A força argumentativa das conjunções coordenativas em tiras da Mafalda: uma proposta de análise linguística voltada para a produção textual no ensino de língua materna.
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19001 |
Resumo: | A diversidade de gêneros textuais oferece uma oportunidade valiosa para a percepção da argumentatividade que é orientada nos discursos a partir de determinadas escolhas linguísticas realizadas pelos interlocutores. Dentre esses, o gênero tira, que é integrante do hipergênero. História em quadrinhos, ao se utilizar da linguagem verbal, essa é permeada de argumentação, pois o seu objetivo comunicativo pretende ser alcançado em um texto relativamente sucinto. Nesse viés, esta pesquisa tem como objetivo maior analisar de que forma a força argumentativa é construída pelo uso das conjunções coordenativas em tiras da Mafalda, a fim de elaborar uma intervenção didática com esta temática. O referencial teórico que fundamenta as discussões sobre a argumentação é a Teoria da Argumentação na Língua de Ducrot e colaboradores (1987, 1988), Barbosa (2015) e Koch (2006). Acerca das concepções de língua e linguagem, tem como principais referências Saussure (2006), Bakhtin (2006) e Koch (2006). As definições de gramática foram apontadas com base em Franchi (2006), Travaglia (2009) e Possenti (1996). A discussão a respeito dos gêneros textuais fundamenta-se nos estudos de Marcuschi (2008), Bakhtin (1997, 2006) e Antunes (2009). E no que se refere ao gênero textual tira, buscamos sustentação teórica nos postulados de Ramos (2017). Trata-se de um estudo investigativo, de caráter descritivo e interpretativista, pois adota princípios analíticos acerca de elementos linguísticos, tendo como foco a estrutura linguística verbal e sua organização textual que imprimem a subjetividade expressa através dos sentidos pretendidos, mais especificamente, da orientação argumentativa. Esta pesquisa tem como resultado um guia pedagógico direcionado aos professores de Língua Portuguesa o qual abordou a composição do gênero tira, os sentidos orientados pelas conjunções coordenativas, em específico, a força argumentativa que essa categoria gramatical confere aos enunciados e, ainda, a série de tiras da personagem Mafalda. O desenvolvimento desta pesquisa torna- se relevante, uma vez que pode contribuir para a melhoria do processo de ensino aprendizagem nas aulas de Língua Portuguesa, as quais devem propor um estudo de análise linguística que contribua para a ampliação de saberes cada vez mais significativos para os alunos. |
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A força argumentativa das conjunções coordenativas em tiras da Mafalda: uma proposta de análise linguística voltada para a produção textual no ensino de língua materna.The argumentative force of coordinating conjunctions in Mafalda strips: a linguistic analysis proposal focused on textual production in mother tongue teaching.Língua materna- ensino.Gramática.Conjunções coordenativas.Gênero textual-tiraArgumentação.Mother tongue teaching.Grammar.Coordinating conjunctions.Textual genre-stripArgumentation.Letras.A diversidade de gêneros textuais oferece uma oportunidade valiosa para a percepção da argumentatividade que é orientada nos discursos a partir de determinadas escolhas linguísticas realizadas pelos interlocutores. Dentre esses, o gênero tira, que é integrante do hipergênero. História em quadrinhos, ao se utilizar da linguagem verbal, essa é permeada de argumentação, pois o seu objetivo comunicativo pretende ser alcançado em um texto relativamente sucinto. Nesse viés, esta pesquisa tem como objetivo maior analisar de que forma a força argumentativa é construída pelo uso das conjunções coordenativas em tiras da Mafalda, a fim de elaborar uma intervenção didática com esta temática. O referencial teórico que fundamenta as discussões sobre a argumentação é a Teoria da Argumentação na Língua de Ducrot e colaboradores (1987, 1988), Barbosa (2015) e Koch (2006). Acerca das concepções de língua e linguagem, tem como principais referências Saussure (2006), Bakhtin (2006) e Koch (2006). As definições de gramática foram apontadas com base em Franchi (2006), Travaglia (2009) e Possenti (1996). A discussão a respeito dos gêneros textuais fundamenta-se nos estudos de Marcuschi (2008), Bakhtin (1997, 2006) e Antunes (2009). E no que se refere ao gênero textual tira, buscamos sustentação teórica nos postulados de Ramos (2017). Trata-se de um estudo investigativo, de caráter descritivo e interpretativista, pois adota princípios analíticos acerca de elementos linguísticos, tendo como foco a estrutura linguística verbal e sua organização textual que imprimem a subjetividade expressa através dos sentidos pretendidos, mais especificamente, da orientação argumentativa. Esta pesquisa tem como resultado um guia pedagógico direcionado aos professores de Língua Portuguesa o qual abordou a composição do gênero tira, os sentidos orientados pelas conjunções coordenativas, em específico, a força argumentativa que essa categoria gramatical confere aos enunciados e, ainda, a série de tiras da personagem Mafalda. O desenvolvimento desta pesquisa torna- se relevante, uma vez que pode contribuir para a melhoria do processo de ensino aprendizagem nas aulas de Língua Portuguesa, as quais devem propor um estudo de análise linguística que contribua para a ampliação de saberes cada vez mais significativos para os alunos.The diversity of textual genres offers a valuable opportunity for the perception of argumentativeness that is guided in the speeches based on certain linguistic choices made by the interlocutors. Among these, the genre comic strip, which is part of the hypergender Comicbook story, when using verbal language, it is permeated with argumentation, since its communicative objective intends to be achieved in a relatively succinct text. In this bias, this research has as main objective to analyze how the argumentative force is built by the use of coordinating conjunctions in Mafalda's comic strips, in order to elaborate a didactic intervention with this theme. The theoretical framework that underlies discussions about argumentation is the Theory of Argumentation in the Language of Ducrot et al. (1987, 1988), Barbosa (2015) and Koch (2006). About the conceptions of language and languages, its main references are Saussure (2006), Bakhtin (2006) and Koch (2006). Grammar definitions were pointed out based on Franchi (2006), Travaglia (2009) and Possenti (1996). The discussion about textual genres is based on the studies of Marcuschi (2008), Bakhtin (1997, 2006) and Antunes (2009). And with regard to the textual genre comic strip, we seek theoretical support in the postulates of Ramos (2017). This is an investigative study, of a descriptive and interpretative character, as it adopts analytical principles about linguistic elements, focusing on the verbal linguistic structure and its textual organization that imprint the subjectivity expressed through the intended meanings, more specifically, of the argumentative orientation . The result of this research is a pedagogical guide for Portuguese language teachers which addressed the composition of the comic strip genre, the senses guided by coordinating conjunctions, in particular, the argumentative force that this grammatical category gives to the statements and, also, the series of comic strips of the character Mafalda. The development of this research becomes relevant, since it can contribute to the improvement of the teaching learning process in Portuguese language classes, which should propose a study of linguistic analysis that contributes to the expansion of knowledge that is increasingly significant for the students. Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)UFCGBARBOSA, Maria Vanice Lacerda de Melo.BARBOSA, M. V. L. 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