Um olhar sobre a dimensão educativa do cordel na geografia escolar: rimas que encantam, versos que ensinam.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10216 |
Resumo: | Este estudo objetiva propor a utilização da literatura de cordel como instrumento didático-metodológico no ensino de Geografia. O cordel é uma literatura da poesia popular narrativa, rimada, impressa em livretos que difundem informações sobre diversos temas. Temas de cunho social e ambiental podem ser utilizados para a discussão e compreensão das categorias da Geografia, contribuindo para o processo de ensino e aprendizagem nesta disciplina. No decorrer da pesquisa, evidenciamos a possibilidade do estabelecimento de canais para a construção de novos saberes, através da interface entre o conhecimento escolar e o saber popular das narrativas. O objeto de estudo deste trabalho contempla quatro cordéis que tratam da temática ambiental analisando a sua importância na dimensão educativa, com outras produções científicas. Os temas apresentados nos cordéis foram contextualizados com os conteúdos escolares, referentes às questões ambientais. Correlacionando os textos dos cordéis aos conteúdos escolares foi possível apresentar e indicar propostas didáticas ao ensino de Geografia. A partir dos folhetos analisados, podemos evidenciar a dimensão interdisciplinar da poesia popular, sua potencialidade e viabilidade de uso em sala de aula, ao complementar e enriquecer as discussões dos conteúdos dos livros didáticos. |
id |
UFCG_05c8220df2b388f5c1b4f10ae7641930 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/10216 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Um olhar sobre a dimensão educativa do cordel na geografia escolar: rimas que encantam, versos que ensinam.A look at the educational dimension of the cord in school geography: rhymes that enchant, verses that teach.Geografia e literatura de cordelEnsino de geografiaMeio ambiente e literatura de cordelCordel Geography & LiteratureGeography TeachingCordel literature and environmentGeografia.Este estudo objetiva propor a utilização da literatura de cordel como instrumento didático-metodológico no ensino de Geografia. O cordel é uma literatura da poesia popular narrativa, rimada, impressa em livretos que difundem informações sobre diversos temas. Temas de cunho social e ambiental podem ser utilizados para a discussão e compreensão das categorias da Geografia, contribuindo para o processo de ensino e aprendizagem nesta disciplina. No decorrer da pesquisa, evidenciamos a possibilidade do estabelecimento de canais para a construção de novos saberes, através da interface entre o conhecimento escolar e o saber popular das narrativas. O objeto de estudo deste trabalho contempla quatro cordéis que tratam da temática ambiental analisando a sua importância na dimensão educativa, com outras produções científicas. Os temas apresentados nos cordéis foram contextualizados com os conteúdos escolares, referentes às questões ambientais. Correlacionando os textos dos cordéis aos conteúdos escolares foi possível apresentar e indicar propostas didáticas ao ensino de Geografia. A partir dos folhetos analisados, podemos evidenciar a dimensão interdisciplinar da poesia popular, sua potencialidade e viabilidade de uso em sala de aula, ao complementar e enriquecer as discussões dos conteúdos dos livros didáticos.This work aims to propose the use of Cordel literature as a didactic-methodological tool for teaching geography. Cordel is a popular narrative and rimed poetry, about diverse themes, printed in booklets. Themes about social and environmental issues might be used for the discussion and understanding of the Geography categories, contributing to the classes of this discipline. During this study, we evidenced the possibility to create links between the school and popular knowledge in the construction of new knowledge. The object of this study was four Cordel booklets which address environmental issues, analyzed together with other scientific productions. Correlating the Cordel booklets with the environment school subjects, we pointed out didactic proposals for using this material. Our analysis highlight the potential and viability use of the popular poetry from Cordel booklets to complement and enrich the scholar textbooks and as a tool for interdisciplinary classrooms.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSILVA, Josué Pereira da.SILVA, J. P.http://lattes.cnpq.br/3157220705775685DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.BRAGA , Elinaldo Menezes.SILVA, Gizelia Ferreira da.2015-04-152019-12-16T15:37:05Z2019-12-16T15:37:05Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10216SILVA, Gizelia Ferreira da. Um olhar sobre a dimensão educativa do cordel na geografia escolar: rimas que encantam, versos que ensinam. 2015. 105f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-09-23T13:51:17Zoai:localhost:riufcg/10216Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-09-23T13:51:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um olhar sobre a dimensão educativa do cordel na geografia escolar: rimas que encantam, versos que ensinam. A look at the educational dimension of the cord in school geography: rhymes that enchant, verses that teach. |
title |
Um olhar sobre a dimensão educativa do cordel na geografia escolar: rimas que encantam, versos que ensinam. |
spellingShingle |
Um olhar sobre a dimensão educativa do cordel na geografia escolar: rimas que encantam, versos que ensinam. SILVA, Gizelia Ferreira da. Geografia e literatura de cordel Ensino de geografia Meio ambiente e literatura de cordel Cordel Geography & Literature Geography Teaching Cordel literature and environment Geografia. |
title_short |
Um olhar sobre a dimensão educativa do cordel na geografia escolar: rimas que encantam, versos que ensinam. |
title_full |
Um olhar sobre a dimensão educativa do cordel na geografia escolar: rimas que encantam, versos que ensinam. |
title_fullStr |
Um olhar sobre a dimensão educativa do cordel na geografia escolar: rimas que encantam, versos que ensinam. |
title_full_unstemmed |
Um olhar sobre a dimensão educativa do cordel na geografia escolar: rimas que encantam, versos que ensinam. |
title_sort |
Um olhar sobre a dimensão educativa do cordel na geografia escolar: rimas que encantam, versos que ensinam. |
author |
SILVA, Gizelia Ferreira da. |
author_facet |
SILVA, Gizelia Ferreira da. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SILVA, Josué Pereira da. SILVA, J. P. http://lattes.cnpq.br/3157220705775685 DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega. BRAGA , Elinaldo Menezes. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Gizelia Ferreira da. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia e literatura de cordel Ensino de geografia Meio ambiente e literatura de cordel Cordel Geography & Literature Geography Teaching Cordel literature and environment Geografia. |
topic |
Geografia e literatura de cordel Ensino de geografia Meio ambiente e literatura de cordel Cordel Geography & Literature Geography Teaching Cordel literature and environment Geografia. |
description |
Este estudo objetiva propor a utilização da literatura de cordel como instrumento didático-metodológico no ensino de Geografia. O cordel é uma literatura da poesia popular narrativa, rimada, impressa em livretos que difundem informações sobre diversos temas. Temas de cunho social e ambiental podem ser utilizados para a discussão e compreensão das categorias da Geografia, contribuindo para o processo de ensino e aprendizagem nesta disciplina. No decorrer da pesquisa, evidenciamos a possibilidade do estabelecimento de canais para a construção de novos saberes, através da interface entre o conhecimento escolar e o saber popular das narrativas. O objeto de estudo deste trabalho contempla quatro cordéis que tratam da temática ambiental analisando a sua importância na dimensão educativa, com outras produções científicas. Os temas apresentados nos cordéis foram contextualizados com os conteúdos escolares, referentes às questões ambientais. Correlacionando os textos dos cordéis aos conteúdos escolares foi possível apresentar e indicar propostas didáticas ao ensino de Geografia. A partir dos folhetos analisados, podemos evidenciar a dimensão interdisciplinar da poesia popular, sua potencialidade e viabilidade de uso em sala de aula, ao complementar e enriquecer as discussões dos conteúdos dos livros didáticos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-04-15 2019-12-16T15:37:05Z 2019-12-16T15:37:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10216 SILVA, Gizelia Ferreira da. Um olhar sobre a dimensão educativa do cordel na geografia escolar: rimas que encantam, versos que ensinam. 2015. 105f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10216 |
identifier_str_mv |
SILVA, Gizelia Ferreira da. Um olhar sobre a dimensão educativa do cordel na geografia escolar: rimas que encantam, versos que ensinam. 2015. 105f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1823892189274439680 |