ensinar e aprender Sociologia no “chão da sala de aula”. Os alunos envolveram-se no debate coletivo, construindo reflexões entre suas vidas e as aprendizagens sociológicas. Os espaços de trocas possibilitaram elevação da compreensão e explicação de fatos para além das relações cotidianas. Os espaços de debates e trocas possibilitaram elevação da compreensão e explicação de fatos para além das relações cotidianas, Dessa forma, as ferramentas de diálogo estimularam a busca de novo embasamento através de atividades de leitura e debates e, portanto, aguçaram os jovens a saber mais e a conhecer mais. Os diálogos em torno da finalidade e sentido da Sociologia foram importantes para registrar e sistematizar a experiência bem sucedida do diálogo como método de ensino e consequente aprofundamento das vivências que eram reconstituídas e complementadas por questões consensuais e destaques que eram geradores de outras perguntas e adendos que iam sendo elaborados de forma distintiva e interessada. A realização das rodas de diálogo e a produção de cartas indicou que os jovens têm muito a dizer sobre a Sociologia e sobre o Ensino Médio, suas relações e percepções a partir das experiências vividas no chão da sala de aula e construídas a partir de relações horizontalizadas, não hierárquicas do ato de ensinar e aprender entre os partícipes do processo. A pesquisa confirmou plenamente a sua hipótese de trabalho: que sentido tem a Sociologia para os estudantes do IFPB? Essa hipótese de trabalho implica em dizer que a produção de sentido não se realiza fora da escola, ela deve ser buscada no dia a dia da sala de aula. Quem produz sentido são os alunos e a professora que vive a experiência de ensinar e aprender e, portanto, de troca de experiências e saberes.
id UFCG_0572453a204556aa17ab320835372883
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/23565
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Ensino da sociologia e a arte do diálogo como método.SociologiaDiálogoSentidoEnsino Médio IntegradoSociologyDialogueMeaningIntegrated High SchoolSociologiaA presente dissertação tem como objetivo dialogar sobre o porquê estudar a Sociologia no Ensino Médio Integrado (EMI) em meio a um cenário de intensas mudanças de uma sociedade líquida que tem reflexos diretos na educação. E ainda contribuir na análise do debate sobre a finalidade e o sentido da disciplina de Sociologia no IFPB, Campus de Campina Grande. O aporte teórico que fundamenta esta pesquisa está alicerçado em conceitos que estão relacionados a determinados autores, como Mills (1965), Bauman (2015), Freire (2019), Leite (2014), Oliveira (2015), Pellizzer (2016) Gomes (2017), que oferecem uma importante linha de raciocínio para compreender a educação, a Sociologia e o currículo num contexto ampliado, oferecendo pistas conceituais significativas para responder as hipóteses dessa investigação. Trata-se de uma pesquisa do tipo participante, dialógica e colaborativa, no sentido da construção de conhecimento através de um processo em que professora e educando/as se debruçaram para refletir sobre as experiências que ambos vivenciaram durante três anos na sala de aula de Sociologia do IFPB – Campus de Campina Grande. A pesquisa foi planejada num contexto de normalidade, a investigação todavia efetivou-se de forma remota em virtude do período de pandemia do COVID-19 de forma alternativa através de Rodas de Diálogo, Cartas e Questionário do Google Forms. Essas ferramentas de aprendizagens foram adaptadas no sentido de garantir espaços colaborativos de construção de conhecimento, produzindo reflexões e sistematizações das experiências de ensinar e aprender Sociologia no “chão da sala de aula”. Os alunos envolveram-se no debate coletivo, construindo reflexões entre suas vidas e as aprendizagens sociológicas. Os espaços de trocas possibilitaram elevação da compreensão e explicação de fatos para além das relações cotidianas. Os espaços de debates e trocas possibilitaram elevação da compreensão e explicação de fatos para além das relações cotidianas, Dessa forma, as ferramentas de diálogo estimularam a busca de novo embasamento através de atividades de leitura e debates e, portanto, aguçaram os jovens a saber mais e a conhecer mais. Os diálogos em torno da finalidade e sentido da Sociologia foram importantes para registrar e sistematizar a experiência bem sucedida do diálogo como método de ensino e consequente aprofundamento das vivências que eram reconstituídas e complementadas por questões consensuais e destaques que eram geradores de outras perguntas e adendos que iam sendo elaborados de forma distintiva e interessada. A realização das rodas de diálogo e a produção de cartas indicou que os jovens têm muito a dizer sobre a Sociologia e sobre o Ensino Médio, suas relações e percepções a partir das experiências vividas no chão da sala de aula e construídas a partir de relações horizontalizadas, não hierárquicas do ato de ensinar e aprender entre os partícipes do processo. A pesquisa confirmou plenamente a sua hipótese de trabalho: que sentido tem a Sociologia para os estudantes do IFPB? Essa hipótese de trabalho implica em dizer que a produção de sentido não se realiza fora da escola, ela deve ser buscada no dia a dia da sala de aula. Quem produz sentido são os alunos e a professora que vive a experiência de ensinar e aprender e, portanto, de troca de experiências e saberes.This dissertation aims to discuss why to study sociology in Integrated High School in the midst of a scenario of intense changes in a liquid society that has a direct impact on education. And also contribute to the analysis of the debate on the purpose and meaning of the discipline of sociology at the IFPB, Campina Grande Campus. The theoretical support underlying this research is based on concepts that are related to certain authors, such as Mills (1965), Bauman (2015), Freire (2019), Leite (2014), Oliveira (2015), Pellizzer (2016) Gomes (2017), which offer an important line of reasoning for understanding education, sociology and the curriculum in a broader context, offering significant conceptual clues to answer the hypotheses of this investigation. This is a participatory, dialogic and collaborative research, in the sense of building knowledge through a process in which the teacher and student leaned to reflect on the experiences they both had for three years in the sociology classroom of the IFPB – Campina Grande Campus. The research was planned in a context of normality, the investigation was carried out remotely due to the COVID-19 pandemic period, alternatively through Dialog Wheels, Letters and Google Forms Questionnaire. These learning tools were adapted in order to guarantee collaborative spaces for the construction of knowledge, producing reflections and systematization of the experiences of teaching and learning Sociology on the “classroom floor”. The Students got involved in the collective debate, building reflections between their lives and sociological learning. The exchange spaces made it possible to increase the understanding and explanation of facts beyond everyday relationships. The spaces for debates and exchanges made it possible to increase the understanding and explanation of facts beyond everyday relationships. In this way, the dialogue tools stimulated the search for a new basis through reading activities and debates and, therefore, encouraged young people to learn more and to know more. The dialogues around the purpose and meaning of Sociology were important to record and systematize the successful experience of dialogue as a teaching method and the consequent deepening of experiences that were reconstituted and complemented by consensual issues and highlights that generated other questions and addenda that were being elaborated in a distinctive and interested way. The dialogue rounds and the production of letters indicated that young people have a lot to say about Sociology and about High School, their relationships and perceptions based on experiences lived on the classroom floor and built from horizontalized relationships , non-hierarchical of the act of teaching and learning among the participants in the process. The research fully confirmed its working hypothesis: what meaning does sociology have for IFPB students? This working hypothesis implies that the production of meaning does not take place outside the school, it must be pursued in the everyday life of the classroom. The ones who produce meaning are the students and the teacher who live the experience of teaching and learning and, therefore, of exchanging experiences and knowledge.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHMESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - CAMPINA GRANDEUFCGLIMA, Severino José de.http://lattes.cnpq.br/6473536082145901PAULO, Maria de Assunçao Lima de.http://lattes.cnpq.br/8362829612160567OLIVEIRA, Amurabi Pereira de.http://lattes.cnpq.br/8355859619672329ALMEIDA, Ana Paula de Souza.2021-11-292022-02-15T19:03:19Z2022-02-152022-02-15T19:03:19Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23565ALMEIDA, Ana Paula de Souza. Ensino da sociologia e a arte do diálogo como método. 248 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia em Rede Nacional ) – PROFSOCIO, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-12T19:11:04Zoai:localhost:riufcg/23565Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-12T19:11:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino da sociologia e a arte do diálogo como método.
title Ensino da sociologia e a arte do diálogo como método.
spellingShingle Ensino da sociologia e a arte do diálogo como método.
ALMEIDA, Ana Paula de Souza.
Sociologia
Diálogo
Sentido
Ensino Médio Integrado
Sociology
Dialogue
Meaning
Integrated High School
Sociologia
title_short Ensino da sociologia e a arte do diálogo como método.
title_full Ensino da sociologia e a arte do diálogo como método.
title_fullStr Ensino da sociologia e a arte do diálogo como método.
title_full_unstemmed Ensino da sociologia e a arte do diálogo como método.
title_sort Ensino da sociologia e a arte do diálogo como método.
author ALMEIDA, Ana Paula de Souza.
author_facet ALMEIDA, Ana Paula de Souza.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LIMA, Severino José de.
http://lattes.cnpq.br/6473536082145901
PAULO, Maria de Assunçao Lima de.
http://lattes.cnpq.br/8362829612160567
OLIVEIRA, Amurabi Pereira de.
http://lattes.cnpq.br/8355859619672329
dc.contributor.author.fl_str_mv ALMEIDA, Ana Paula de Souza.
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia
Diálogo
Sentido
Ensino Médio Integrado
Sociology
Dialogue
Meaning
Integrated High School
Sociologia
topic Sociologia
Diálogo
Sentido
Ensino Médio Integrado
Sociology
Dialogue
Meaning
Integrated High School
Sociologia
description A presente dissertação tem como objetivo dialogar sobre o porquê estudar a Sociologia no Ensino Médio Integrado (EMI) em meio a um cenário de intensas mudanças de uma sociedade líquida que tem reflexos diretos na educação. E ainda contribuir na análise do debate sobre a finalidade e o sentido da disciplina de Sociologia no IFPB, Campus de Campina Grande. O aporte teórico que fundamenta esta pesquisa está alicerçado em conceitos que estão relacionados a determinados autores, como Mills (1965), Bauman (2015), Freire (2019), Leite (2014), Oliveira (2015), Pellizzer (2016) Gomes (2017), que oferecem uma importante linha de raciocínio para compreender a educação, a Sociologia e o currículo num contexto ampliado, oferecendo pistas conceituais significativas para responder as hipóteses dessa investigação. Trata-se de uma pesquisa do tipo participante, dialógica e colaborativa, no sentido da construção de conhecimento através de um processo em que professora e educando/as se debruçaram para refletir sobre as experiências que ambos vivenciaram durante três anos na sala de aula de Sociologia do IFPB – Campus de Campina Grande. A pesquisa foi planejada num contexto de normalidade, a investigação todavia efetivou-se de forma remota em virtude do período de pandemia do COVID-19 de forma alternativa através de Rodas de Diálogo, Cartas e Questionário do Google Forms. Essas ferramentas de aprendizagens foram adaptadas no sentido de garantir espaços colaborativos de construção de conhecimento, produzindo reflexões e sistematizações das experiências de ensinar e aprender Sociologia no “chão da sala de aula”. Os alunos envolveram-se no debate coletivo, construindo reflexões entre suas vidas e as aprendizagens sociológicas. Os espaços de trocas possibilitaram elevação da compreensão e explicação de fatos para além das relações cotidianas. Os espaços de debates e trocas possibilitaram elevação da compreensão e explicação de fatos para além das relações cotidianas, Dessa forma, as ferramentas de diálogo estimularam a busca de novo embasamento através de atividades de leitura e debates e, portanto, aguçaram os jovens a saber mais e a conhecer mais. Os diálogos em torno da finalidade e sentido da Sociologia foram importantes para registrar e sistematizar a experiência bem sucedida do diálogo como método de ensino e consequente aprofundamento das vivências que eram reconstituídas e complementadas por questões consensuais e destaques que eram geradores de outras perguntas e adendos que iam sendo elaborados de forma distintiva e interessada. A realização das rodas de diálogo e a produção de cartas indicou que os jovens têm muito a dizer sobre a Sociologia e sobre o Ensino Médio, suas relações e percepções a partir das experiências vividas no chão da sala de aula e construídas a partir de relações horizontalizadas, não hierárquicas do ato de ensinar e aprender entre os partícipes do processo. A pesquisa confirmou plenamente a sua hipótese de trabalho: que sentido tem a Sociologia para os estudantes do IFPB? Essa hipótese de trabalho implica em dizer que a produção de sentido não se realiza fora da escola, ela deve ser buscada no dia a dia da sala de aula. Quem produz sentido são os alunos e a professora que vive a experiência de ensinar e aprender e, portanto, de troca de experiências e saberes.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-29
2022-02-15T19:03:19Z
2022-02-15
2022-02-15T19:03:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23565
ALMEIDA, Ana Paula de Souza. Ensino da sociologia e a arte do diálogo como método. 248 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia em Rede Nacional ) – PROFSOCIO, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23565
identifier_str_mv ALMEIDA, Ana Paula de Souza. Ensino da sociologia e a arte do diálogo como método. 248 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia em Rede Nacional ) – PROFSOCIO, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - CAMPINA GRANDE
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - CAMPINA GRANDE
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744526199226368